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Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O princípio de respeito aos fundos ou princípio da proveniência é um dos pilares da arquivologia. Com relação a esse princípio, assinale a opção correta.
A aplicação do princípio de respeito aos fundos separa o arquivo em três fases: a corrente, a intermediária e a permanente.
Esse princípio designa um conjunto de operações que, a partir da avaliação de documentos, promove a guarda temporária ou permanente dos documentos.
Esse princípio permite a elaboração de um instrumento de pesquisa destinado à orientação dos usuários no conhecimento e utilização dos fundos que integram o acervo de um arquivo permanente.
Esse princípio é um elemento de identificação das unidades de arquivamento, constituído de números, letras ou combinação de números e letras, que permite a localização dos documentos.
Esse princípio determina que os documentos provenientes de uma mesma fonte geradora de arquivo devem ser mantidos reunidos.
A legislação arquivística nacional tem avançado muito em relação aos aspectos ligados à cidadania e à função social dos arquivos, relacionando-os à difusão da informação para o pleno exercício da cidadania e da pesquisa científica. Nesse sentido, estabelece procedimentos relativos à declaração de interesse público e social de arquivos privados que contenham documentos relevantes para a história, a cultura e o desenvolvimento nacional. A declaração de interesse público e social de arquivos privados é de competência do Presidente da(o)
República.
Câmara.
Comissão.
Conarq.
Sinar.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens subsecutivos, relativos às atividades de arquivo.
A higienização dos documentos, uma importante atividade de conservação de documentos de arquivo, pode ser realizada utilizando-se pano macio, escova ou aspirador de pó, e é recomendada, principalmente, em documentos considerados de guarda permanente.
Em relação à gestão dos arquivos permanentes, julgue os itens a seguir.
Se o arquivo permanente visa atender ao pesquisador, o arranjo não deve basear-se na forma administrativa.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os próximos itens, referentes ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos.
Para a adequada organização e preservação de documentos de arquivo e o acesso às informações neles contidos, é necessário estabelecer um conjunto de rotinas, procedimentos e métodos de arquivamento, compatíveis entre si, denominado sistema de arquivamento.
Em relação à gestão dos arquivos permanentes, julgue os itens a seguir.
Na gestão de arquivos permanentes, dispensa-se a ordenação por fundos.
A gestão documental trata de um dos ativos mais importantes de uma organização, pois, além de manter o conhecimento produzido na instituição, ainda tem a responsabilidade de guardar e proteger os documentos de arquivo. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.
O conjunto de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser preservados em definitivo compõe o arquivo permanente.
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Julgue os seguintes itens, que tratam de tipologias documentais e suportes físicos.
A maioria das caixas e pastas disponíveis no mercado para o acondicionamento de documentos é feita de papéis e papelões ácidos, que apresentam em sua composição elementos químicos prejudiciais à conservação do documento, como lignina e enxofre.
Julgue os itens que se seguem, referentes aos instrumentos de pesquisas.
O arranjo em fundos torna o arquivo permanente organizado e lógico, contudo, é a descrição que possibilita que os dados contidos nos arquivos cheguem aos pesquisadores.
Julgue os itens que se seguem, referentes aos instrumentos de pesquisas.
Existem instrumentos de pesquisa genéricos e globalizantes, como, por exemplo, os índices, e os detalhados e específicos, que tratam de parcelas do acervo, como os inventários e catálogos.
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