Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A descrição e interpretação de uma determinada situação vivida por um sujeito social, bem como das políticas de proteção que atendem à família/ao indivíduo são refletidas por meio da elaboração de estudo, relatório ou laudo social. Sendo assim, um estudo avaliativo é representado por

  • A. laudo social, apenas.
  • B. relatório social, apenas.
  • C. estudo social, apenas.
  • D. relatório e laudo social.
  • E. estudo e relatório social.

A ampliação dos programas e serviços sociais que envolvem a expansão do mercado de trabalho de muitos profissionais da área social, vem alterando internamente as profissões, suas atribuições, competências e respostas profissionais. Esse processo tem retirado das profissões sua natureza, matéria, saberes interventivos e habilidades, valores, conteúdos concretos da sua especialidade profissional, outorgando-lhes múltiplas incumbências, distantes inclusive da sua cultura profissional. Assim, é impressa às profissões uma lógica gerencialista e tecnocrática, que responde a uma padronização própria de

  • A. sincretismo teórico.
  • B. pragmatismo metodológico.
  • C. racionalidade formal-abstrata.
  • D. prática política.
  • E. conservadorismo ideopolítico.

No mundo do trabalho, a partir da reestruturação produtiva,

  • A. o trabalhador deixa de ser considerado como polivalente.
  • B. o trabalhador deixa de ser considerado como polivalente.
  • C. acentuam-se a flexibilização, precarização, fragmentação e terceirização das forças produtivas.
  • D. ocorre maior valorização do trabalho intelectual do que o material, dividindo quem pensa de quem executa.
  • E. observa-se alteração dos fundamentos da relação capital trabalho com a diminuição da exploração capitalista.

Na perspectiva positiva é por meio do método científico que se organiza a investigação de um determinado fenômeno social, pois utiliza-se uma abordagem tanto dos fenômenos da natureza, quanto dos fenômenos da sociedade. Para a constatação de um fenômeno particular à luz de teorias gerais é utilizado o método

  • A. Indutivo.
  • B. Dedutivo.
  • C. Hipotético.
  • D. Dialético.
  • E. Hipotético-dedutivo.

Os/as assistentes sociais brasileiros/as, independentemente do local de atuação ou política social em que atuam, das competências e atribuições a que recorram, afirmam, em sua maioria, que suas ações são pautadas pelo projeto ético-político do Serviço Social. Assim, ao nos apropriarmos do Código de Ética profissional, podemos apreender, além da sua dimensão normativa/legal, as dimensões conceitual, política e teleológica. Ora, remetendo-nos aos princípios fundamentais do Código, que reconhecem a liberdade como valor ético central, a essência desta determinação se pauta em exigências para atender sua efetiva materialidade, quais sejam:

  • A. o livre arbítrio, a equidade e o respeito à subjetividade dos indivíduos.
  • B. a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais.
  • C. a emancipação humana, a práxis e a justiça social.
  • D. a democracia, a solidariedade e o livre arbítrio.
  • E. o protagonismo social, a autonomia e a práxis política.

A cidadania, no contexto contemporâneo, configura-se como:

  • A. dependência única da vontade de seus sujeitos e avanço da formalização das leis que se reportam aos direitos sociais.
  • B. transformação da vida social, considerando as contradições sociais da sociedade moderna.
  • C. conquista da liberdade como forma de regime político que, no seu limite, transcende da democracia para o anarquismo.
  • D. modalidade de regime político que reconhece o direito de poucos, sobretudo daqueles que se inserem no mercado de trabalho.
  • E. aplicação dos valores liberais, não se constituindo como pauta do trabalho e de seu significado na vida social.

A concepção de família, atualmente, é entendida por uma multiplicidade de configurações tais como: de laços consanguíneos, de aliança, monoparentalidade, entre outros formatos. Em certos contextos familiares de vulnerabilidade social o apoio emocional, financeiro, e a divisão de responsabilidade de ações cotidianas são realizados pela(o):

  • A. programa de transferência de renda.
  • B. padrinho afetivo.
  • C. rede de proteção social.
  • D. organização social do território.
  • E. conselho tutelar.

Completa as lacunas I, II e III correta e respectivamente:

  • A. estrutura sincrética − imediatismo − prática interventiva
  • B. teoria positivista − conservadorismo − práxis burocrática
  • C. teoria marxista − imediatismo − teleologia emancipadora
  • D. burocracia gerencialista − conservadorismo − prática política
  • E. superficialidade analítica − possibilismo − prática interventiva

O Serviço Social, enquanto profissão inscrita na divisão sócio técnica do trabalho, sofreu modificações ao longo de sua história. Ao adotar a perspectiva crítica apoia-se

  • A. na vertente teórico-metodológica com inspiração marxista, no entanto, reconhece que a pluralidade sem hegemonia é o melhor caminho para o estabelecimento de um método de compreensão do campo profissional.
  • B. na perspectiva compreensiva que constrói um tipo ideal para análise e leitura da realidade com base numa vertente weberiana e supera totalmente os fundamentos judaico-cristãos.
  • C. no método fenomenológico, que permite ao serviço social compreender a totalidade da luta social a partir da reconstrução das partes e, com isso, reestabelecer um campo de intervenção a partir dos sujeitos concretos.
  • D. no método fenomenológico, que permite ao serviço social compreender a totalidade da luta social a partir da reconstrução das partes e, com isso, reestabelecer um campo de intervenção a partir dos sujeitos concretos.
  • E. na vertente teórico-metodológica com inspiração marxista e define seu compromisso com as demandas das classes subalternas, expressas em suas mobilizações.

A família é o primeiro lócus de socialização do indivíduo, um espaço de cuidados, de preocupação, de trocas e negociações cotidianas entre si e com os demais grupos sociais e, portanto, é um espaço complexo que exige recorrentemente análises profundas. Na ocorrência de violação de direito do(s) filho(s), a suspensão do poder familiar é uma medida adotada como forma de proteção, e sua vigência está de acordo com

  • A. a violação do direito identificado.
  • B. a determinação do Conselho Tutelar.
  • C. o interesse do juizado da Vara da Infância.
  • D. o interesse do(s) filho(s) envolvidos na violação do direito.
  • E. o interesse do(s) pai(s) em retomar o poder familiar.
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