Questões de Veterinária

Lista completa de Questões de Veterinária para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A infestação por Haematobia irritans (“mosca-dos-chifres”) nos bovinos e búfalos é mais comum de ser observada em animais de pelo escuro e em machos. Esse ectoparasita apresenta algumas características comportamentais bem definidas tais como:


I. Hematofagia é observada apenas nas fêmeas adultas.

II. A mosca parasita o animal no período noturno quando há menor luminosidade.

III. Geralmente essas moscas ficam voando em torno dos chifres dos animais, daí a origem do seu nome popular.

IV. São insetos que permanecem sobre o animal 24 horas por dia.

V. Apenas as fêmeas abandonam o bovino para realizar a postura de seus ovos nas fezes frescas e retornam ao animal.


Quais estão INCORRETAS?

    A) Apenas V.

    B) Apenas I e II.

    C) Apenas III e IV.

    D) Apenas IV e V.

    E) Apenas I, II e III.

Em abril de 2000, depois de seis anos e quatro meses sem ocorrência da doença, o Rio Grande do Sul decidiu suspender a vacinação contra a febre aftosa em busca do status de área livre da enfermidade sem imunização. Em agosto, porém, surgiu na cidade de Jóia o primeiro dos poucos mais de 20 focos que acabariam se espalhando também pelos municípios de Augusto Pestana, Eugênio de Castro e São Miguel das Missões, todos na região noroeste do Estado. Em relação ao vírus da febre aftosa e à doença por ele causada, é correto afirmar que:

    A) Os tipos SAT 1 e Ásia desde 2001 foram erradicados do País.

    B) O vírus não infecta bovinos e ovinos acima de três anos de idade.

    C) Javalis e veados, embora sejam animais biungulados, são imunes ao vírus da febre aftosa.

    D) É comum a transmissão da febre aftosa para o homem através da ingestão de produtos lácteos pela contaminação pós pasteurização.

    E) A infecção causada pelos tipos A, O e C já foi notificada no Brasil.

O Brasil segue as orientações da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e do Código Zoossanitário Internacional (CZI) para o estabelecimento interno de Instruções Normativas e Programas Sanitários, visando ao controle e erradicação de doenças de alto impacto econômico e/ou zoonótico no país.
Acerca do tema, considere a alternativa correta.

    A) No Brasil, deve ser feita notificação imediata de qualquer caso suspeito de anemia infecciosa equina.

    B) Doença nunca registrada ou erradicada requer notificação mensal de qualquer caso confirmado.

    C) O país pode ser considerado livre de mormo quando a enfermidade é de declaração obrigatória e não seja confirmado nenhum caso da doença nos últimos doze meses.

    D) No Brasil, todas as espécies de animais domésticos suscetíveis à febre aftosa são submetidas à vacinação.

    E) Leishmaniose, leptospirose e listeriose estão entre as doenças de notificação obrigatória, que requerem notificação imediata de qualquer caso confirmado.

Protocolos de Captura, Esterilização e Devolução (C.E.D.) fazem parte das políticas de manejo populacional de cães e gatos, visando ao controle reprodutivo e monitoramento dessas espécies em áreas urbanas.
Assinale a alternativa correta sobre esse tema.

    A) O protocolo C.E.D. se aplica às espécies ferais.

    B) O corte reto da ponta da orelha esquerda é uma sinalização internacional utilizada em quase todos os países que praticam C.E.D.

    C) A identificação por coleiras ou tatuagens é o método mais indicado para a marcação dos animais após a soltura.

    D) A marcação através do corte de orelha atualmente não é uma prática permitida pela legislação porque configura como crime de maus-tratos.

    E) A captura e eliminação de animais de rua por meio da eutanásia em massa é uma das medidas preconizadas pelas políticas de manejo ético populacional.

"A importação, a fabricação, a comercialização e o uso de aditivos melhoradores de desempenho que contenham os antimicrobianos tilosina, lincomicina e tiamulina, classificados como importantes na medicina humana, estão proibidos em todo território nacional. A determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está na Instrução Normativa (IN) nº 1, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 23/01/2020. A medida atende a recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o posicionamento Tripartite OMS/OIE/FAO, de que há urgência e prioridade para a proibição pelos países do uso de antimicrobianos importantes na medicina humana para a promoção de crescimento”.
Notícia disponível em: https://www.canalrural.com.br/noticias/ pecuaria/mapa-proibe-uso-de-aditivos-para-melhorar-desempenho-de-animais/
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre esse tema.
( ) Os antimicrobianos espiramicina e eritromicina, com finalidade de aditivo melhorador de desempenho na alimentação animal, são permitidos no Brasil. ( ) Saccharomyces cerevisiae, lactobacillus acidophillus e Bacillus subtilis são aditivos aprovados pelo MAPA para uso na alimentação animal, classificados como probióticos. ( ) Na bactéria gram-negativa, a complexidade da parede bacteriana dificulta o acesso do ß-lactâmico ao seu sítio de ação. ( ) A resistência bacteriana intrínseca ocorre por meio da pressão seletiva exercida pelo uso indiscriminado de antimicrobianos. ( ) Os Staphylococcus resistentes à oxacilina possuem resistência cruzada com a meticilina, sendo denominados de Staphylococcus meticilina resistentes.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

