Questões sobre NR 35 - Trabalho em Altura

Lista completa de Questões sobre NR 35 - Trabalho em Altura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em 1º de maio de 1943, o Decreto-Lei nº 5.452 aprovou a Consolidação das Leis do Trabalho, sendo o capítulo V relativo à segurança e medicina do trabalho (alterado pela Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977). Mas a Portaria nº 3.214 do Ministério do Trabalho e Emprego só entrou em vigor em junho 1978, aprovando 28 normas regulamentadoras (NR) relativas à Segurança e Medicina do Trabalho, com o objetivo de padronizar, fiscalizar e fornecer orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e à medicina do trabalho, que atualmente são 36.

Quanto às normas regulamentadoras para trabalhos em altura e em ambientes confinados, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. A NR 35 tem como objetivo estabelecer os procedimentos necessários para a realização de trabalhos em altura, visando garantir segurança e integridade física dos colaboradores e empresas de terceiros (contratadas) que realizam esse tipo de trabalho e a proteção dos que transitam nas áreas próximas.
  • B. É considerado trabalho em altura toda atividade executada acima de 3 metros do piso de referência, sendo obrigatório o uso de luvas, bota de segurança, cinto de paraquedista, calça, óculos e capacete.
  • C. É considerado trabalho em altura toda atividade executada acima de 3 metros do piso de referência, sendo obrigatório o uso de luvas, bota de segurança, cinto de paraquedista, calça, óculos e capacete.
  • D. Espaços confinados são qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou equipamento de oxigênio. São exemplos de espaços confinados em sistemas de abastecimento de água e esgoto: galerias, tubulações, reatores, silos, tanques de armazenamento, poços de visitas e reservatórios de distribuição.
  • E. Os equipamentos para espaços confinados são: luvas de raspa, calçados de segurança, trava de segurança, capacete com jugular, respiradores e cinto de segurança tipo paraquedista. Também são obrigatórios os equipamentos de sondagem inicial e monitoração contínua da atmosfera, equipamento de ventilação mecânica para obter condições de entrada aceitáveis, por meio de insuflamento e/ou exaustão de ar e equipamentos de comunicação (todos os equipamentos deverão ser calibrados e testados antes do uso, aprovado por órgãos credenciados da INMETRO).

Com relação a trabalho em altura na NR 35, assinale a alternativa correta:

  • A. O cinto de segurança deve ser do tipo abdominal e dotado de dispositivo para conexão em sistema de ancoragem
  • B. A ancoragem do trabalhador deve ser feita no próprio andaime ou escada
  • C. O trabalhador deve permanecer conectado ao sistema de ancoragem durante todo o período de exposição ao risco de queda
  • D. O talabarte e o dispositivo trava-quedas devem estar fixados abaixo do nível da cintura do trabalhador
  • E. É obrigatório o uso de absorvedor de energia quando o fator de queda for maior que 2

Para os profissionais de acesso por corda Nível 1 – N1, Nível 2 - N2 e Nível 3 – N3, no que diz respeito aos treinamentos inicial e periódico previstos nos subitens 35.3.1 e 35.3.3 da NR-35 é correto afirmar que:

Assinale a alternativa correta.

  • A. Profissionais certificados para o Acesso por Corda não precisam se submeter ao treinamento de capacitação para trabalho em altura contemplado na NR-35
  • B. Profissionais certificados para o Acesso por Corda Nível 1 – N1 precisam se submeter aos treinamentos de capacitação para trabalho em altura contemplados na NR-35
  • C. Profissionais certificados para o Acesso por Corda Nível 1 – N1 e Nível 2 – N2 precisam se submeter aos treinamentos de capacitação para trabalho em altura contemplados na NR-35
  • D. Todos os profissionais certificados para o Acesso por Corda precisam se submeter aos treinamentos de capacitação para trabalho em altura contemplados na NR-35
  • E. Profissionais certificados para o Acesso por Corda Nível 1 – N1 precisam se submeter apenas ao treinamento de capacitação inicial para trabalho em altura contemplado na NR-35

De acordo com a NR 35, os profissionais de acesso por corda devem possuir qualificação e certificação válida, sendo correto afirmar que o Profissional Nível 2 - N2 deve ter:

Assinale a alternativa correta.

