Questões de Veterinária

Lista completa de Questões de Veterinária para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Infecção causada por bactérias do gênero Brucella e que nas fêmeas dos animais domésticos (bovinos, ovinos, caprinos, porcinos) pode levar ao abortamento, sem ser este patognomônico; aborto contagioso das vacas, aborto epizoótico, aborto infeccioso, moléstia de Bang. Brucella é um gênero de bactérias gram-negativas causadoras de brucelose, uma zoonose caracterizada por uma infecção granulomatosa crônica. A espécie considerada mais patogênica e invasora em humanos é a:

    A) Brucella canis.

    B) Brucella ovis.

    C) Brucella melitensis.

    D) Brucella abortus.

    E) Brucela suis.

A qualidade do leite é definida por parâmetros de composição química, características físico-químicas e higiene. A presença e os teores de proteína, gordura, lactose, sais minerais e vitaminas determinam a qualidade da composição, que, por sua vez, é influenciada pela alimentação, manejo, genética e raça do animal.
NÃO corresponde a uma prova adotada na determinação do padrão bacteriológico e das enzimas do leite:

    A) Prova de redutase.

    B) Prova de fosfatase.

    C) Contagem microbiana.

    D) Prova de catalase.

    E) Teste de presença de coliformes fecais.

A raiva (também conhecida, impropriamente, como hidrofobia), é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada pelo vírus da raiva que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga.
A raiva é uma infecção viral fatal que pode ser diagnosticada pelo exame do tecido nervoso. Os corpúsculos que confirmam casos de raiva são os de:

    A) Lentz.

    B) Meissner.

    C) Negri.

    D) Merkel.

    E) Howell Jolly.

Desde o início do século passado, unidades responsáveis pela execução das atividades de controle de zoonoses vêm sendo estruturadas no Brasil, a partir da criação dos primeiros canis públicos construídos nas principais capitais. As atividades dessas unidades foram gradativamente ampliadas, a partir do início da década de 1970, com a criação dos primeiros Centros de Controle de Zoonoses (CCZ), que tinham suas ações voltadas para o recolhimento, a vacinação e a eutanásia de cães, com vistas ao controle da raiva. São consideradas doenças zoonóticas:

    A) Raiva e Leishmaniose.

    B) Parvovirose e Leishmaniose.

    C) Erliquiose e Cinomose.

    D) Cinomose e Coronavirose.

    E) Raiva e Cinomose.

De acordo com o artigo 2°, As doenças listadas no Anexo da Instrução Normativa N° 50, DE 24 DE SETEMBRO DE 2013, são de notificação obrigatória ao serviço veterinário oficial, composto pelas unidades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelos Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Animal, em atendimento ao art. 5º do Anexo do Decreto no 5.741, de 30 de março de 2006, Assim, a notificação da suspeita ou ocorrência de doença listada no Anexo desta instrução normativa é obrigatória para qualquer cidadão, bem como para todo profissional que atue na área de diagnóstico, ensino ou pesquisa em saúde animal. A respeito dessas normas assinale a alternativa que contenha somente doenças que requerem notificação imediata de qualquer caso suspeito:

    A) Tuberculose, Brucelose, Encefalopatia Espongiforme Bovina, Febre Aftosa, Surra Equina.

    B) Febre Aftosa, Encefalopatia Espongiforme Bovina, Língua Azul, Estomatite Vesicular, Antraz (carbúnculo hemático).

    C) Estomatite Vesicular, Dermatose nodular contagiosa, Lingua Azul, Anaplasmose bovina, Leptospirose.

    D) Carbúnculo sintomático/manqueira, Antraz (carbúnculo hemático), Miíase por Cochliomyia hominivorax, Varíola bovina, Leptospirose.

    E) Carbúnculo sintomático/manqueira, Antraz (carbúnculo hemático), Miíase por Cochliomyia hominivorax, Leptospirose.

Geralmente, a cisticercose é adquirida pela ingestão de alimentos ou água contaminada por ovos de tênia de fezes humanas. Entre os alimentos, vegetais crus são a principal fonte. Os ovos de tênia estão presentes nas fezes de uma pessoa infectada com os vermes adultos, uma condição conhecida como teníase. De acordo com RIISPOA. A respeito da "Cysticercose" sabe-se que devem ser condenadas as carcaças de ovinos e caprinos com infestações intensas pelo "Cysticercus ovis". Entende-se por infestação intensa:

    A) A presença de dez ou mais cistos na superfície muscular de cortes e nos tecidos circunvizinhos.

