Questões de Administração Pública da Universidade Federal do Goiás (UFGO)

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Nos anos 1990, a administração pública brasileira passou por uma reforma administrativa que promoveu várias mudanças tanto no plano administrativo quanto no plano jurídico, com a permissão para a contração de entes privados para a prestação de serviços de interesse público. Pode-se apontar como um exemplo desse tipo de mudança a permissão para o administrador público contratar

  • A. organizações da administração indireta.
  • B. empresas privadas.
  • C. empresas de capital misto.
  • D. organizações sociais.

Segundo Matias-Pereira (2010), o movimento da nova gestão pública está apoiado em várias teorias, com destaque para a teoria

  • A. institucional.
  • B. da agência.
  • C. da mudança.
  • D. motivacional.

A proposta inicial da administração pública burocrática era combater a corrupção e o nepotismo, seguindo princípios como os da impessoalidade. Com o tempo, esse tipo de administração passou a sofrer críticas, dentre outras, pela seguinte razão:

  • A. objetivos de difícil especificação.
  • B. falta de planejamento para suas metas.
  • C. meios mais importantes que os fins.
  • D. facilitação de ingresso de corruptos.

As mudanças na administração pública contemporânea respondem, em parte, às pressões sociais por prestação de conta das ações de seus governantes. O governante que presta contas à sociedade, promovendo a transparência de sua gestão, está desenvolvendo um sistema de

  • A. eficiência.
  • B. management.
  • C. participação.
  • D. accountability.

A função controle da administração pública é desempenhada por órgãos internos e externos à administração, o que demonstra a preocupação do legislador com essa função administrativa na administração pública. No entanto, Matias- Pereira (2010) argumenta que muitos problemas permanecem na administração porque

  • A. a preocupação do controle tem se concentrado mais no cumprimento da legislação e menos na gestão.
  • B. o Legislativo, que é o responsável pela função controle externo, apresenta dificuldades para controlar.
  • C. a função controle na administração pública é menos importante do que na administração de empresas.
  • D. o foco do controle interno na administração pública está voltado para o atendimento dos interesses do controle externo.

Do ponto de vista legal e administrativo, a principal ferramenta de planejamento de médio e longo prazos na administração pública brasileira é o

  • A. planejamento estratégico.
  • B. plano plurianual.
  • C. planejamento operacional.
  • D. plano por programas.

Matias-Pereira (2010) afirma que é importante para a administração pública o desenvolvimento de ações e práticas que envolvam a participação dos cidadãos na formulação e implementação de políticas públicas. Essa participação refere-se a

  • A. accountability.
  • B. coprodução de serviços públicos.
  • C. governance.
  • D. transparência nos serviços públicos.

As diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras dela decorrentes, bem como para os programas de duração continuada, são previstos

  • A. no orçamento público.
  • B. nas diretrizes orçamentárias.
  • C. no plano plurianual.
  • D. no planejamento operacional.
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