  • A. Deve ter ao menos 18 meses de qualificação profissional N1, 1500 horas de experiência e ensino médio completo. Se tiver apenas o ensino fundamental será exigido ao menos 36 meses de experiência
  • B. Deve ter ao menos 6 meses de qualificação profissional N1, 500 horas de experiência e ensino médio completo. Se tiver apenas o ensino fundamental será exigido ao menos 12 meses de experiência
  • C. Deve ter ao menos 12 meses de qualificação profissional N1, 1000 horas de experiência e ensino médio completo. Se tiver apenas o ensino fundamental será exigido ao menos 24 meses de experiência
  • D. Deve ter ao menos 24 meses de qualificação profissional N1, 2000 horas de experiência e ensino médio completo. Se tiver apenas o ensino fundamental, será exigido ao menos 12 meses de experiência
  • E. Deve ter ao menos 10 meses de qualificação profissional N1, 1200 horas de experiência e ensino médio completo. Se tiver apenas o ensino fundamental, será exigido ao menos 36 meses de experiência

O empregador deve promover programa de capacitação para trabalho em altura. O treinamento deve ser teórico e prático, com carga horária mínima de oito horas, cujo conteúdo programático deve conter, no mínimo,

  • A. normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura; análise de risco e condições impeditivas; equipamentos de proteção individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso; acidentes típicos em trabalhos em altura; condutas em situações de emergência, incluindo-se noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.
  • B. riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle; equipamentos de proteção individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso; condutas em situações de emergência, incluindo-se noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.
  • C. normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura; análise de risco e condições impeditivas; riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle; equipamentos de proteção individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso; acidentes típicos em trabalhos em altura; condutas em situações de emergência, incluindo-se noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.
  • D. normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura; análise de risco e condições impeditivas; riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle; equipamentos de proteção individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso; acidentes típicos em trabalhos em altura.

De acordo com a NR-35 − Trabalho em Altura, considere:

I. Cabe ao trabalhador desenvolver procedimento operacional para as atividades rotineiras de trabalho em altura.

II. Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de dois metros do nível inferior, onde haja risco de queda.

III. Cabe ao empregador zelar pela sua segurança e saúde, e a dos trabalhadores que possam ser afetados por suas ações ou omissões no trabalho.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I.
  • C. II.
  • D. III.
  • E. I e III.

Um trabalhador realiza um reparo em um equipamento situado a 6,0 m do solo. Foi montado para essa finalidade um andaime metálico padronizado, e o trabalhador está utilizando, além dos EPI’s obrigatórios, um cinto de segurança do tipo paraquedista com talabarte e dispositivo trava quedas, dotado de dispositivo para conexão em sistema de ancoragem. Considerando que o comprimento da corda ligada ao cinto de segurança é de 5,0 m haverá então necessidade, segundo a NR-35, de utilizar

  • A. absorvedor de energia.
  • B. sapatos de segurança.
  • C. protetores auriculares.
  • D. máscara de proteção.
  • E. óculos de segurança.

Segundo a NR-35 − que dispõe sobre o Trabalho em Altura, é uma responsabilidade do trabalhador

  • A. garantir à empresa que o emprega informações atualizadas sobre os riscos e as medidas de controle desnecessárias para esse tipo de trabalho.
  • B. assegurar a organização e o arquivamento da documentação prevista nesta Norma.
  • C. interromper suas atividades exercendo o direito de recusa, sempre que forem constatadas evidências de riscos graves e iminentes para sua segurança e saúde ou a de outras pessoas, comunicando imediatamente o fato a seu superior hierárquico.
  • D. assegurar que todo trabalho em altura seja realizado sob supervisão, cuja forma será definida pela análise de riscos de acordo com as peculiaridades da atividade.
  • E. determinar se deve ou não adotar os preceitos da NR-35 em função de sua familiaridade com o trabalho que deverá ser executado e da sua habilidade em realizar trabalhos em altura.

Considere as afirmativas abaixo sobre a NR-35 – Trabalho em Altura.

I. Cabe ao trabalhador desenvolver procedimento operacional para as atividades rotineiras de trabalho em altura e garantir que qualquer trabalho em altura só se inicie depois de adotadas as medidas de proteção.

II. Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 3,00 m do nível superior, do primeiro pavimento.

III. A NR-35 se complementa com as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão dessas, com as normas internacionais aplicáveis.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II e III.
  • B. I e II.
  • C. II.
  • D. III.
  • E. I e III.

De acordo com a NR 35, para realizar trabalho em altura, o funcionário deve ser treinado em um programa específico com carga mínima de 8 horas. As opções a seguir apresentam conteúdos a serem desenvolvidos nesse curso, à exceção de uma.

Assinale-a.

  • A. Análise de risco e condições impeditivas.
  • B. Acidentes atípicos em trabalhos em altura.
  • C. Sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva.
  • D. Riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle.
  • E. Condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...