Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma das grandes preocupações de gestores de comunicação organizacional está na disseminação de informações distorcidas e inverídicas que circulam nas mídias digitais, com velocidade cada vez maior, e que podem causar grandes danos à imagem de pessoas e instituições.

Esse tipo de informação é conhecido como:

  • A. gatekeeper;
  • B. information managing;
  • C. flooding;
  • D. news maker;
  • E. fake news.

Sobre o papel da assessoria de imprensa, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Uma boa assessoria de imprensa é aquela que toma iniciativas, que tem no seu DNA um olhar preventivo e mostra-se capaz de reagir rapidamente sempre que as circunstâncias assim o determinarem.
  • B. Ao organizar as atividades, cabe à assessoria de imprensa formalizar o planejamento das políticas, planos, programas e projetos, bem como as estratégias de atuação.
  • C. Em situações de emergência, como um acidente, a decretação de uma greve, uma invasão, nas quais prevalece o elemento-surpresa, cabe à assessoria de imprensa, ante a possibilidade de ver a versão prevalecer sobre o fato, agir rapidamente.
  • D. No caso de notícias triviais, comuns, o press release deve ser enviado para toda a redação, de preferência genericamente.

Sobre a relação entre assessor de imprensa e jornalista, assinale V as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O acessor de imprensa deve ser proativo, ter iniciativa e ser estratégico na busca de soluções.

( ) O acessor de imprensa deve entrar em contato com o jornalista duas ou três vezes ao dia.

( ) O acessor de imprensa deve pedir para ler o texto do jornalista antes da publicação.

( ) O acessor de imprensa deve conquistar credibilidade e respeitabilidade técnica.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V F F V.
  • B. F F F V.
  • C. V V F V.
  • D. F V V F.

Com relação aos valores-notícia, ou seja, a critérios de relevância e atualidade de uma notícia, é INCORRETO afirmar que

  • A. o fator tempo é um valor-notícia na medida em que a existência de um acontecimento atual, já transformado em notícia, pode servir de gancho para outro acontecimento ligado a esse assunto.
  • B. os valores-notícia são imutáveis, não variando de uma empresa jornalística para outra.
  • C. quanto maior for a relevância do fato, maior é a chance de a notícia ser notada. Cabe ao jornalista saber identificar essa relevância e mostrá-la ao leitor.
  • D. a direção da organização jornalística (ou seus donos) podem influenciar o peso dos valores-notícia com sua política editorial, às vezes por razões pessoais, dando prioridade a certo assunto ou tema.

Considerando a comunicação no processo de mobilização social, é INCORRETO afirmar que

  • A. a mobilização é entendida como um processo de convocação de vontades para uma mudança de realidade.
  • B. envolve o compartilhamento de discursos, visões e informações e, por isso, exige ações amplas em comunicação.
  • C. a comunicação para mobilização é também libertadora, já que um sujeito tenta invadir ou manipular o outro.
  • D. o desafio da coordenação de ações é o de gerar e manter canais desobstruídos para que os públicos interajam entre si e com o projeto.

A forma mais adequada para avaliar a gestão estratégica da comunicação organizacional de uma instituição não comercial se dá através da gestão do(a):

  • A. imagem;
  • B. relacionamento;
  • C. audiência;
  • D. centimetragem;
  • E. clipping.

Considerando as características do rádio, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. O rádio é, entre as três mídias (rádio, televisão, jornal), a que melhor pode fazer coincidir tempo do acontecimento e tempo da escuta.
  • B. O rádio é, por excelência, a mídia da transmissão direta e do tempo presente. No rádio, a distância fica quase abolida.
  • C. A escuta do rádio não exige o mesmo tipo de concentração, por exemplo, daquela que é necessária para a leitura de um jornal.
  • D. O rádio é essencialmente voz, sons, música e ruído. Produz-se uma magia particular por meio da presença de encenação.

Um dos termos mais utilizados na comunicação organizacional contemporânea é “stakeholder”.

O termo em português que melhor representa essa palavra inglesa é:

  • A. público;
  • B. patrocinador;
  • C. direção de setor;
  • D. colaborador;
  • E. agente regulador.

Em relação às características do jornalismo impresso, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. É essencialmente uma área escritural, feita de palavras, de gráficos, de desenhos e imagens fixas sobre um suporte de papel.
  • B. Por definição, o jornalismo impresso pode fazer coincidir tempo e acontecimento, tempo de escritura, tempo de produção da informação e tempo de leitura.
  • C. É caracterizado pela relação distanciada entre aquele que escreve e aquele que lê, a ausência física da instância de emissão para com a instância de recepção.
  • D. É necessário um certo tempo de fabricação do produto, depois, um tempo de transporte e um tempo de leitura.

Em relação ao modelo comunicativo semiótico-informacional, é INCORRETO afirmar que

  • A. é caracterizado pela capacidade difusora da comunicação na transferência do mesmo conteúdo a um vasto público de forma homogênea.
  • B. a mensagem tem uma forma significante que pode ser preenchida com vários significados, contanto que existam vários códigos que estabeleçam regras de correlação entre determinados significantes e significados.
  • C. o modelo semiótico-informacional coloca, como elemento constitutivo da comunicação, o seu caráter intrínseco de processo negocial.
  • D. os destinatários não recebem mensagens simples a partir de códigos conhecidos mas, sim, por meio de um conjunto de práticas textuais.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...