    B) A presença de dez ou mais cistos na superfície muscular de cortes ou nos tecidos circunvizinhos, exceto o coração.

    C) A presença de cinco ou mais cistos na superfície muscular de cortes ou nos tecidos circunvizinhos, inclusive o coração.

    D) A presença de cinco ou mais cistos na superfície muscular de cortes e nos tecidos circunvizinhos, exceto o coração.

    E) A presença de dez ou mais cistos na superfície muscular de cortes e nos tecidos circunvizinhos, inclusive o coração.

A tuberculose bovina é uma entidade nosológica infectocontagiosa, crônica, causada pelo Mycobacterium bovis e caracteriza-se pelo desenvolvimento de lesões granulomatosas, formando nódulos de distribuição focal ou difusa e de consistência firme no parênquima do órgão. Ao corte, observa-se que estas lesões são bem delimitadas, apresentando no seu interior um conteúdo pastoso, de coloração amarelada e, algumas vezes, com áreas calcificadas. Considerando o achado de lesões tuberculosas na linha de inspeção, assinale a destinação correta da carcaça quanto ao tipo de lesão.

    A) Lesões tuberculosas encontradas em animais com caquexia – condenação total da carcaça.

    B) Lesões tuberculosas em animais febris ao exame ante mortem – rejeição parcial da carcaça.

    C) Lesões tuberculosas miliares em serosa – remoção das lesões e aproveitamento parcial por esterilização.

    D) Lesões tuberculosas localizadas e discretas em pleura ou peritônio parietal – condenação total da carcaça.

    E) Lesões tuberculosas localizadas e discretas no peritônio - condenação total da carcaça.

Uma das características de um abate humanitário é a realização de uma correta insensibilização do animal antes de sua sangria. Algumas avaliações podem ser realizadas em um animal insensibilizado para identificar a correta e efetiva insensibilização. Considerando este aspecto, assinale a opção que indica as características anatômicas e fisiológicas de um suíno corretamente insensibilizado.

    A) Início de fase tônica com contração da musculatura, flexão de membros traseiros, extensão de dianteiros e ausência de reflexo corneal, seguida por fase clônica, com movimentos de pedalada, chutes involuntários seguidos de relaxamento da musculatura e ausência de respiração rítmica.

    B) Início de fase clônica com movimentos de pedalada, chutes involuntários e ausência de reflexo corneal, seguida de fase tônica com flexão de membros traseiros e extensão de dianteiros seguido pelo relaxamento da musculatura, sem respiração rítmica.

    C) Início de fase clônica com movimentos de pedalada, chutes involuntários e ausência de reflexo corneal, seguida de fase tônica com flexão de membros traseiros e extensão de dianteiros seguido do relaxamento da musculatura, com respiração rítmica.

    D) Início de fase tônica com contração da musculatura, movimentos de pedalada, chutes involuntários e ausência de reflexo corneal, seguida por fase clônica, com flexão de membros traseiros, extensão de dianteiros seguido de relaxamento da musculatura e ausência de respiração rítmica.

    E) Início de fase clônica com movimentos de pedalada e chutes, nesta fase ainda permite-se leve reflexo corneal, seguida de fase tônica com flexão de membros traseiros e extensão de dianteiros seguido de relaxamento da musculatura, com respiração rítmica e ausência de reflexo corneal.

Quanto à febre aftosa, analise as afirmativas.
I - O estado de Santa Catarina é o único estado brasileiro que mantém a situação de “área livre sem vacinação” desde 2007, reconhecido pela Organização Mundial para Saúde Animal (OIE). II - O último foco de febre aftosa notificado no país ocorreu no ano de 2006, nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. III - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre os meses de agosto e setembro de 2013, reconheceu os estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e a região centro-norte do estado do Pará como “zonas livres de febre aftosa com vacinação”. IV - Segundo a Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), Paraguai, Colômbia e Peru, que fazem fronteira com o Brasil, estão em situação de “zona infectada”.
Estão corretas apenas as afirmativas

    A) I e IV.

    B) III e IV.

    C) I, II e III.

    D) II, III e IV.

    E) I e II.

A condenação de carcaças bovinas ainda é comum nos frigoríficos brasileiros e está entre as principais causas de perdas. A produção de carcaças de boa qualidade depende, entre outros fatores, das técnicas adotadas no campo, no pré-abate e no abate. Assinale a doença em que NÃO se condena carcaças e órgãos de bovinos acometidos:

    A) Roncopneumonia verminótica.

    B) Carbúnculo sintomático.

    C) Septicemia hemorrágica.

    D) Piroplasmoses.

    E) Anaplasmose.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...