Questões sobre Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário

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Diariamente, empresas e organizações recebem correspondências e documentos. São convites, contratos, contas a pagar, correspondências particulares de funcionários etc. Tudo deve ser registrado, expedido para o setor ou o funcionário a que se destina e, finalmente, conforme o caso, arquivado. É no protocolo que se inicia a gestão documental. O protocolo é o serviço encarregado do recebimento, do registro, da classificação, da distribuição, do controle da tramitação e da expedição de documentos. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta tarefa(s) que não faz(em) parte dos serviços de protocolo.

    A) abrir e ler toda e qualquer correspondência recebida

    B) carimbar, com data e número de protocolo, o documento no espaço reservado para esse fim (em geral, no canto superior direito)

    C) registrar, em ficha própria, para onde o documento será encaminhado e o código atribuído a ele quando foi classificado

    D) verificar se há antecedentes dessa correspondência no arquivo e, se houver, providenciar a juntada ou a inserção de documentos

    E) receber de volta documentos vindos dos locais para onde originalmente foram enviados, anotar, em suas respectivas fichas de protocolo, o novo destino que eles terão e providenciar o reenvio

A respeito de protocolo e arquivo, julgue o item.


As atividades de protocolo, expedição e arquivo corrente são integradas, com vistas à racionalização de tarefas comuns. As atividades dos arquivos correntes são divididas em quatro setores: protocolo; expedição; arquivamento; e destinação.

A respeito de protocolo e arquivo, julgue o item.


A posição em que são dispostos os documentos, e não a forma dos móveis, distinguirá os tipos de arquivamento (horizontal ou vertical). No tipo horizontal, os documentos são dispostos um atrás do outro, permitindo sua rápida consulta.

Julgue o item.


No caso de documentos particulares e sigilosos, o protocolo deverá adotar uma rotina especial, já que estes só podem ser abertos pelo destinatário. O protocolo controla o recebimento e a distribuição (entrega), seja por meio de um livro de protocolo ou de um sistema próprio para isso.

Julgue o item.


Expedição é a entrega dos documentos aos setores por onde os documentos começarão a tramitar. Normalmente, é feita no mesmo dia em que se deu entrada aos documentos no órgão ou, no máximo, no dia seguinte, para que assuntos que exijam urgência não sejam prejudicados por ficarem parados no setor de protocolo.

Julgue o item.


Em regra, os documentos devem ser lidos pelo protocolo no momento de sua entrada, a fim de identificar seus assuntos. Isso implica a abertura dos envelopes que chegam lacrados. O setor de protocolo pode, portanto, abrir a correspondência e identificar os dados de todos os documentos para efetuar o registro.

Com relação à classificação de documentos e aos instrumentos de gestão arquivística, assinale a opção correta.

    A) A classificação de documentos é exclusivamente uma organização física do acervo, enquanto a eliminação é uma organização intelectual.

    B) O código de classificação de documentos apresenta a identificação dos prazos de guarda dos documentos.

    C) A listagem de eliminação de documentos é suficiente para que a documentação selecionada seja descartada, sem a necessidade de autorização.

    D) O código de classificação de documentos estabelece critérios para a microfilmagem de documentos e para o recolhimento de documentos.

    E) A classificação de documentos é uma atividade que deve retratar a vida das instituições, sendo fiel às suas estruturas e funções.

Acerca das funções arquivísticas de classificação, avaliação e descrição, julgue o item que se segue.
O resultado do processo de avaliação pode ser concretizado na tabela de temporalidade, no plano de destinação ou no plano de arquivos.

Acerca das funções arquivísticas de classificação, avaliação e descrição, julgue o item que se segue.
Dois métodos de avaliação de documentos de arquivo são a teoria dos valores de Schellenberg e a abordagem canadense denominada avaliação funcional.

Acerca das funções arquivísticas de classificação, avaliação e descrição, julgue o item que se segue.
Para que a macroavaliação seja aplicada, é necessário que os documentos sejam classificados de acordo com a estrutura organizacional das instituições.

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