Questões sobre Rádio e TV

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Um bom jornalista precisa conhecer as características de cada veículo de comunicação para poder tirar o máximo proveito delas, adaptando sua linguagem sempre que necessário. O rádio, por exemplo, tem o poder de envolver o ouvinte e estimular sua imaginação. Por meio do uso de palavras e de recursos de sonoplastia, o ouvinte é guiado pela emoção, dando às mensagens transmitidas pelo veículo nuances individuais.

Assinale a alternativa que apresenta a característica do rádio descrita acima:

  • A. Sensoriedade
  • B. Individualidade
  • C. Imediatismo
  • D. Credibilidade
  • E. Sonoridade

Pelo fato de trabalhar com a imagem como forma narrativa da reportagem, o telejornalismo cria uma linguagem própria, em que podemos destacar características como

I o uso do registro coloquial, já que é um texto para ser dito;

II a forma rigorosa do discurso, em observância à norma culta, uma vez que a televisão, além de informativa, é educativa;

III a televisão prioriza a imagem, logo, a palavra fica em segundo plano e serve apenas como recurso para descrever o que a imagem mostra;

IV o uso de depoimentos de pessoas envolvidas no fato noticiado, na composição da matéria sonora e da reportagem.

V o uso do “ao vivo” na cobertura das notícias para televisão, que reforça o emprego da imagem espetacular.

Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)

  • A. I, IV e V.
  • B. II, III, IV e V.
  • C. I e II.
  • D. I, somente.
  • E. I e V, somente.

Uma pequena emissora de rádio localizada na periferia de uma capital brasileira faz jus ao rótulo de comunitária. Isso porque ela transmite programação de interesse social vinculada à realidade local, não tem fins lucrativos e tem como meta levar conhecimento e melhorar o nível cultural dos ouvintes. Outro ponto a destacar é que existem mecanismos que garantem a participação da audiência no planejamento da programação e na gestão da rádio. Por fim, é importante destacar que as emissoras radiofônicas comunitárias devem:

  • A. operar em baixa potência, em amplitude modulada; criar rede de repórteres e voluntários para cobrir o cotidiano da comunidade;
  • B. oferecer cobertura restrita a uma determinada comunidade de um bairro ou vila; promover o proselitismo de qualquer natureza na programação;
  • C. estar vinculadas a Fundações ou Associações de Moradores, legalmente instituídas e registradas; veicular apenas anúncios, tanto soft como hard sell, de comerciantes locais;
  • D. formar redes na exploração do serviço de radiodifusão para possibilitar pluralidade na programação diária; usar equipamentos dentro das especificações autorizadas pelo Poder Concedente;
  • E. provar, no momento do pedido de outorga de autorização, que seus diretores são brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos; promover atividades artísticas ou jornalísticas na comunidade.

A entrada do repórter do local do fato, com informações complementares à notícia lida pelo apresentador de um telejornal, com a intenção de aumentar a credibilidade da captação ou para fazer a transição de um assunto ou ambiente para outro, é chamada de

  • A. nota pelada.
  • B. passagem.
  • C. encerramento.
  • D. off the records.
  • E. nota coberta.

O locutor de rádio noticiarista

  • A. programa músicas novas.
  • B. produz reportagens.
  • C. promove produtos.
  • D. promove jogos entre os ouvintes.
  • E. interpreta notícias.

Em radiojornalismo, o termo teaser é utilizado para designar

  • A. a entrada de sinais para o gravador, ou deste para o sistema de amplificação, em uma aparelhagem de som.
  • B. a gravação em fita de um diálogo ou de qualquer trecho de áudio.
  • C. o transmissor de reserva que é utilizado quando o transmissor em funcionamento apresenta defeito.
  • D. a estrutura para suporte de antenas ou para servir de antena.
  • E. a pequena chamada de anúncio ou de uma notícia.

A estrutura de um telejornal, com suas divisões em blocos, ordem das matérias em cada bloco, bem como dos intervalos, das chamadas e do encerramento, é chamada de

  • A. espelho.
  • B. escalada.
  • C. sonora.
  • D. cabeça.
  • E. pauta.

O rádio ainda persiste como meio importante para a comunicação publicitária. Uma das razões é que este meio

  • A. não depende da imaginação.
  • B. oferece uma vantagem muito maior no bônus por volume (BV).
  • C. não absorve a atenção total.
  • D. mantém, em todas as camadas sociais, um grande valor afetivo com a população.
  • E. é pouco interativo.

Julgue os itens subsequentes, referentes à produção para rádio, televisão e cinema. Locução é a indicação, em um roteiro para rádio, do momento em que se deve inserir uma trilha sonora ou um efeito especial onomatopeico.

  • C. Certo
  • E. Errado

A coletiva é um gênero de entrevista bastante utilizado pelas assessorias de imprensa porque

  • A. transcorre em tom de conversa e dá oportunidade a cada jornalista de esgotar os seus questionamentos.
  • B. estimula o diálogo através de réplicas e tréplicas por parte dos repórteres.
  • C. proporciona o atendimento simultâneo a diversos jornalistas fornecendo informações exclusivas para cada um deles.
  • D. o comando da sistemática da entrevista fica frequentemente por conta do entrevistado e de sua assessoria.
  • E. os jornalistas sentem-se constrangidos em meio aos colegas e restringem-se a perguntas acessórias.
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