Questões de Serviço Social da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

Lista completa de Questões de Serviço Social da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que tange aos direitos dos idosos na gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semiurbanos, assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    Para ter acesso à gratuidade, basta que o idoso apresente qualquer documento pessoal que faça prova de sua idade superior a 60 anos de idade.

  • B.

    Nestes veículos de transporte coletivo públicos urbanos e semiurbanos deverão ser reservados 1% (um por cento) dos assentos para os idosos, devidamente identificados com a placa de reservado preferencialmente para idosos.

  • C.

    Esse direito é assegurado aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos de idade, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares.

  • D.

    Na faixa etária entre 50 (cinquenta) e 65 (sessenta e cinco) anos, ficará a critério da empresa dispor sobre as condições para exercício da gratuidade nos meios de transporte.

Os núcleos familiares, historicamente foram marcados por grandes transformações e deste modo, cada sociedade possui sua história e sua cultura o que ocasionou a existência de diversas formas de ser família. A noção contemporânea de família na nossa sociedade atual tem o seu significado de família bem mais amplo, do que àquele juridicamente denominado de família legítima, que incorporou as leis brasileiras anteriores à constituição Federal de 1988. Deste modo, pode-se afirmar que a noção contemporânea de família na nossa sociedade atual deve ser entendida como:

  • A.

    Comunidade formada por um homem e uma mulher, unidos por laço matrimonial e pelos filhos nascidos dessa união.

  • B.

    Grupo formado e condicionada pela ideia de casamento, de modo que só se é família o grupo social de sangue com origem no matrimônio válido.

  • C.

    Grupo formado por indivíduos que são ou se consideram consanguíneos uns dos outros, ou por um descendente ancestral comum e estranho admitidos por adoção.

  • D.

    Família nuclear, tradicional, heterossexual, monogâmica e patriarcal.

Sobre o Tema Políticas Sociais no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:

I - Na sociedade brasileira as políticas sociais nascem no contexto da implantação do processo de industrialização nos moldes do Estado populista e positivista, atreladas a projetos de expansão econômica.

II - A Constituição de 1937, a primeira constituição do país a possuir um capítulo referente a ordem econômica e social, foi também a pioneira na definição de responsabilidades sociais do Estado, registrando essas novas iniciativas governamentais no campo das políticas sociais.

III - A estruturação das políticas sociais no Brasil foram respostas e formas de enfrentamento da sociedade civil organizada e da igreja Católica, em geral, setorializadas e fragmentadas à organização da classe trabalhadora, a qual, ao reivindicar melhores condições de vida entra em conflito com os ideais da classe dominante.

IV - Nos primeiros 30 anos do século XX, devido à ausência de políticas sociais estatais, o período foi marcado pela proliferação de organizações corporativas e de auxílio mutuo, fazendo os serviços criados dependerem quase que exclusivamente de gestões de cunho privado e filantrópico.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

  • B.

    Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

  • C.

    Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

  • D.

    Todas as afirmativas estão corretas.

Julgue as alternativas abaixo em relação aos espaços sociocupacionais do assistente social:

I - Nos diferentes espaços sociocupacionais do assistente social apresentam-se elementos simultaneamente reprodutores superadores da ordem capitalista. Nestes, vive-se a tensão entre a defesa dos direitos sociais universais e a mercantilização e refilantropização do atendimento as necessidades sociais.

II - Os espaços sociocupacionais do assistente social retratam os processos sociais em curso, onde se apresenta regressivos resultados no âmbito da conquista e usufruto de direitos para os trabalhadores, quanto às “novas relações” e condições de trabalho prevalente na sociedade brasileira em tempos de profunda alteração na base técnica da produção.

III - Nos diferentes espaços sociocupacionais do assistente social é de suma importância impulsionar pesquisas e projetos que favoreçam o conhecimento do modo de vida e trabalho dos segmentos populacionais atendidos. O conhecimento criterioso dos processos sociais e de vivência dos sujeitos atendidos pode alimentar ações inovadoras capazes de propiciar o atendimento as efetivas necessidades sociais.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

  • B.

    Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

  • C.

    Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

  • D.

    Todas as afirmativas estão corretas.

Sobre o Projeto ético-político do Serviço Social assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    O Projeto ético-político do Serviço Social vincula-se a um projeto societário que propõe a construção de uma nova ordem social sem exploração/dominação de classe, gênero e etnia.

