Questões de Veterinária

Lista completa de Questões de Veterinária para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Duas doenças de importância econômica que acometem o rebanho suíno brasileiro são a Pneumonia Enzoótica Suína e o Complexo Enteropatia Proliferativa.
Relacione corretamente as enfermidades com suas características:
Coluna 1 Enfermidades
1. Pneumonia enzoótica suína 2. Enteropatia Proliferativa de suínos
Coluna 2 Características
( ) O agente causador é um micoplasma que tem a habilidade de mimetizar várias superfícies antigênicas e utilizar-se dessa variação para evadir-se do sistema imune. ( ) Suínos podem se tornar assintomáticos e eliminam o agente nas fezes e, com isso, desempenham papel importante na disseminação da infecção. ( ) O diagnóstico diferencial inclui a disenteria suína (Brachyspira hyodysenteriae), salmonelose e úlceras gástricas. ( ) O agente primário é Lawsonia intracellularis, bactéria intracelular obrigatória.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

    A) 1 • 2 • 1 • 2

    B) 1 • 2 • 2 • 1

    C) 1 • 2 • 2 • 2

    D) 2 • 1 • 1 • 1

    E) 2 • 2 • 2 • 1

Espécie canina, fêmea, porte médio, 13 anos de idade. Apresenta anorexia, perda de peso significativa observada nos últimos 15 dias e mucosas pálidas. Na palpação abdominal percebe-se uma estrutura endurecida, provavelmente no baço. O laudo ultrassonográfico indica baço de contornos definidos, dimensões acentuadamente aumentadas e ecogenicidade mantida. Presença de grande massa heterogênea, com áreas cavitárias e bem vascularizada, mensurando na sua maior dimensão cerca de 9 cm. No lobo hepático quadrado há presença de duas massas de cerca de 1 cm. A análise histopatológica da biópsia do baço mostrou proliferação celular neoplásica, caracterizada pela presença de múltiplos focos de vasos e capilares atípicos, em aumentado número, ectásicos, irregulares e congestos. Há a presença de invasão estromal desorganizada, com células ora estreladas ora fusiformes endoteliais grandes com moderada anisocitose e citoplasma inconspícuo, associadas a focos de necrose e infiltrado inflamatório misto, principalmente em superfície. Pequenos microêmbolos são notados simultaneamente.
Assinale a alternativa correta para diagnóstico, tratamento de eleição e prognóstico, respectivamente.

    A) Diagnóstico: Hemangiossarcoma • Tratamento: Quimioterápico • Prognóstico: Favorável

    B) Diagnóstico: Hemangiossarcoma • Tratamento: Quimioterápico • Prognóstico: Desfavorável

    C) Diagnóstico: Linfangioma • Tratamento: Cirúrgico • Prognóstico: Favorável

    D) Diagnóstico: Linfangioma • Tratamento: Quimioterápico • Prognóstico: Desfavorável

    E) Diagnóstico: Hemangiossarcoma • Tratamento: Cirúrgico • Prognóstico: Desfavorável

A Família Enterobacteriaceae são bactérias presentes em uma ampla variedade de ambientes, sendo constituintes da microbiota dos homens e animais domésticos. Sobre está família assinale a assertiva CORRETA.

    A) São bastonetes, Gram negativos, sendo considerados patógenos Yersinia spp., Salmonella spp. e Shigella spp. e oportunistas Escherichia coli. Podemos citar como fatores de virulência desses gêneros (LPS, Adesinas, Lipídeo A, Fímbrias).

    B) São bastonetes, Gram positivos, sendo considerados patógenos Yersinia spp., Salmonella spp. e Shigella spp. e oportunistas Escherichia coli. Podemos citar como fatores de virulência desses gêneros (LPS, Adesinas, Lipídeo A, Fímbrias).

    C) São bastonetes, Gram negativos, sendo considerados patógenos Yersinia spp., Salmonella spp. e Shigella spp. e oportunistas Escherichia coli. Podemos citar como fatores de virulência desses gêneros (inibição do fagossoma e LPS).

    D) São cocobacilos, Gram negativos, sendo considerados patógenos Yersinia spp., Salmonella spp. e Shigella spp. e oportunistas Escherichia coli. Podemos citar como fatores de virulência desses gêneros (Lipídeo A e Fímbrias).

    E) São cocos, Gram negativos, sendo considerados patógenos Yersinia spp., Salmonella spp. e Shigella spp. e oportunistas Escherichia coli. Podemos citar como fatores de virulência desses gêneros (LPS, Adesinas, Lipídeo A, Fímbrias).

