Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação às etapas da campanha publicitária, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    o planejamento publicitário deve centralizar, coordenar e integrar todos os fatores necessários à realização dos objetivos mercadológicos e de propaganda, devendo prever avaliação e ajustamento constantes.

  • B.

    o trabalho da área de criação consiste em gerar idéias que comuniquem aquilo que se definiu que deve ser transmitido aos diversos segmentos de públicos e em escolher os meios e os veículos de comunicação adequados para atingi-los.

  • C.

    na etapa de produção, os profissionais de criação devem acompanhar o trabalho dos fornecedores e produtores e alterar as peças buscando melhorar o resultado final.

  • D.

    a aprovação da criação e da mídia deve ser feita pela direção da empresa anunciante sem a interferência de qualquer setor da agência.

A assessoria de imprensa de um órgão público desenvolveu uma política de comunicação que enfatizou a veiculação de informações para os cidadãos através de comunicados da direção do órgão, minimizando entrevistas dos ocupantes dos cargos públicos, apenas para atender demandas específicas.

Essa política teve como foco aplicar o princípio da comunicação pública da:

  • A. transparência;
  • B. interatividade;
  • C. legalidade;
  • D. legitimidade;
  • E. impessoalidade.

Um briefing deve ser:

  • A.

    bastante extenso de forma a passar para a agência todas as informações necessárias para a criação da campanha publicitária, prescindindo, assim, da pesquisa.

  • B.

    resumido e passível de modificações e ajustes ao longo do planejamento da campanha.

  • C.

    a base do planejamento de propaganda, associado às informações provenientes de pesquisa.

  • D.

    aprovado por quem tenha poderes para alterá-lo, devendo conter informações sobre o produto e o mercado, ainda que de forma superficial.

Um assessor de imprensa orienta um entrevistado a não mencionar determinado assunto durante uma entrevista exclusiva agendada para o dia seguinte com um jornalista da mídia impressa, a não ser para explicar detalhes sobre o motivo de a informação não poder ser publicada, no que é conhecido como:

  • A. media training;
  • B. off the record;
  • C. copidesque;
  • D. fast news;
  • E. agenda setting.

São etapas do processo de realização da propaganda, em ordem crescente de execução:

  • A.

    pesquisa; definição de objetivos; planejamento; criação e planejamento de mídia; aprovação; produção e compra da mídia; veiculação; aferição dos resultados.

  • B.

    definição de objetivos; pesquisa; planejamento; criação e planejamento de mídia; aprovação; produção e compra da mídia; veiculação; aferição dos resultados.

  • C.

    definição de objetivos; pesquisa; planejamento de mídia; planejamento; criação; aprovação; produção e compra da mídia; veiculação; aferição dos resultados.

  • D.

    pesquisa; definição de objetivos; planejamento; criação; aprovação; planejamento de mídia; compra da mídia; produção; veiculação; aferição dos resultados.

Assinale a afirmação CORRETA.

  • A.

    O slogan deve conter uma idéia sobre o produto, o serviço ou a empresa, e consiste em uma frase essencialmente original e de fácil memorização, ainda que longa.

  • B.

    Approach é o tratamento, a abordagem ou o enfoque dado ao anúncio.

  • C.

    O lay-out expressa a estrutura da peça publicitária e deve considerar o percurso vertical da leitura.

  • D.

    Folder é uma peça publicitária com dobras, podendo ter uma ou mais folhas.

Em relação à criação publicitária para Internet, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    Banner é a imagem digital não animada inserida nas páginas de um website, contendo marca ou mensagem da empresa, produto ou serviço com objetivo promocional.

  • B.

    a Internet ainda vai levar muito tempo para ser caracterizada como uma mídia publicitária capaz de realizar tarefas de comunicação ligadas à propaganda, promoção e outras ferramentas de marketing.

  • C.

    Hotsite é um website temporário para lançamento de um produto, uma promoção ou uma informação urgente na internet.

  • D.

    Webmaster é um software específico para a masterização de imagens para a internet, compatível com a linguagem HTML.

São veículos de comunicação dirigida, EXCETO:

  • A.

    Correspondência interna, alto-falante, exposição.

  • B.

    Manual de empregados, jornal interno, spot.

  • C.

    Mala direta, rádio-comunicação, treinamento.

  • D.

    Relatório, intercomunicador, conferência.

A comunicação dirigida caracteriza-se por:

  • A.

    buscar atingir públicos identificados através de veículos escritos e orais de grande abrangência.

  • B.

    elaborar mensagens eficientes, bem planejadas e estruturadas, para um público específico, independente da escolha do veículo de comunicação, visando obter feedback em tempo reduzido.

  • C.

    criar veículos de comunicação sempre novos e específicos para determinado público, visando gerar mudanças de comportamento permanentes no mesmo.

  • D.

    transmitir informações para estabelecer comunicação restrita, orientada e freqüente com um determinado número de pessoas identificadas e homogêneas.

Em relação a peças publicitárias, é CORRETO afirmar:

  • A.

    Os spots têm um expressivo poder de "recall" devido à capacidade de memorização que a música possui.

  • B.

    O cartaz é uma peça de comunicação gráfica utilizada das mais diversas formas, não podendo ultrapassar a dimensão de 96 x 66cm.

  • C.

    Após a aprovação da edição básica de um VT, é feita sua finalização, com a edição on-line nas ilhas digitais; acréscimo da trilha sonora final, inclusão de efeitos especiais digitais e de letreiros e assinaturas.

  • D.

    O encarte é uma peça publicitária gráfica, veiculada exclusivamente dentro de jornais, devendo ter formato igual ao do veículo no qual será encartado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...