Questões sobre Serviço Social e promoção social

Lista completa de Questões sobre Serviço Social e promoção social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A erradicação do trabalho infantil é importante para o avanço dos direitos humanos. Ao atuar como Assistente Social, é necessário considerar:

  • A. é proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz. A formação técnicoprofissional obedecerá aos seguintes princípios: garantia de acesso e frequência obrigatória ao ensino regular; atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente e horário especial para o exercício das atividades.
  • B. é proibido qualquer trabalho a menores de dezoito anos de idade. A formação técnico-profissional deve ser oferecida por instituições preparadas para respeitar a escolaridade dos adolescentes e adotar medidas que favoreçam seu especial estágio de desenvolvimento.
  • C. o Brasil é signatário do acordo internacional da Organização Internacional do Trabalho − OIT para erradicar o trabalho infantil e juvenil nas suas piores formas, sendo admissível que o cumprimento de metas seja progressivo e assim definido: até 2018 toda criança até 12 anos deverá estar fora do trabalho; até 2025, adolescentes menores de 16 anos não poderão desenvolver qualquer trabalho, a não ser na condição de aprendiz.
  • D. a formação profissional para crianças e adolescentes é admissível a partir de 12 anos, desde que haja uma autorização especial do Conselho Tutelar ou do Juiz da Vara da Infância e da Adolescência. Além disso, os serviços que oferecem essa formação devem estar registrados no Conselho Municipal de Educação.
  • E. a atuação do Tribunal Regional do Trabalho − TRT, no que concerne ao trabalho infantil, só poderá ser realizada de forma integrada e em parceria com outros órgãos fiscalizadores no campo da aprendizagem, tais como o Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente − CMDCA e o Conselho Municipal do Trabalho − CMT.

Segundo Pochmann, as relações de trabalho sofrem alterações no começo do século XX sustentadas em:

  • A. diminuição das atividades do setor terciário, sobretudo porque o setor de serviços utiliza-se de mecanismos que dispensam o trabalho presencial.
  • B. forte vínculo da mão de obra com o setor agrícola que, pela mecanização, ampliou o leque de profissões.
  • C. regularização do direito de trabalho diferenciado para as mulheres, impondo salários iguais entre homens e mulheres que desenvolvem as mesmas funções.
  • D. adoção de novas tecnologias, porém isso não abriu a perspectiva da intensificação do trabalho e da garantia de enormes ganhos de produtividade.
  • E. jornadas de trabalho de até oito horas diárias; regulação do trabalho do adolescente; conquista do benefício da aposentadoria a partir de 30-35 anos de trabalho.

No mundo do trabalho, a partir da reestruturação produtiva,

  • A. o trabalhador deixa de ser considerado como polivalente.
  • B. o trabalhador deixa de ser considerado como polivalente.
  • C. acentuam-se a flexibilização, precarização, fragmentação e terceirização das forças produtivas.
  • D. ocorre maior valorização do trabalho intelectual do que o material, dividindo quem pensa de quem executa.
  • E. observa-se alteração dos fundamentos da relação capital trabalho com a diminuição da exploração capitalista.

No contexto da crise capitalista, acirrada nos anos de 1990 e, por decorrência, com a emergência do processo de reestruturação produtiva, surgem novos conceitos relacionados ao processo produtivo, à organização do trabalho e à qualificação do trabalhador, expressando a vinculação existente entre trabalho e educação. A coluna da esquerda apresenta os termos Trabalho e Educação, a da direita, sua qualificação. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Assinale a sequência correta.

  • A. 2, 1, 1, 2, 1, 2
  • B. 1, 2, 2, 1, 2, 1
  • C. 2, 1, 1, 2, 1, 1
  • D. 1, 2, 2, 1, 1, 2

Sobre as ações socioeducativas com indivíduos, grupos e famílias no âmbito do trabalho do/a Assistente Social, considere as afirmações a seguir.

I- A orientação e o acompanhamento a indivíduos, a grupos e a famílias são compreendidos como ações de natureza socioeducativa, as quais se afastam de ações que interferem diretamente na vida desses sujeitos, garantindo, assim, a objetividade e a externalidade da atuação do/a Assistente Social.

II- A proposição das ações socioeducativas pelo/a Assistente Social requer o conhecimento do território em que ele/ela atua, bem como das demandas dos usuários, tanto as singulares como as de grupos de usuários.

III- A consolidação das ações socioeducativas desenvolvidas pelo/ a Assistente Social decorre do quanto estática ela é, ou seja, deve-se evitar a reconstrução continuada dessas ações.

IV- O processo reflexivo, um dos pilares das ações socieducativas, é desenvolvido na trajetória da relação entre o/a Assistente Social e o/a usuário/a. Essa relação pauta-se pelo pressuposto da responsabilização do/a usuário/a por suas condições sociais.

V- A socialização das informações, pilar das ações socioeducativas, constitui-se no compromisso da garantia do direito à informação como pré-condição para que indivíduos, famílias e grupos não só viabilizem os seus direitos, mas também usufruam de todo o conhecimento socialmente produzido.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A. I, II, V.
  • B. I, III, IV.
  • C. II, IV, V.
  • D. II e V.
  • E. III e IV.

O desafio da promoção da cultura de um atendimento humanizado na área da saúde pressupõe, EXCETO:

  • A. Centralidade dos sujeitos na construção coletiva do SUS.
  • B. Ações focadas na escuta e na redução de tensão.
  • C. Participação do usuário nesse processo.
  • D. Investimento em educação permanente das equipes.

O estabelecimento de políticas de formação continuada na área da prevenção do uso indevido de drogas para profissionais da educação e a implantação de projetos pedagógicos de prevenção nas instituições de ensino público e privado, alinhados às Diretrizes Curriculares Nacionais e aos conhecimentos relacionados a drogas constituem:

  • A. orientações e normas emanadas do Conselho Nacional Antidrogas – Conad.
  • B. princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.
  • C. atividades de atenção e reinserção social do usuário e dependente de drogas.
  • D. atividades de prevenção do uso indevido de drogas.

Julgue os itens seguintes, relacionados a políticas e programas sociais. A oferta de educação nos estabelecimentos penais restringe-se à educação básica, em sua modalidade de educação de jovens e adultos, e à educação profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a saúde do trabalhador e intervenção profissional do serviço social, julgue os itens a seguir. A precarização das relações de trabalho ampliou a forma de compreender a questão da saúde do trabalhador, ao se valorizar a perspectiva evolutiva e conceitual da medicina do trabalho. Conforme essa perspectiva, o enfoque principal da determinação do processo de saúde/doença deve ser individual.

  • C. Certo
  • E. Errado

No trabalho, o homem desenvolve capacidades que passam a mediar sua relação com outros homens. Desenvolve também mediações em nível da reprodução do ser social como ser histórico e, portanto, postas pela práxis. Sobre as mediações supracitadas, relacionadas com o nível da reprodução do ser social como ser histórico, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Consciência.

( ) Linguagem.

( ) Capacidade financeira.

( ) Intercâmbio.

( ) Conhecimento.

A sequência está correta em

  • A. F, V, V, F, F.
  • B. V, F, F, F, V.
  • C. V, F, F, V, V.
  • D. V, V, F, V, V.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...