  • B.

    O Projeto ético-político do Serviço Social afirma a defesa intransigente dos direitos humanos e o repúdio do arbítrio e de preconceitos, contemplando positivamente o pluralismo, tanto na sociedade quanto no exercício profissional.

  • C.

    O Projeto ético-político do Serviço Social tem a sua dimensão política claramente anunciada. Posiciona-se a favor da equidade e da justiça social, na perspectiva da universalização, ampliação e consolidação da cidadania.

  • D.

    O Projeto ético-político do Serviço Social tem em seu núcleo o reconhecimento da individualidade como valor central, daí seu compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais.

O atual projeto de formação profissional do assistente social remete, diretamente, a um conjunto de conhecimentos indissociáveis, que se traduzem em Núcleos de Fundamentação constitutivos da Formação Profissional. São eles:

I - Núcleo de fundamentos teórico-metodológicos da vida social.

II - Núcleo de fundamentos dos instrumentais do trabalho profissional.

III - Núcleo de fundamentos da particularidade da formação sócio histórica da sociedade brasileira.

IV - Núcleo de fundamentos do trabalho profissional.

 Assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

  • B.

    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

  • C.

    Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

  • D.

    Todas as afirmativas estão corretas.

Acerca dos direitos do assistente social em relação às Instituições Empregadoras, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais de trabalho do/a profissional, tanto no que se refere à avaliação da conduta profissional, como em relação às decisões quanto às políticas institucionais.

  • B.

    Ter livre acesso à população usuária.

  • C.

    Denunciar falhas nos regulamentos, normas e programas da instituição em que trabalha, quando os mesmos estiverem ferindo os princípios e diretrizes do Código de Ética, mobilizando, inclusive, o Conselho Regional, caso se faça necessário.

  • D.

    Ter acesso a informações institucionais que se relacionem aos programas e políticas sociais e sejam necessárias ao pleno exercício das atribuições profissionais.

O movimento de Reconceituação do Serviço Social representou um marco decisivo no desencadeamento do processo de revisão crítica do Serviço Social. Sobre esse movimento, é CORRETO afirmar:

  • A.

    O Movimento de Reconceituação fortaleceu o Serviço Social de pratica empirista, reiterativa, paliativa e burocratizada orientada pela ética liberal burguesa, claramente funcionalista.

  • B.

    O Movimento de Reconceituação emergiu a partir dos anos 1960, quando a profissão assume as inquietações daquele momento histórico - expansão do capitalismo mundial e desenvolvimento excludente e subordinado da América Latina e direciona seus questionamentos através de um amplo movimento de revisão teórico, metodológico, operativo e político.

  • C.

    O Movimento de Reconceituação foi um fenômeno tipicamente europeu.

  • D.

    O Movimento de Reconceituação distanciou o Serviço Social do pensamento das Ciências Sociais, deixando de lado o que antes era sua fundamentação: as vertentes psicológicas e a vinculação institucional com a Igreja.

A profissão de assistente social é regulamentada pela:

  • A.

    Lei nº. 8069 de 13 de julho de 1990.

  • B.

    Lei nº. 8662 de 07 de junho de 1993.

  • C.

    Resolução CFESS 273 de 13 de março de 1993.

  • D.

    Lei nº. 8742 de 07 de dezembro de 1993.

Consideram-se entidades e organizações de assistência social aquelas sem fins lucrativos que, isolada ou cumulativamente, prestam atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos pela Lei Orgânica de Assistência Social, bem como as que atuam na defesa e garantia de direitos. São entidades de assessoramento aquelas que:

  • A.

    De forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços, executam programas ou projetos e concedem benefícios de prestação social básica ou especial, dirigidos às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade ou risco social e pessoal.

  • B.

    De forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas e projetos voltados prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais e a construção de novos direitos dirigidos ao público da política de assistência social.

  • C.

    De forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas ou projetos voltados prioritariamente para o fortalecimento dos movimentos sociais e das organizações de usuários, formação e capacitação de lideranças, dirigidos ao público da política de assistência social.

  • D.

    De forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas e projetos voltados à promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais, articulação com órgãos públicos de defesa de direitos, dirigidos às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade ou risco social e pessoal.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...