    A) V • V • F • V • F

    B) V • F • V • V • F

    C) F • V • V • F • V

    D) F • F • V • F • V

    E) F • F • F • V • V

O assunto fraude em alimentos ganhou mídia no Brasil após a operação Leite Compensado, em 2014, e posteriormente a operação Carne Fraca, em 2017, deixando os consumidores alertas sobre o tema. As fraudes em alimentos geralmente ocorrem por adulteração ou falsificação do produto. Visando coibir tais crimes, o RIISPOA atualizado em 2017 prevê penas mais severas e introduz o conceito de condições agravantes e atenuantes, que não havia no Regulamento original.
Analise as afirmativas abaixo conforme essas atualizações:
1. Caracteriza-se a habitualidade na adulteração ou na falsificação de produtos quando constatada a idêntica infração por duas vezes, consecutivas ou não, dentro do período de doze meses. 2. É proibido recolher novamente às câmaras frigoríficas produtos e matérias-primas delas retirados e que permaneceram em condições inadequadas de temperatura, caso constatada perda de suas características originais de conservação. 3. São consideradas circunstâncias atenuantes a infração ter sido cometida acidentalmente. 4. Apurando-se no mesmo processo administrativo a prática de duas ou mais infrações, as penalidades serão aplicadas pela infração mais grave.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

    B) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

    C) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

    D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

    E) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

“Nos últimos anos, o termo One Health vem ganhando espaço cada vez maior dentro das discussões científicas que tratam de questões ligadas à saúde e epidemiologia. No português, Saúde Única, o termo trata da integração entre a saúde humana, a saúde animal, o ambiente e a adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades trabalhando nos níveis local, regional, nacional e global. No mundo, estima-se que as zoonoses causem 2,5 bilhões de casos de doença e 2,7 milhões de mortes anualmente. Além disso, estima-se que cinco doenças novas humanas surgem a cada ano, sendo três delas de origem animal. Por isso é necessária a abordagem Saúde Única para entender melhor as zoonoses e doenças infecciosas.”
Disponível em: http://bioemfoco.com.br/noticia/one-healthconceito-saude-unica/ adaptado em 30/03/2020.
Nesse contexto, avalie as afirmativas abaixo sobre as seguintes zoonoses:
1. O controle das Leishmanioses está entre as ações a serem desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sob responsabilidade das Secretarias Estaduais e Municipais. 2. Na área urbana, o cão (Canis familiaris) é a principal fonte de infecção da leishmaniose visceral. 3. Nos casos de suspeita clínica de raiva, o animal deve ser imediatamente eutanasiado por médico veterinário. 4. Em áreas endêmicas, não é necessário vacinar os animais contra raiva, somente quando houver foco da doença. 5. A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.

    B) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.

    D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

    E) São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

No âmbito do Regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), é correto afirmar:

    A) É proibida a utilização da vacina RB51 em fêmeas com idade superior a oito meses.

    B) A coleta de amostras deverá ser feita por funcionário do serviço veterinário oficial.

    C) A vacinação de machos deve ser feita, no máximo, até os oito meses de idade.

    D) Na impossibilidade de abate sanitário em estabelecimento sob serviço de inspeção oficial, os animais serão submetidos à eutanásia no estabelecimento de criação, conforme normatizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.

    E) Para fins de trânsito interestadual de bovinos e bubalinos destinados à reprodução, não é obrigatória a apresentação de resultados negativos aos testes de diagnóstico para brucelose e tuberculose.

Sistema silvipastoril com manejo integrado de ovinos e bovinos otimiza o uso das pastagens e tem sua fundamentação na exploração das diferenças de comportamento de pastejo de cada espécie.
Sobre esse sistema, é correto afirmar:

    A) A descontaminação do pasto ou a redução da infestação endoparasitária em ovinos e bovinos ocorre porque os nematódeos gastrintestinais mais frequentes são espécie-específicos.

    B) O sistema de pastejo rotacionado e alternado com bovinos adultos exerce efeito benéfico no controle da verminose somente nos ovinos.

    C) A preferência dos ovinos pelo estrato superior e dos bovinos pelo estrato inferior, além de aumentar a eficiência de pastejo, torna a pastagem mais homogênea.

    D) Os bovinos apresentam pastejo mais seletivo, enquanto os ovinos fazem um pastejo mais homogêneo, comendo a forragem como um todo.

    E) Infecções parasitárias por cestoides gastrointestinais, de hábitos hematófagos, são os causadores das maiores perdas na indústria de ovinos.

O Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), datado de 1952, sofreu nova regulamentação através dos Decretos n° 9.013, de 29 de março de 2017, e n° 9.069, de 31 de maio de 2017. A atualização incluiu temas ligados ao meio ambiente, à sustentabilidade e ao bem-estar animal. Além disso, o texto também foi compatibilizado com outras legislações, como o Código de Defesa do Consumidor e com o Decreto que institui o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA).
Analise as afirmativas abaixo de acordo com o documento atualizado:
1. Os produtos gordurosos não comestíveis serão desnaturados pelo emprego de fluoresceína, brucina e óleos minerais, de acordo com instruções do D.I.P.O.A. 2. É obrigatória a destinação de carcaças, de partes das carcaças, de ossos e de órgãos de animais condenados e de restos de todas as seções do estabelecimento, para o preparo de produtos não comestíveis, com exceção daqueles materiais que devem ser submetidos a outros tratamentos definidos em legislação específica. 3. As fêmeas em gestação adiantada ou com sinais de parto recente, não portadoras de doença infectocontagiosa, podem ser retiradas do estabelecimento. 4. A matança de emergência é permitida na ausência de funcionário da Inspeção Federal. 5. O novo RIISPOA não traz a informação de quais substâncias desnaturantes podem ser utilizadas no beneficiamento de produtos não comestíveis.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

    B) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

    C) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

    D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

    E) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...