Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

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No contexto arquivístico, a transferência da propriedade legal de arquivos resultante de mudanças da soberania territorial, da divisão administrativa de estados e municípios, próprio das pessoas físicas ou jurídicas, é denominada

  • A. sucessão arquivística.
  • B. herança memorial.
  • C. patrimônio arquivístico.
  • D. transferência patrimonial.
  • E. fundo patrimonial.

Em um arquivo privado de uma instituição, os documentos são arquivados por método de ordenação que tem por eixo um plano prévio de distribuição dos documentos em dez grandes classes, cada uma podendo ser subdividida em dez subclasses e assim por diante. Qual é o método utilizado por essa instituição?

  • A. Método decimal.
  • B. Método dígito-terminal.
  • C. Método duplex.
  • D. Método numérico – cronológico.
  • E. Método geográfico.

O instrumento utilizado pelos arquivistas, definido por um esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido, é denominado

  • A. planificação.
  • B. plano de armazenamento.
  • C. plano de classificação.
  • D. plano de emergência.
  • E. plano de destinação.

Qual é a disciplina que tem como objeto o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos?

  • A. Linguística.
  • B. Heráldica.
  • C. Diplomática.
  • D. Numismática.
  • E. Paleografia.

O conceito de forma está associado ao de

  • A. suporte.
  • B. formato.
  • C. tradição documental.
  • D. espécie.
  • E. técnica de registro.

Ao definir série como "subdivisão do quadro de arranjo que corresponde a uma sequência de documentos relativos a uma mesma função, atividade, tipo documental ou assunto", o Dicionário brasileiro de terminologia arquivística (Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005) associa este conceito ao de

  • A. dossiê.
  • B. subclasse.
  • C. grupo.
  • D. classe.
  • E. subgrupo.

Foi a partir da Constituição de 1946 que a Justiça do Trabalho deixou de ser uma instituição vinculada ao Poder Executivo, passando a integrar o Poder Judiciário. Tal circunstância coloca, para aqueles que lidam com a documentação trabalhista ao longo do tempo, um problema de

  • A. depósito legal.
  • B. jurisdição arquivística.
  • C. controle de acervo.
  • D. derrogação.
  • E. transferência.

A implantação de repositórios digitais confiáveis, elemento fundamental para assegurar a preservação e a autenticidade de longo prazo dos materiais digitais, vem sendo objeto de discussão desde a década de 1990. O modelo conceitual de referência, então elaborado, ficou consolidado

  • A. na Nobrade − Norma Brasileira de Descrição Arquivística.
  • B. no OAIS − Open Archival Information System.
  • C. na EAD − Encoded Archival Description.
  • D. na ISAD (G) − General International Standard Archival Description.
  • E. no EAC − Encoded Archival Context.

O sistema registratur, de classificações apriorísticas que controlam a produção de documentos, foi adotado nos arquivos da

  • A. Holanda.
  • B. França e da Bélgica.
  • C. Alemanha e da Europa Central.
  • D. Espanha.
  • E. Grã-Bretanha.

O conjunto de documentos do mesmo tipo, produzido por um mesmo órgão em decorrência do exercício da mesma função, subfunção e atividade, forma

  • A. um fundo.
  • B. uma série.
  • C. um grupo.
  • D. um dossiê.
  • E. uma peça.
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