Questões de Arquivologia da EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias

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Ao registro de informações originais, único e autêntico que foi gerado no curso de uma atividade prática, dá-se o nome de:

  • A. Documento arquivístico.
  • B. Documento de precaução.
  • C. Documento de recolhimento.
  • D. Documento de auditoria.

A passagem de documentos do arquivo corrente para o intermediário é denominada:

  • A. Transcrição.
  • B. Tramitação.
  • C. Transferência.
  • D. Transposição.

Os procedimentos referentes à produção, tramitação, avaliação e armazenamento de documentos são caracterizados como:

  • A. Recolhimento.
  • B. Organicidade.
  • C. Classificação de fundos.
  • D. Gestão de documentos.

Com relação à natureza dos documentos, são considerados como arquivos especializados:

  • A. Aqueles que já foram disponibilizados para consulta pública.
  • B. Aqueles que contêm documentos específicos de um campo do saber.
  • C. Aqueles que armazenam fotografias.
  • D. Aqueles que se baseiam na Lei de Acesso a Informação.

Princípio norteador que determina que as diferentes espécies/tipologias de documentos de arquivos são únicas para o cumprimento de seus propósitos ou seus efeitos, sendo que não podem ser substituídas por nenhuma outra:

  • A. Princípio da tipologia documental.
  • B. Princípio da naturalidade.
  • C. Princípio da proveniência.
  • D. Princípio da unicidade.

No âmbito dos arquivos, o diagnóstico caracteriza-se como atividade de:

  • A. Análise da autenticidade de determinados documentos.
  • B. Análise da situação, dos aspectos relativos ao funcionamento dos arquivos.
  • C. Analise documental.
  • D. Análise dos assuntos que compõem os arquivos.

Instrumento de destinação, o qual determina prazos para transferência, recolhimento e eliminação dos documentos:

  • A. Tabela de temporalidade.
  • B. Tabela de produção de documentos.
  • C. Tabela de recuperação dos documentos.
  • D. Tabela de autenticidade dos documentos.

Instrumento de pesquisa que descreve as unidades documentais com o intuito de indicar a localização de cada documento:

  • A. Tesauro.
  • B. Plano de registro.
  • C. Catálogo.
  • D. Plano de distribuição.

Base física sobre a qual a informação arquivística é registrada:

  • A. Guia.
  • B. Plano de classificação.
  • C. Suporte.
  • D. Plano de registro.

Metodologias preestabelecidas de inserção dos documentos nos arquivos:

  • A. Método alfabético; numérico e alfanumérico.
  • B. Método alfabético; geográfico e aleatório.
  • C. Método alfabético; cumulativo e alfanumérico.
  • D. Método alfabético; geográfico e geral.
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