Questões de Serviço Social da TRADE CENSUS Tecnologia e Serviços Ltda

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Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8069, de 13/07/90, considera-se criança, para efeitos desta lei, a pessoa até:

  • A.

    10 anos incompletos;

  • B.

    13 anos completos;

  • C.

    12 anos incompletos;

  • D.

    09 anos completos;

  • E.

    10 anos completos.

Constitui-se em princípios fundamentais expressos no código de ética profissional do assistente social em vigor:

  • A.

    a liberdade, a cidadania, a democracia e a equidade social;

  • B.

    o acesso universal da população aos bens e serviços institucionais;

  • C.

    o sigilo profissional, a democracia e o pluralismo;

  • D.

    o desagravo público, o aprimoramento profissional e autonomia de trabalho;

  • E.

    o planejamento, execução e avaliação das políticas sociais.

Segundo o código de ética profissional do assistente social em vigor, constitui-se deveres do assistente social nas relações como usuários:

  • A.

    exercer sua autoridade de maneira a limitar o direito do usuário de participar de decisões de seu interesse;

  • B.

    esclarecer aos usuários, ao iniciar o trabalho, sobre os objetivos e a amplitude de sua atuação profissional;

  • C.

    contribuir para a alteração da correlação de forças institucionais, apoiando as legítimas demandas de interesse da população;

  • D.

    ser solidário com outros profissionais no atendimento à população, sem, todavia, eximir-se de denunciar as práticas abusivas ao código de ética;

  • E.

    respeitar as normas e princípios éticos das outras profissões, contribuindo para o melhor atendimento à população usuária.

O processo de renovação do serviço social brasileiro, que tem como marco histórico o período pós-64, apresenta como uma das direções:

  • A.

    a perspectiva modernizadora, que busca adequar a profissão ao desenvolvimento capitalista que emerge pós-64;

  • B.

    a busca pela consolidação da profissão, atendendo as demandas das classes médias e do laicato;

  • C.

    as estratégias emergentes nos quadros profissionais, que buscam dar um status acadêmico à profissão;

  • D.

    o desenvolvimento de políticas sociais que atenda mas classes subalternas, possibilitando a diminuição das desigualdades;

  • E.

    o desenvolvimento do marxismo ortodoxo, que traz para a profissão um arcabouço teórico que justifica a luta de classes.

O processo de"renovação" do Serviço Social,no período que José Paulo Netto chama de "autocracia burguesa",traz para a profissão a:

  • A.

    a abertura de postos de trabalho nas organizações não governamentais;

  • B.

    a necessidade de promover a luta pela democracia e a igualdade social;

  • C.

    a reafirmação dos valores religiosos,que norte a ramo surgimento da profissão;

  • D.

    a possibilidade de questionar os traços autoritários do Estado brasileiro;

  • E.

    a consolidação de um mercado nacional de trabalho para os assistentes sociais.

Compete ao Conselho Federal deServiço Social - CFESS- o exercício das seguintes atribuições:

  • A.

    orientar a prática profissional junto às entidades públicas e privadas sempre que se fizer necessário;

  • B.

    elaborar diagnóstico dos Estados e Municípios onde o grau de pobreza ameaça o desenvolvimento regional;

  • C.

    orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício da profissão em conjunto como CRESS;

  • D.

    fiscalizar o exercício profissional e estabelecer fóruns de discussão com a categoria profissional;

  • E.

    estabelecer convênio com as universidades públicas e privadas para o acompanhamento dos cursos de Serviço Social.

As instâncias deliberativas do sistema descentralizado e participativo de assistência social são:

  • A. os conselhos federal e regional de serviço social dos Estados e Municípios;
  • B. o Conselho Nacional de Assistência, os Conselhos de Assistência dos Estados e Municípios e o Conselho de Assistência do Distrito Federal;
  • C. as secretarias estaduais de bem estar e as prefeituras municipais com seus órgãos representativos da socieda de civil;
  • D. os governos estaduais e municipais com as respectivas assembléias legislativas e câmara de vereadores;
  • E. as associações da sociedade civil, as organizações governamentais públicas e privadas e os conselhos municipais de assistência.

Aorganizaçãodaassistênciasocial, segundoaLei OrgânicadaAssistênciaSocial-LOAS-LEIn8.742,de 07/12/93, temcomobaseasseguintesdiretrizes:

  • A. primaziadaresponsabilidadedo Estadona condução da política de assistência social em cada esfera do governo;
  • B. descentralização das políticas setoriais e administrativasparaosEstados,oDistritoFederaleos Municípios;
  • C. universalização dos direitos sociais e respeito à dignidade do cidadão no atendimento das suas demandas;
  • D. prestaçãodosserviçossociaiseassistenciaisafimde atender aos Estados e Municípios nas carências apresentadas;
  • E. gualdadenoatendimentosemqualquerdiscriminação de qualquer natureza, garantindo a primazia no atendimentoàspopulaçõesrurais.

Segundo a Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS-LEIn 8.742,de07/12/93,competeaoConselho NacionaldeAssistênciaSocial:

  • A. articular-se comosórgãosresponsáveispelapolítica nacionaldeassistência;
  • B. prestar assessoramento técnico aos Estados e Municípiosresponsáveispelapolíticadeassistência;
  • C. zelar pela efetivação do sistema descentralizado e participativodeassistênciasocial;
  • D. diagnosticar os problemas para a aplicação dos recursosdisponíveisnofundodeassistência;
  • E. aprovar as políticas estaduais e municipais de assistênciasocial.
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