Questão número 330303

Em 1965, o pesquisador Harwood L. Childs fez uma análise comparativa dos vários conceitos acerca da opinião pública e concluiu que todos erravam ao restringir o sentido da expressão com base em alguma premissa limitante.

Em relação às conclusões de Childs referentes aos limites para os conceitos de opinião pública, assinale a alternativa correta.

  • A. Conceito: a opinião pública trata das reações e das afirmações definidas em situações aferidas durante entrevistas realizadas por pesquisadores. Limite: não explica quais são os critérios para a realização dessas entrevistas.
  • B. Conceito: a opinião pública compõe-se das opiniões das pessoas que o governo acha por bem respeitar e seguir. Limite: não explica que características essas pessoas devem ter para o governo respeitá-las e segui-las.
  • C. Conceito: a opinião pública trata das atitudes, dos sentimentos e das ideias de um grande número de pessoas acerca de um assunto público importante. Limite: não define com exatidão que assuntos públicos importantes seriam esses e quais não seriam.
  • D. Conceito: a opinião pública é algo que, embora não seja necessariamente consensual, é majoritariamente aceito. Limite: não leva em consideração quais seriam os meios para se aferir com exatidão a opinião pública majoritária de um país, uma vez que mesmo as pesquisas mais minuciosas não conseguem abarcar contingentes populacionais muito numerosos e estabelecem estatísticas com base em uma média cotejada por amostragem.
  • E. Conceito: a opinião pública é um julgamento social ou uma consciência comunitária definida a respeito de uma questão de interesse geral, após discussão racional. Limite: não leva em conta que o processo de formação da opinião pública nem sempre é racional.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...