Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação ao jornalismo científico, é CORRETO afirmar que

  • A. a redação científica apoia-se sobre cinco fatores: documentação, verificação, interrogação, observação e participação.
  • B. a informação antecipada sobre a publicação de matérias no periódico científico é uma prática incomum.
  • C. o cientista e o jornalista especializados em ciência casam o senso de oportunidade na reportagem em escalas de tempo bastante semelhantes.
  • D. a realidade para o cientista inclui o arredondamento ou supressão de alguns números.

Do ponto de vista da Comunicação Organizacional Integrada, os resultados das ações de Assessoria de Imprensa apresentam diferenças significativas em relação aos da propaganda paga, no que diz respeito ao processo da informação e credibilidade.

Pode-se afirmar que, em relação à propaganda paga, o trabalho de veiculação de informações nos meios de comunicação através da Assessoria de Imprensa tem:

  • A. maior credibilidade e menor controle;
  • B. maior credibilidade e mesmo nível de controle;
  • C. mesmo nível de credibilidade e mesmo nível de controle;
  • D. menor credibilidade e maior controle;
  • E. menor credibilidade e menor controle.

Em uma revista podemos encontrar textos redigidos tanto em consonância com o gênero narrativo quanto expositivo. Com relação ao primeiro, apresentam-se como especificidades a linearidade dos acontecimentos, possibilidade de sequências descritivas mais longas de acordo com o desejo do autor, uso de metáforas, adjetivação e estrutura da pirâmide normal. Já com relação ao segundo gênero, figuram como características a objetividade, a restrição linguística e a estrutura conhecida como pirâmide invertida.

São exemplos dos gêneros narrativo e expositivo, respectivamente:

  • A. editorial e matéria factual da editoria de Cidade;
  • B. cartas dos assinantes e crônica;
  • C. matérias factuais das editorias de Cultura e Economia;
  • D. matéria de perfil e manchete de capa;
  • E. coluna social informativa e artigo de fundo com pé biográfico.

A obra de Emanuel Araújo A construção do livro é considerada a grande referência no campo da produção editorial publicada no Brasil.

Segundo esse autor canônico, a preparação de originais exige que o editor tenha atenção especial com um conjunto de fatores para que o texto final apresente principalmente:

  • A. adequação às normas da ABNT;
  • B. respeito ao manual de estilo da editora;
  • C. correção ortográfica e gramatical;
  • D. boa fluência de leitura;
  • E. boa estética gráfica.

Os primeiros impressos foram produzidos com tipos góticos. O desenho desses tipos foi determinado pela busca de Guttenberg em estabelecer semelhanças com os manuscritos que a tipografia pretendia substituir. Desde então tipógrafos, calígrafos e outros profissionais desenharam toda uma infinidade de tipos. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:

I. É comum que fontes levem os nomes de seus criadores como Garamond, Frutiger, Zapf e Lubalin.

II. Max Miedinger é o desenhista da tipologia Helvética, que originalmente se chamava Neue Haas Grotesk.

III. A tipologia Univers foi criada por Adrian Frutiger e originalmente possuía 21 variações diferenciadas por um sistema de numeração.

IV. A Sabon é uma lapidária criada por Jan Tschichold na década de 1960.

Está correto o que se afirma em:

  • A. somente I e II;
  • B. somente I, II e III;
  • C. somente II, III e IV;
  • D. somente III e IV;
  • E. I, II, III e IV.

Segundo Allen Hurlburt (1986, p. 8) “(...) não há palavra melhor que layout para sintetizar a ideia, a forma, o arranjo ou composição de uma página impressa”.

No entanto, tecnicamente o termo layout designa especificamente:

  • A. esboços nos quais se estabelecem possíveis estruturas gráficas para o trabalho;
  • B. arquivos para aprovação dos clientes e envio aos setores seguintes para a produção do impresso;
  • C. arquivos em formatos nativos que servem para aprovação pelo cliente das etapas do trabalho;
  • D. simulações que devem permitir que o cliente perceba como ficará o impresso quando pronto;
  • E. imagens necessárias para a execução do trabalho nos outros setores da indústria gráfica.

O papel é um dos mais importantes componentes de custo de um impresso. A escolha do suporte de impressão correto passa pelo conhecimento dos diferentes tipos existentes no mercado. Cada tipo de papel possui características próprias e é indicado para determinado grupo de trabalho.

A opção a seguir que descreve o papel de forma acertada é:

  • A. jornal – produzido com elevado percentual de pasta mecânica, tende a descolorir e tornar-se quebradiço com o passar do tempo, utilizado principalmente na imprensa comercial e para impressos de qualidade inferior;
  • B. offset – produzido fundamentalmente com pasta química branqueada, com colagem superficial e percentual entre 20 e 30% de cargas minerais na composição da massa, utilizado principalmente para a produção de folhetos e cartazes;
  • C. bíblia – produzido com pasta química branqueada e sem carga mineral para evitar pesos padrões superiores a 45g/m², destinado sobre tudo à impressão de Bíblias, dicionários e outros livros com elevado volume de páginas;
  • D. bíblia – produzido com pasta química branqueada e sem carga mineral para evitar pesos padrões superiores a 45g/m², destinado sobre tudo à impressão de Bíblias, dicionários e outros livros com elevado volume de páginas;
  • E. bouffant – produzido com mescla de pasta química e mecânica (em pequeno percentual), recebe elevado percentual de carga mineral, o que lhe confere boa absorção e corpo, indicado para a produção de livros.

O sistema pictográfico gravado em um notório artefato arqueológico egípcio pressupunha o compartilhamento de um código entre emissor e receptor a fim de possibilitar a comunicação. Atribuiu-se ao linguista francês Jean-François Champollion, em meados do século 19, a decifração daqueles caracteres simbólicos da escrita hieroglífica. Para tanto, ele utilizou os fragmentos de um texto de caráter religioso, presentes na Pedra de Roseta.

De acordo com o modelo matemático da informação, proposto por Shannon e Weaver, é correto concluir que, para ser efetiva, a troca de mensagem entre emissor e receptor requer:

  • A. o conhecimento do código empregado;
  • B. o ruído como condição necessária à decodificação;
  • C. a universalidade como atributo do canal escolhido;
  • D. a difusão do sinal criptografado por hieroglifos;
  • E. a máxima irradiação de dados da fonte receptora para a emissora.

Em relação à Comunicação Empresarial é INCORRETA a afirmativa:

  • A.

    A Comunicação Empresarial contribui para melhorar as relações de trabalho, aumentando a satisfação dos empregados em relação à empresa.

  • B.

    A Comunicação Empresarial é a somatória de todas as atividades de comunicação da empresa, devendo ser planejada e executada de forma multidisciplinar.

  • C.

    A Comunicação Empresarial pretende criar em seus funcionários maior consciência em relação ao seu dever dentro da organização, bem como influenciar comportamentos e preferências.

  • D.

    A Comunicação Empresarial tem como objetivo criar uma relação positiva da organização com seus públicos prioritários, sem, contudo, utilizar posturas e técnicas de persuasão.

Um briefing deve ser:

  • A.

    bastante extenso de forma a passar para a agência todas as informações necessárias para a criação da campanha publicitária, prescindindo, assim, da pesquisa.

  • B.

    resumido e passível de modificações e ajustes ao longo do planejamento da campanha.

  • C.

    a base do planejamento de propaganda, associado às informações provenientes de pesquisa.

  • D.

    aprovado por quem tenha poderes para alterá-lo, devendo conter informações sobre o produto e o mercado, ainda que de forma superficial.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...