Sobre o glicocálice bacteriano responda a alternativa correta:

    A) É constituído de oligossacarídeos, polipeptídeos ou ambos, e apresenta-se como um polímero viscoso situado externamente a parede celular.

    B) É constituído de polissacarídeos, oligopeptídeos ou ambos, e apresenta-se como um polímero viscoso situado externamente a parede celular.

    C) Quando esse componente está em recobrindo toda célula firmemente é conhecido com matriz viscosa

    D) Nos biofilmes a substância polimérica extracelular (SPE) auxilia na proteção além de facilitar a comunicação celular

    E) É constituído de polissacarídeos e apresenta-se como um polímero viscoso situado externamente a parede celular.

Reconhecidamente a Inspeção Sanitária de Carnes realizada em estabelecimentos caracterizados como matadouros-frigoríficos, desempenha atividades preventivas da mais alta relevância para a saúde pública ao afastar do mercado carnes impróprias para o consumo ou que possam ser potencialmente prejudiciais. Dentre todas as alterações em carnes bovinas submetidas a inspeção sanitária, em matadouros, a cisticercose ocupa o 1º lugar em número de achados que determinam a retenção de carcaças. Acerca da cisticercose, os métodos de detecção e ações, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Não obstante ao reconhecimento da importância da cisticercose na saúde pública, a inspeção de carnes é irrelevante para detectar todos os cisticercos presentes nas carnes visto que, por razões de natureza estética e comercial, o inspetor normalmente não retalha todos os órgãos, vísceras e carcaças submetidos à inspeção de rotina ou posteriormente a ela.

    B) A presença de cisticercos na carcaça gera a necessidade de submeter as carnes a tratamentos preventivos (pelo frio, calor ou salga), objetivando inviabilizar os cisticercos nelas presentes, e assim eliminar completamente os riscos dos consumidores contraírem a Taeniarhyncus saginatus por ingestão de carnes mal passadas.

    C) A utilização de calor para o aproveitamento condicional de carcaças pode não estar veiculada ás instalações do estabelecimento, já que este procedimento deverá ser realizado pelo estabelecimento comercial no ato da venda da carne.

    D) De acordo com a legislação, o tratamento pelo calor que garanta a inativação de patógenos pode ser realizado na indústria de três formas distintas: cozimento a no mínimo - 76,6ºC por 30 minutos; fusão pelo calor a 121ºC ou temperatura superior a esta; ou esterilização pelo calor úmido seguida de resfriamento rápido.

    E) De acordo com o artigo 185 do RIISPOA, carcaças com infecção leve, com um cisto viável, não deverão ser tratadas pelo frio.

A raiva é causada por um vírus pertencente ao gênero Lyssavirus, família Rhabdoviridae, e este encontra-se subdividido em sete genótipos, sendo o da raiva o genótipo1. Para o Brasil, destaca a identificação de cinco variantes para o vírus. Sobre as variantes encontradas no Brasil, assinale a alternativa correta:

    A) a variante 2 (encontrada em cães domésticos), 3 (encontrada em morcegos hematófagos), variante 4 (em morcegos insetívoros), 5 (encontrada em canídeos selvagens), 6 (encontrada também em morcegos insetívoros).

    B) a variante 2 (encontrada em morcegos hematófagos), 3 e 5 encontrada em morcegos insetívoros, variante 1 (espécie não especificada) e variante 4 (encontrada em hienas).

    C) a variante 2 (encontrada em cães domésticos), 3 (encontrada em morcegos hematófagos), variante 4 (em morcegos insetívoros), 5 (encontrada em hienas), 6 (encontrada também em morcegos insetívoros).

    D) a variante 5 (encontrada em canídeos selvagens), 3 (encontrada em morcegos hematófagos), variante 4 (em morcegos insetívoros), 5 (encontrada em canídeos domésticos), 6 (encontrada em aves).

    E) a variante 5 (encontrada em canídeos selvagens), 3 e 4 (encontrada em morcegos hematófagos), variante 2 (em morcegos insetívoros), 1 (encontrada em insetos hematófagos).

Em 1882 Robert Koch descobriu o bacilo da tuberculose, uma bactéria altamente patogênica que foi considerada como o mal do Século XX, sendo responsável por um de cada quatro óbitos em humanos. Sabe-se que a tuberculose é uma importante zoonose circulando entre homens e animais domésticos. Considerando os agentes etiológicos da tuberculose animal e humana assinale a assertiva CORRETA, RESPECTIVAMENTE com os agentes das duas doenças.

