Questão número 324569

Tomando-se como ponto de referência o programa de investigação resumido na célebre fórmula de Lasswell (1948) – “quem, diz o quê, por que canal, a quem, com que efeito?” –, pode-se dividir a história dos modernos estudos de comunicação em três períodos fundamentais. De acordo com Kurt Lang, no primeiro período da história relativa aos estudos da comunicação (de meados do século 19 até os anos 20 do século passado), estudiosos procuraram pesquisar as transformações trazidas pela Revolução Industrial, em que destacaram as mudanças na forma de comunicação pessoal e na mediatizada. Em relação a esse grupo de estudiosos, é correto afirmar que merece destaque

  • A. John Fiske, por ter apresentado um conjunto de referências provenientes da filosofia, da antropologia, da linguística, da sociologia, da psicossociologia, que explicavam a problemática comunicacional.
  • B. Weber, por ter proposto, no I Congresso de Sociólogos, em Frankfurt, em 1910, a constituição de uma sociologia da imprensa, que pode ser vista como a percursora da futura sociologia da comunicação.
  • C. Kurt Lewin, por ter alertado sobre a emergência da questão comunicacional.
  • D. Elihu Katz, por ter publicado uma obra sobre os efeitos da comunicação de massa.
  • E. Denis Mcquail, por ter apontado que a transmissão de mensagens procura produzir um determinado efeito sobre os receptores, centrando-se nas questões da eficácia e da exatidão da comunicação.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...