Questões de Administração Pública do ano 2015

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Considerando aspectos diversos relacionados à administração pública, julgue os itens de 187 a 190. As agências reguladoras constituem instrumento de intervenção estatal direta no domínio econômico, uma vez que impõem comportamentos definidos pela autoridade do Estado.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal tem por finalidade, EXCETO:

  • A. Formular o planejamento estratégico municipal.
  • B. Gerenciar o processo de planejamento e orçamento federal.
  • C. Formular o Plano Plurianual, as Diretrizes Orçamentárias e os Orçamentos Anuais.
  • D. Formular planos nacionais, setoriais e regionais de desenvolvimento econômico e social.
  • E. Promover a articulação com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, visando a compatibilização de normas e tarefas afins aos diversos sistemas, nos planos federal, estadual, distrital e municipal.

Julgue os itens subsecutivos, relativos à evolução da administração pública no Brasil. Com a reforma administrativa de 1967, buscou-se melhorar a dinâmica de funcionamento da administração pública, por meio da descentralização de várias atividades para a administração indireta, como autarquias e fundações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, relativos à evolução da administração pública no Brasil. No primeiro período do governo Vargas, a administração pública passou por intenso processo de racionalização com a implantação do modelo de administração burocrática.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das reformas administrativas no Brasil e da organização administrativa da União, julgue os itens a seguir. A administração federal foi o foco do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, que também incluiu as administrações estaduais e municipais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das reformas administrativas no Brasil e da organização administrativa da União, julgue os itens a seguir. A reforma administrativa de 1967, realizada por meio do Decreto-lei n.º 200, ampliou a administração indireta, transferindo atividades para fundações e empresas públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Imagine que uma determinada entidade integrante da Administração Pública pretenda implementar uma metodologia de Planejamento Estratégico visando à melhoria dos serviços disponibilizados ao cidadão e o alinhamento com as políticas públicas determinadas para sua execução, bem como a avaliação de desempenho dos seus colaboradores. Entre as ferramentas disponíveis e consagradas para o atingimento dos objetivos almejados, poderá utilizar

  • A. o Balanced Score Card − BSC, que contempla um conjunto equilibrado de indicadores financeiros e não financeiros.
  • B. a Gestão por Competências, que alinha visão, missão e estratégias de atuação da organização.
  • C. o BMP − Business Process Management, que indica os resultados que poderão ser alcançados em diferentes cenários projetados.
  • D. o Ciclo PDCA, que possui foco no enxugamento organizacional (downsizing) como forma de propiciar o aumento da eficiência na prestação dos serviços e a valorização dos melhores colaboradores.
  • E. o CPM − Critical Path Method, denominado método do caminho crítico, que identifica os principais desafios e oportunidades da organização.

Como componente do processo organizacional da Administração pública, a avaliação é um importante instrumento, pois seu resultado permite aprimorar o desempenho individual e organizacional. Considerando os momentos e os objetivos de uma política, a avaliação

  • A. ex ante é realizada durante a execução para monitoramento de sua efetividade.
  • B. de processo é realizada antes do início da execução, para verificar a sua eficiência.
  • C. ex post é realizada após a execução para propor ações que aprimorem a sua eficiência.
  • D. de resultado é realizada durante a execução para propor ações que melhorem a sua eficiência e eficácia.
  • E. de impacto é realizada durante ou após a execução, para verificar se os objetivos foram atingidos e quais são os seus resultados e efetividade.

A adoção dos princípios da gestão da qualidade total pela Administração pública pode ser considerada como um avanço na melhoria do relacionamento com a sociedade e da prestação de serviços aos usuários. Para as organizações públicas, uma das principais consequências da implantação desse sistema é a

  • A. aceitação de que o setor público possui clientes, considerando-se nessa condição cada usuário específico e direto de um determinado serviço.
  • B. adoção de parcerias público-privadas para a viabilização da qualidade dos serviços públicos.
  • C. adoção de técnicas de downsizing e descentralização na prestação de serviços públicos.
  • D. adoção de técnicas estatísticas para inspecionar os serviços públicos prestados.
  • E. adoção de tecnologia da informação para redução de custos operacionais na execução dos serviços públicos.

O movimento da Nova Gestão Pública − NGP sugere novos paradigmas gerenciais para a Administração pública, um dos quais é a gestão por resultados. É característica desse modelo:

  • A. descentralização, transferindo recursos e atribuições para os governos subnacionais.
  • B. desconcentração administrativa, pela delegação de competência aos administradores públicos, transformando- os em gerentes cada vez mais autônomos.
  • C. centralização das decisões, com confiança limitada e não desconfiança total no servidor.
  • D. desconcentração administrativa, com controle a posteriori, e não controle passo a passo, dos processos administrativos.
  • E. passagem de uma gestão autocentrada para uma abordagem que se orienta pela identificação e atendimento às necessidades e interesses dos cidadãos.
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