Questões de Comunicação Social

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São funções da publicidade nas Relações Públicas, EXCETO:

  • A.

    Criar campanha publicitária para divulgação de um produto ou serviço junto ao consumidor.

  • B.

    Servir os consumidores, fornecendo-lhes informações úteis.

  • C.

    Informar os fornecedores e empregados para obter sua cooperação.

  • D.

    Contribuir para se obter aceitabilidade pública para uma indústria e conquistar a boa vontade dos moradores locais.

São princípios fundamentais para a elaboração de um lay-out de anúncio:

  • A.

    Unidade, controle, apelo universal, maleabilidade, equilíbrio.

  • B.

    Direção visual, qualidade de impressão, tipologia, persuasão, proporção.

  • C.

    Equilíbrio, direção visual, proporção, unidade, contraste.

  • D.

    Harmonia, tipologia, periodicidade, credibilidade, unidade.

Em relação aos processos de impressão de peças gráficas, é CORRETO afirmar:

  • A.

    O processo off-set utiliza o papel em bobinas e é o mais adequado para a impressão de jornais diários, garantindo uma ótima qualidade de impressão.

  • B.

    A máquina rotativa imprime o papel em resmas e é a mais indicada para a impressão de folders e cartazes.

  • C.

    A tipografia é um processo de impressão plano e é ideal para a reprodução em quadricromia.

  • D.

    O sistema off-set é um processo de impressão plano capaz de garantir uma reprodução sofisticada.

É item do Código de Ética dos profissionais da Propaganda:

  • A.

    O profissional da propaganda jamais induzirá o povo ao erro, podendo, entretanto, fazer uso de simulacros e efeitos persuasivos em seu trabalho.

  • B.

    No desempenho do seu mister, o profissional da propaganda agirá sempre com honestidade e devotamento com seus comitentes, de modo a bem servir a ele e à sociedade.

  • C.

    O profissional da propaganda, cônscio do poder que a aplicação de sua técnica lhe põe nas mãos, compromete-se a não utilizá-la a favor de empresas parceiras e de familiares.

  • D.

    A propaganda é a técnica de criar opinião pública favorável ou desfavorável a um determinado produto, serviço ou instituição, orientando o comportamento humano das massas num determinado sentido.

Ao profissional de propaganda é proibido, EXCETO:

  • A.

    Buscar conseguir, em benefício do cliente, as melhores condições de eficiência e economia para sua propaganda.

  • B.

    Reproduzir temas publicitários, marcas, músicas, ilustrações, enredos de rádio, televisão e cinema, salvo com autorização prévia de seus proprietários ou autores.

  • C.

    Atribuir defeitos ou falhas a mercadorias, produtos ou serviços concorrentes.

  • D.

    Contratar propaganda em condições antieconômicas ou que importem em concorrência desleal.

Qual das afirmativas abaixo é CORRETA em relação aos diversos públicos com os quais as empresas se relacionam?

  • A.

    Os empregados constituem o público ao qual deve ser dirigida a maior e melhor atenção, pois é com ele que a empresa vai empreender suas conquistas.

  • B.

    Todos os públicos que não se encontram dentro das instalações físicas da empresa são considerados públicos externos e a eles devem ser dirigidas as ações de comunicação mais sofisticadas.

  • C.

    A família dos empregados é uma extensão do público interno da empresa, portanto para ela devem ser planejadas ações de comunicação assistencialistas.

  • D.

    O surgimento de novos públicos faz com que as empresas deixem de utilizar com freqüência as mídias tradicionais e passem a utilizar as novas mídias dirigidas mais especificamente para consumidores em massa.

É CORRETA a seguinte definição da peça de publicidade e propaganda:

  • A.

    Blimp: inflável gigantesco que reproduz, de forma ampliada, produtos, imagens e marcas de empresas.

  • B.

    Broadside: folheto de campanha cooperada que contém produtos de diversos fornecedores.

  • C.

    Alltype: anúncio com fotografia em dimensão bastante inferior ao texto.

  • D.

    Story-board: folder contendo as cenas de um VT e que é utilizado como peça de reforço em uma campanha publicitária.

Considerando o evento como veículo do mix da comunicação, é INCORRETA a afirmativa:

  • A.

    O evento é uma atividade destinada a gerar benefícios, direta ou indiretamente, para todos os envolvidos.

  • B.

    Para se fazer o planejamento estratégico de um evento, é necessário, primeiramente, identificar e segmentar o público que se deseja envolver e motivar.

  • C.

    Outdoors, cartazes e anúncios em jornais são os meios de comunicação mais adequados para a divulgação de um evento, sendo mais eficazes do que a mala direta para atingir o público-alvo do mesmo.

  • D.

    O planejamento de eventos deve envolver, além de profissionais de Relações Públicas e Publicidade, a Assessoria de Imprensa, que deverá atuar em todas as etapas do evento junto aos meios de comunicação.

As mídias sociais têm sido utilizadas para a construção da marca e o relacionamento com os clientes.

O canal mais próximo das mídias sociais em termos de processos, estratégia, via de comunicação, e que muitas vezes serve de modelo para o desenvolvimento de ações é o(a):

  • A. rádio;
  • B. televisão;
  • C. jornal;
  • D. site corporativo;
  • E. boca-a-boca.

As redes sociais trouxeram diversas alterações para o processo de gerenciamento das marcas e a interação com o público.

A característica que NÃO se aplica ao ambiente das mídias sociais é:

  • A. maior controle dos gestores sobre as marcas e sua relação com os clientes;
  • B. novas possibilidades de levantamento de informação e pesquisa em tempo real;
  • C. redução de custos para divulgação de informações para públicos segmentados;
  • D. facilidade de acesso a nichos de mercado difíceis de serem contactados pelas outras mídias;
  • E. mensuração eficaz de resultados das campanhas e ações de gestão de marcas.
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