Questões de Comunicação Social do ano 0000

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A direção do IBGE solicitou à área de Comunicação uma auditoria de imagem, cuja principal fonte de informação é a avaliação dos(as):

  • A. pronunciamentos;
  • B. clippings;
  • C. jornalistas externos;
  • D. entrevistas;
  • E. centimetragens das matérias.

As mídias sociais têm sido utilizadas para a construção da marca e o relacionamento com os clientes.

O canal mais próximo das mídias sociais em termos de processos, estratégia, via de comunicação, e que muitas vezes serve de modelo para o desenvolvimento de ações é o(a):

  • A. rádio;
  • B. televisão;
  • C. jornal;
  • D. site corporativo;
  • E. boca-a-boca.

As redes sociais trouxeram diversas alterações para o processo de gerenciamento das marcas e a interação com o público.

A característica que NÃO se aplica ao ambiente das mídias sociais é:

  • A. maior controle dos gestores sobre as marcas e sua relação com os clientes;
  • B. novas possibilidades de levantamento de informação e pesquisa em tempo real;
  • C. redução de custos para divulgação de informações para públicos segmentados;
  • D. facilidade de acesso a nichos de mercado difíceis de serem contactados pelas outras mídias;
  • E. mensuração eficaz de resultados das campanhas e ações de gestão de marcas.

Uma organização decidiu bloquear, nos computadores da empresa, o acesso dos colaboradores às mídias sociais. Essa medida visa a aumentar a segurança de dados e limitar o risco dos colaboradores divulgarem informações sigilosas ou ofensivas da organização em ambientes públicos.

Do ponto de vista dos resultados dessa política, a medida é:

  • A. eficaz, porque os colaboradores terão pouco tempo e meios para veiculação de informações sensíveis;
  • B. eficaz, porque a maior parte dos problemas de mau uso de mídias sociais parte de contas corporativas;
  • C. ineficaz, porque se trata de medida arbitrária e que viola os direitos individuais dos colaboradores;
  • D. ineficaz, porque cada vez mais os acessos à internet e mídias sociais partem de aparelhos móveis;
  • E. ineficaz, porque pode prejudicar o ambiente corporativo e abrir brechas para contestação trabalhista.

Um grupo de pessoas de certa comunidade resolveu criar uma rádio comunitária com o apoio da Associação de Moradores. Entretanto, embora faltassem verbas para investir em equipamentos, instalações físicas e equipe técnica, foi formulado projeto de obtenção de outorga para operar na modalidade de rádio comunitária. Durante tramitação do processo, optou-se por produzir programação diária e ao vivo, no modelo “música e informação”, de terça a domingo, com quatro horas de duração, das 18h às 22h. Para alavancar financeiramente a emissora, foi proposto financiamento coletivo e veiculação de apoios culturais. Nessa fase de implantação, não houve transmissão sem fios. Dessa forma, utilizavam-se metros de cabos para ligar as caixas de som, localizadas na principal praça da comunidade, ao estúdio de produção e transmissão.

Sobre a proposta dessa rádio comunitária, é correto afirmar que:

  • A. a veiculação de música comercial na programação descaracteriza o perfil de emissora comunitária e prejudica a obtenção de outorga;
  • B. os anúncios publicitários de cunho comercial não devem ser veiculados a menos que sejam na modalidade de “apoio cultural”;
  • C. as pautas, quando propostas pelos moradores, servem para reforçar o senso comum e não contribuem para o debate de questões de interesse público;
  • D. o jornalismo colaborativo é um tipo de prática que exige, no mínimo, a veiculação de notícias apresentadas por membro da equipe com formação de nível superior em Radialismo;
  • E. a utilização de fios para difusão de programação radiofônica evidencia o viés de amadorismo dos integrantes da emissora.

A chefia de uma certa emissora de rádio do gênero talk and news exige que os repórteres produzam matérias com 1’ 30” de duração, de acordo com a estrutura de pirâmide invertida e com os seguintes elementos, a saber: “cabeça, sonora e pé”. Contudo, para uma determinada reportagem com 2’ de duração, será necessário contrapor duas sonoras, de fontes diferentes, a fim de garantir a contradita.

O repórter, então, observando a estrutura da pirâmide invertida e as recomendações da chefia, deverá organizar a reportagem do seguinte modo:

  • A. lead; sonora 1; sonora 2; assinatura;
  • B. título; sonora 1; sonora 2; encerramento;
  • C. título; lead; sonora 2; sonora 1; repetição do lead;
  • D. tópico frasal; depoimentos das fontes; assinatura;
  • E. lead; identificação; sonora 2; sonora 1; depoimentos.

Para chamar a atenção dos telespectadores, o apresentador de um programa semanal de cunho esportivo decidiu, logo na abertura da atração, iniciar com os destaques da edição. Não foi utilizado texto em off e a leitura, ao vivo, dos títulos das manchetes durou cerca de um minuto.

Esse tipo de recurso editorial utilizado pelo apresentador é conhecido como:

  • A. editorial;
  • B. escalada;
  • C. texto coberto;
  • D. texto manchetado;
  • E. cabeça da matéria.

O assessor de imprensa de uma instituição pública reuniu os jornalistas da equipe para apresentar orientações sobre redação e edição para mídias digitais.

A primeira instrução foi a de se evitarem textos longos, porque são inadequados para as novas mídias. Essa afirmação está:

  • A. correta, porque a eficácia de um texto nas mídias sociais é diretamente proporcional ao seu menor tamanho;
  • B. correta, porque as mídias sociais têm como receptores os jovens (millennials) que estão desacostumados a textos longos;
  • C. incorreta, porque o texto longo pode ser veiculado adequadamente, desde que fracionado em textos menores;
  • D. incorreta, porque as mídias sociais mantêm os mesmos padrões de recepção das mídias impressa e eletrônica;
  • E. incorreta, porque a linguagem utilizada é mais importante do que o tamanho do texto que é veiculado.

A assessoria de imprensa de um órgão público desenvolveu uma política de comunicação que enfatizou a veiculação de informações para os cidadãos através de comunicados da direção do órgão, minimizando entrevistas dos ocupantes dos cargos públicos, apenas para atender demandas específicas.

Essa política teve como foco aplicar o princípio da comunicação pública da:

  • A. transparência;
  • B. interatividade;
  • C. legalidade;
  • D. legitimidade;
  • E. impessoalidade.

Um assessor de imprensa orienta um entrevistado a não mencionar determinado assunto durante uma entrevista exclusiva agendada para o dia seguinte com um jornalista da mídia impressa, a não ser para explicar detalhes sobre o motivo de a informação não poder ser publicada, no que é conhecido como:

  • A. media training;
  • B. off the record;
  • C. copidesque;
  • D. fast news;
  • E. agenda setting.
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