Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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No processo de formação dos profissionais de Serviço Social, muito se tem discutido frente à relação entre os objetivos e as atividades a serem desenvolvidas pelos/as assistentes sociais, Um dos posicionamentos presentes nessa discussão é que os profissionais de Serviço Social devem se colocar de maneira crítica e conscientemente diante do complexo de objetivos que atravessam o cotidiano institucional e os espaços sócio-ocupacionais do/a assistente social. Nesse sentido, faz-se necessário compreender e apropriar-se desse complexo de objetivos, que se expressam no movimento real, presentes em diferentes instâncias e níveis, implícita ou explicitamente, sendo eles:

  • A. políticos, técnicos e gerais.
  • B. teóricos, pedagógicos e éticos.
  • C. aparentes, ocultos e aplicáveis.
  • D. gerais, específicos e medidos.
  • E. institucionais, profissionais e dos trabalhadores.

O Serviço Social, enquanto profissão, está vinculado/articulado a um projeto societário, na atualidade, a um projeto emancipador da sociedade. Os/as assistentes sociais podem e devem contribuir na construção das condições para a emancipação humana. Esta se dá

  • A. na e pela cotidianidade.
  • B. no e pelo trabalho associado.
  • C. na e pela socialização dos meios de produção.
  • D. no e pelo desenvolvimento social.
  • E. na e pela práxis.

Os assistentes sociais na saúde atuam em quatro grandes eixos:

1. atendimento direto aos usuários;

2. mobilização, participação e controle social;

3. investigação, planejamento e gestão;

4. assessoria, qualificação e formação profissional.

( ) Participar da ouvidoria da unidade.

( ) Participar de estudos relativos ao perfil epidemiológico e condições sanitárias no nível local, regional e estadual.

( ) Ações socioassistenciais, ações de articulação interdisciplinar e ações socioeducativas.

( ) Criar campos de estágio e supervisionar diretamente estagiários de Serviço Social e estabelecer articulação com as unidades acadêmicas.

Relacione, de cima para baixo, cada um desses eixos com as principais ações desenvolvidas pelos profissionais de Serviço Social.

  • A. 3, 4, 1, 2.
  • B. 4, 3, 2, 1.
  • C. 2, 3, 1, 4.
  • D. 2, 1, 4, 3.
  • E. 3, 4, 2, 1.

A gestão social na atualidade funda-se na concepção de um Estado social de direito e, portanto, comprometida com a cidadania de todos os membros de uma nação. Ela tem como matéria-prima

  • A. a elaboração e a utilização de ferramentas e instrumentos eficientes para desenvolvimento da mesma.
  • B. a construção e utilização de um conjunto de ferramentas e instrumentos para consolidar a efetiva execução de projetos sociais, na garantia de uma gestão exitosa.
  • C. o diagnóstico inicial elaborado para subsidiar o planejamento do projeto, os vários levantamentos de dados, mapeamentos, observações.
  • D. as ferramentas do planejamento estratégico que permitem identificar e avaliar os pontos fortes e fracos da organização responsável pelo projeto.
  • E. as políticas, programas, projetos, serviços, benefícios; podendo ser desenvolvida tanto pelo poder público, quanto pela sociedade civil.

Atualmente, nos diversos espaços sócio-ocupacionais do Assistente Social, muito se discute a questão da atuação em equipes multiprofissionais e da interdisciplinaridade do trabalho. Frente à questão da interdisciplinaridade, considere:

I. A interdisciplinaridade é uma nova atitude diante da questão do conhecimento, de abertura à compreensão de aspectos ocultos do ato de aprender e dos aparentemente expressos, colocando-os em questão.

II. A prática interdisciplinar pressupõe uma desconstrução, uma ruptura com o tradicional e com o cotidiano tarefeiro.

III. O trabalho interdisciplinar consiste no aprender um pouco de tudo, não no enfrentar o problema (explicativo, previsível, interpretativo) com toda a competência do especialista que domina o problema, suas dificuldades, as explicações e previsões dos outros competentes.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I e II.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I.
  • E. I e III.

As lacunas I, II, III, IV e V são preenchidas, correta e respectivamente, por

  • A. 1 − 1 − 2 − 2 − 3
  • B. 2 − 1 − 2 − 1 − 3
  • C. 3 − 1 − 3 − 1 − 2
  • D. 1 − 2 − 1 − 2 − 2
  • E. 2 − 2 − 1 − 1 − 2

Frente à compreensão da categoria de mediação no Serviço Social, considere:

I. O recurso à categoria de mediação no Serviço Social favoreceu uma apreensão mais próxima do movimento da totalidade social do objeto de intervenção profissional.

II. A categoria de mediação tem a função de conduto de “passagem” e “conversão” entre as várias instâncias da totalidade, sendo então, estruturante da universalidade.

III. O Assistente Social não é um mero mediador, mas um agente que trabalha com e nas mediações.

Está correto o que consta em

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. III, apenas.

Em referência ao processo de trabalho do Assistente Social em empresas, considere:

I. As demandas do Serviço Social nas empresas sofreram alterações, pois foram centradas não somente na prestação e administração de benefícios, mas também para os programas de formação e qualificação de mão de obra ou de qualidade total.

II. O Serviço Social, apreendido como atividade-meio na empresa, está cada vez mais próximo do processo de terceirização.

III. Nas empresas, o Serviço Social mantém o seu caráter educativo, voltado para mudanças de hábitos, atitudes e comportamento do trabalhador, objetivando sua conformação ao processo produtivo.

Está correto o que consta em

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, apenas.
  • E. I, II e III.

Os programas neoliberais que, desde os anos 1990, ocupam lugar prioritário nos discursos e agendas políticas dos governos constituem uma nova logística de proteção social. Esses programas

  • A. obrigam o beneficiário a trabalhar, ou a se submeter a treinamentos para tal, em troca de assistência.
  • B. são os de transferência de renda, que limitam o acesso aos direitos e diminuem à desigualdade social.
  • C. são os de convivência e fortalecimento de vínculos, que possibilitam a integração na sociedade.
  • D. promovem o welfare mix ou welfare pluralism, ou seja, o bem-estar pluralista ou pluralismo de bem-estar.
  • E. reforçam o viés socioeducativo e de cidadania, em troca da assistência.

A reestruturação capitalista, que a partir dos anos 1940, estabeleceu uma outra forma de organização sociopolítica, foi resultante de um pacto entre Estado, mercado e setores organizados da classe trabalhadora para enfrentar a crise que se estendia desde 1929. Esse pacto foi denominado de

  • A. fordismo.
  • B. toyotismo.
  • C. liberalismo.
  • D. keynesianismo.
  • E. neoliberalismo.
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