Questão número 330304

Quanto às várias definições de teóricos relativas à opinião pública, assinale a alternativa correta.

  • A. Jean Jacques Rousseau, na metade do século 18, na obra O Contrato Social, contesta a afirmação de que a vontade do povo é a única origem da soberania e das leis. Para ele, a vontade do povo não pode ser mensurada e, portanto, não pode ser contemplada pelos legisladores, aos quais se destina a responsabilidade de conduzir o interesse público.
  • B. David Hume, no conhecido Ensaio sobre o Entendimento Humano, refuta a tese de que a soberania da opinião pública, longe de ser uma aspiração utópica, é o que pesa e pesará sempre, em todas as horas, nas sociedades humanas. Para ele, a opinião pública é e sempre será manipulada pelos interesses escusos dos legisladores.
  • C. Walter Lippmann, no livro The Phantom Public, admite que uma sociedade, independentemente das próprias leis, da cultura, do nível de formação e das crenças, inevitavelmente responderá homogeneamente a respeito das mesmas questões, uma vez que estas são comuns a toda a humanidade.
  • D. Harwood L. Childs contesta a definição de opinião pública como um juízo relativo aos sentimentos de grupos de indivíduos dos mais informados, inteligentes e moralmente superiores da sociedade a respeito de qualquer assunto. Segundo o referido teórico, tal definição elitiza o sujeito da opinião pública, uma vez que não existem critérios objetivos para definir quem sejam os “moralmente superiores”. Além disso, o conceito expõe clara visão discriminatória, pois estabelece uma distinção entre as opiniões de indivíduos que devem ser considerados com mais deferência, em detrimento dos pareceres de outros indivíduos julgados como pessoas de “segunda classe”.
  • E. John Dewey, na obra The Public and Its Problems, não concorda com a definição de que a opinião pública é o julgamento formado e levado em consideração por aqueles que constituem o público e diz respeito a negócios públicos. Segundo o teórico, determinados problemas comuns a toda uma coletividade, quando contemplados sob a ótica da dimensão privada de cada indivíduo, são apropriados de forma peculiar e particular e assumem nuances distintas, a partir da vivência e das experiências individuais, o que pode influenciar a opinião pública.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...