    A) Corynebacterium bovis e Mycobacterium tuberculosis.

    B) Mycobacterium tuberculosis e Mycobacterium bovis.

    C) Corynebacterium bovis e Mycobacterium bovis.

    D) Mycobacterium bovis e Mycobacterium tuberculosis.

    E) Corynebacterium pseudotuberculosis e Mycobacterium bovis.

Em 1887 David Bruce descobriu uma bactéria presente em pacientes que morreram de febre com morte súbita, a doença até então desconhecida passou a ser conhecida como brucelose, tendo a descrição etiológica realizada posteriormente, sendo alocada no gênero Brucella spp. considerando essa importante zoonose leia as assertivas e assinale a(s) CORRETA(s).
I - são cocobacilos, Gram negativos, aflagelados, intracelulares facultativos, crescem em meios ricos em CO2, possuem como principal fator de virulência a composição do LPS (cadeias A e M) do polissacarídeo O. II – são bactérias espirais, Gram negativos, aflagelados, intracelulares obrigatórios, crescem em meios ricos em CO2, possuem como principal fator de virulência a composição do LPS (cadeias A e M) do polissacarídeo O. III- são cocobacilos, Gram negativos, aflagelados, intracelulares facultativos, crescem em meios ricos em CO2, o único fator de virulência é a presença de enzimas inibidoras que impedem a formação do fagolissossomo. IV- são cocobacilos, Gram negativos, aflagelados, intracelulares obrigatórios, crescem em meios ricos em O2, tem como fator de o único fator de virulência a presença de LPS de cadeia longa. V- são cocobacilos, Gram negativos, aflagelados, intracelulares facultativos, crescem em meios ricos em CO2, são classificadas em lisas e rugosas conforme a composição molecular do LPS (cadeias A e M) do polissacarídeo O que possui cadeia longa.

    A) I-II-, estão corretas.

    B) III-IV, estão corretas.

    C) IV-V, estão corretas.

    D) I-V, estão corretas.

    E) II-III, estão corretas.

A Epidemiologia é Ciência que estuda o processo saúde-doença na sociedade, analisando a distribuição populacional e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, cujo o objetivo é promover medidas específicas de prevenção, controle de erradicação de doenças e fornecendo indicadores de saúde que sirvam de suporte ao planejamento, administração e a avaliação das ações em Saúde. Dentre os principais indicadores de saúde, a letalidade se caracteriza por ser o:

    A) Coeficiente utilizado para medir a proporção de mortes dentre aqueles doentes por uma causa específica em um dado período de tempo;

    B) Coeficiente que representa o número de casos novos de uma dada doença na população em um período de tempo determinado;

    C) Coeficiente que representa o número de casos novos somado aos casos antigos de uma dada doença na população em um período de tempo determinado;

    D) Coeficiente utilizado para medir a proporção de mortes dentre aqueles doentes em um dado período de tempo;

    E) Coeficiente que representa o número de casos novos somado aos casos antigos de uma dada doença na população em um período de tempo determinado.

A Epidemiologia estuda o processo saúde-doença em populações humanas, com o objetivo de prevenção e controle. Cabe à Epidemiologia encontrar respostas para a relação saúde - doença populacional. Sobre os conceitos que envolve a epidemiologia, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A mensuração do estado de saúde de uma população se faz negativamente, através da frequência de eventos que expressam a "não-saúde": morte (mortalidade) e doença (morbidade). Assim, a quantidade de pessoas que morrem e a quantidade de pessoas que adoecem, em uma determinada população, durante um determinado período, são usadas como medida da saúde daquela população, naquele período.

    B) A prevalência de uma doença se refere a quantidade de casos existentes de uma doença, em uma determinada população, em um certo momento.

    C) O número absoluto de doentes em uma determinada população, durante um certo período, ponderado pelo tamanho da população, no meio do período, é o coeficiente geral de mortalidade dessa população, no período considerado.

    D) A confiabilidade é dada pela capacidade de um instrumento não variar seus resultados quando a medição do mesmo objeto se repetir. A testagem da confiabilidade de um instrumento qualquer baseia-se na comparação dos resultados obtidos em diferentes medições.

    E) Sobre os princípios gerais de amostragem, podemos dizer que, em termos estatísticos, uma parte de uma população constitui uma amostra.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...