Questões de Turismo do ano 2012

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O período carnavalesco é um dos que mais movimentam a economia de cidades turísticas. De acordo com a Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá, foi registrada a injeção de R$ 9,8 milhões na economia local no ano de 2012. Considerando a geração de impactos econômicos através dos gastos com turismo, a avaliação completa do impacto deve levar em conta:

  • A.

    efeitos econômicos diretos, indiretos e induzidos, pois a despesa turística tem um efeito cascata em toda a economia receptora.

  • B.

    somente efeitos indiretos, tendo em vista que os estabelecimentos que recebem diretamente os gastos dos turistas também precisam adquirir mercadorias e serviços de outros setores da economia local.

  • C.

    somente efeitos diretos, que representa o valor das despesas turísticas menos o valor das importações necessárias para abastecer esses serviços e mercadorias.

  • D.

    somente efeitos induzidos, pois durante as rodadas diretas e indiretas de despesas, a renda caberá a residentes locais, na forma de ganhos, salários, distribuição de lucros, aluguéis e juros.

A Lei n.º 8.623/93, de 28 de janeiro de 1993, valida o exercício da profissão de Guia de Turismo. Para os efeitos desta lei, é considerado Guia de Turismo o profissional que, devidamente cadastrado no Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR, que:

  • A.

    coordena e orienta trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas de interesse turístico, visando ao adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais, de acordo com sua natureza geográfica, histórica, artística e cultural, bem como realiza estudos de viabilidade econômica ou técnica.

  • B.

    emita laudos e pareceres técnicos referentes à capacitação ou não de locais e estabelecimentos voltados ao atendimento do turismo receptivo, conforme normas estabelecidas pelos órgãos competentes.

  • C.

    diagnostica as potencialidades e as deficiências para o desenvolvimento do turismo nos municípios, regiões e Estados da Federação.

  • D.

    exerça atividades de acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas.

Desde janeiro de 2003, com a instituição do Ministério do Turismo, a atuação da Embratur concentra-se:

  • A.

    no desenvolvimento do turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas, proporcionando a inclusão social.

  • B.

    na promoção, no marketing e no apoio à comercialização dos produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior.

  • C.

    no fomento da atividade turística ao desenvolver projetos de infraestrutura básica, viabilizando condições para a geração de emprego, renda e desenvolvimento em todo o país.

  • D.

    na promoção da competitividade e do desenvolvimento sustentável dos empreendimentos turísticos de micro e pequeno porte.

Tráfego é:

  • A.

    Enquadramento, iluminação (efeitos).

  • B.

    Cartão postal, folder, catálogo.

  • C.

    Vídeos institucionais, promoção de vendas.

  • D.

    Coordena e controla o fluxo der serviços dentro de uma agência (empresa) e dos prazos.

Relações Públicas:

  • A.

    Propaganda, sobrevivência de veículos de comunicação.

  • B.

    Imagem institucional de pessoal, etapas, divulgação, vendas e pós- vendas.

  • C.

    Qualidades, preço, produtos.

  • D.

    Constituem o objeto geral da profissão liberal de assalariada de relações públicas.

Técnicas publicitárias:

  • A.

    Publicidade apelativa.

  • B.

    Embalagem, marca, promover um lançamento.

  • C.

    Recordar aos clientes, que eles devem comprar o produto.

  • D.

    Maneiras de ser fazer publicidade, direcionamento para o turismo, analise de anúncios.

Sob a ótica da dimensão política, os valores centrais são:

  • A.

    Afirmação da democracia e o alargamento do mundo da decisão.

  • B.

    Estratégias, metas e elaborar projetos para alcançá- los, o que envolve, portanto, planejamento.

  • C.

    Procedimentos, metodologia.

  • D.

    Entrevistas, pesquisas, cronograma, conclusão e bibliografia.

O passageiro que não utilizar o bilhete de passagem terá direito de:

  • A.

    Buscar auxílio da autoridade aeronáutica, fiscal de aviação civil.

  • B.

    À restituição da quantia efetiva paga e monetariamente atualizada conforme procedimentos.

  • C.

    As reclamações serão encaminhadas ao Presidente da empresa envolvida.

  • D.

    Reembolso depois de quitado a débito com o transportador emitente.

Hotelaria é uma indústria de bens de serviço. Como qualquer indústria, possui suas características próprias de organização:

  • A.

    A finalidade principal é o fornecimento de hospedagem, alimentação, segurança e vários outros serviços coligados à atividade de receber.

  • B.

    Turismo de negócios.

  • C.

    Um bem adquirido, palpável, podendo ser analisado, testado e aceito fisicamente pelo cliente.

  • D.

    Diversas categorias de estabelecimento, criando normas e regras que direcione suas atividades.

Tipos de produtos turísticos:

  • A.

    Aspectos econômicos, patrimônio turístico.

  • B.

    Espaço turístico e pesquisas.

  • C.

    Alimentos e bebidas, eventos e hotelaria.

  • D.

    Produtos regionais, produtos aéreos, produtos de hospedagem, pacotes turísticos e produtos transportadores.

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