Questões de Arquivologia do ano 2017

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No modelo de análise tipológica preconizado, de modo pioneiro, pelo Grupo de Arquivistas de Madri (Espanha), registram-se informações sobre uma série de características e atributos dos documentos, entre os quais figuram

  • A. a quantidade de itens similares no fundo de que fazem parte e o material empregado em seu acondicionamento.
  • B. o título, o valor probatório e a entidade que assumiu sua custódia.
  • C. o processamento técnico a que foram submetidos e seu valor primário.
  • D. o tipo, a entidade produtora e a legislação que lhes confere legitimidade.
  • E. a credibilidade de seu conteúdo manifesto e os sinais de validação utilizados pela entidade produtora.

O meio pelo qual uma autoridade (executiva ou judicial) profere suas decisões, de caráter final ou interlocutório, exaradas diretamente nos expedientes que são submetidos a sua apreciação ou em folha separada constante de processo, recebe o nome de

  • A. sentença.
  • B. despacho.
  • C. parecer.
  • D. comentário.
  • E. sugestão.

Assinaturas, carimbos, timbres e selos, marcas convencionais de autenticidade de um documento, constituem o que os profissionais de arquivo chamam de

  • A. sinais de validação.
  • B. indicadores de qualidade.
  • C. valores agregados.
  • D. fatores de segurança.
  • E. elementos de follow-up.

Os sistemas informatizados de gestão de documentos e processos administrativos e judiciais, as tabelas processuais unificadas e a lista de verificação para baixa definitiva de autos constituem, entre outros, instrumentos do

  • A. Programa Memória do Mundo, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura − Unesco.
  • B. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional − Iphan.
  • C. Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário − Proname.
  • D. Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão de Processos e Documentos do Poder Judiciário − Moreq- Jus.
  • E. Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos − e-ARQ Brasil.

O prontuário funcional é um exemplo típico de documento

  • A. composto.
  • B. heterógrafo.
  • C. cifrado.
  • D. hológrafo.
  • E. apócrifo.

Os termos a serem empregados, tanto no momento da indexação quanto no da recuperação, no âmbito dos sistemas de informação, compõem o chamado

  • A. quadro de equivalência.
  • B. dicionário especializado.
  • C. glossário técnico.
  • D. instrumento de referência.
  • E. vocabulário controlado.

Entende-se por aquisição a

  • A. ação formal em que se funda a transmissão de propriedade de documentos e arquivos.
  • B. responsabilidade jurídica, temporária ou definitiva, de guarda e proteção de documentos dos quais não se detém a propriedade.
  • C. precedência na compra de documentos submetidos a venda pública, em favor de uma entidade estatal.
  • D. entrada de documentos em um arquivo, como resultado da cessão de sua propriedade por pessoa física ou jurídica, a título gratuito e em caráter irrevogável, mediante instrumento legal.
  • E. doação resultante de disposição testamentária ou de manifestação de última vontade.

Segundo Janice Gonçalves, autora do manual Como classificar e ordenar documentos de arquivo (São Paulo, 1998), é em decorrência da distinção tradicional entre “classificação” e “arranjo” que os esquemas ou quadros gerais que os expressam costumam ser denominados diferentemente: plano de classificação (para os documentos de caráter corrente) e quadro de arranjo (para os documentos de caráter permanente). Ambos, porém, têm a finalidade de

  • A. encaminhar documentos à guarda temporária ou permanente, indicando também eventuais mudanças de suporte.
  • B. distribuir as áreas de depósito do arquivo, indicando o local das estantes já ocupadas e dos espaços ainda disponíveis.
  • C. determinar prazos para transferência, recolhimento, eliminação e reprodução de documentos.
  • D. traduzir visualmente as relações hierárquicas e orgânicas entre as classes definidas para a organização da documentação.
  • E. estabelecer relação de concordância entre diferentes notações dos mesmos documentos.

Em uma instituição arquivística, compete ao serviço de referência

  • A. introduzir o público escolar, sobretudo das séries iniciais, na utilização dos documentos do acervo.
  • B. promover a divulgação do órgão junto à comunidade, por meio de publicações, exposições, cursos e outras atividades.
  • C. orientar o usuário em relação aos documentos de seu interesse, informando-o sobre os instrumentos de pesquisa disponíveis.
  • D. conceber, elaborar e publicar instrumentos de pesquisa que favoreçam o acesso a seu acervo.
  • E. editar boletins informativos que divulguem seu programa de atividades, dando notícia também dos eventos promovidos.

Atenção: Os instrumentos de pesquisa, nos arquivos permanentes, variam conforme a unidade que se toma como referência no processo descritivo. Com base nessa afirmação, responda às questões de números 62 a 64. O instrumento de pesquisa que toma por unidade de referência o acervo de uma instituição é o

  • A. guia.
  • B. inventário.
  • C. catálogo.
  • D. catálogo seletivo.
  • E. índice.
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