Questões sobre Marketing na Comunicação Social

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Considere:
I. A pesquisa qualitativa estuda as motivações ou psicologia de um determinado comportamento social ou então de consumo. II. A pesquisa quantitativa estuda os dados numéricos que se referem a comportamento e atitudes do público-alvo. III. A pesquisa qualitativa deve ser sempre feita com perguntas fechadas e com opções predeterminadas. IV. A pesquisa quantitativa exige um orçamento mais caro que a qualitativa.

Está correto o que se afirma em

    A) II, III e IV, apenas.

    B) I, III e IV, apenas.

    C) I, II e IV, apenas.

    D) I e II, apenas.

    E) I, II, III e IV.

Em um questionário ou formulário é possível inserir diferentes tipos de questões. Quando o objetivo de uma determinada questão é identificar graus psicométricos de concordância ou aceitação, o enunciado apresenta ao entrevistado uma afirmação e, abaixo, itens que indicam grau de concordância (discordo totalmente, discordo parcialmente, indiferente, concordo parcialmente, concordo totalmente). Esse tipo de questão é conhecido como

    A) Escala Likert.

    B) Múltipla escolha.

    C) Pergunta de fato.

    D) Variável escalar ordinal.

    E) Variável escalar intervalar.

Twitter não mede bem a opinião pública, revela pesquisa:
[...] Para se ter uma ideia do que determinada faixa etária ou região do planeta pensa sobre um assunto, o Twitter pode parecer inicialmente um bom começo. Porém, quem depende somente do sistema de microblogs para ver a reação a assuntos delicados pode estar obtendo uma versão deturpada da opinião pública em geral. Segundo uma pesquisa feita pelo Pew Research Center, as opiniões divulgadas no site diferem muito daquelas expressas em outros meios. O relatório mostra que quem participa do serviço tende a ser mais liberal do que a média ? exemplo disso foi a última eleição presidencial norte-americana, na qual Barack Obama aparecia de forma mais positiva no Twitter do que em outros veículos. (Tecmundo, 5 de março de 2013. Disponível em: <https://www.tecmundo.com. br)
A aparente inviabilidade de medição da opinião pública pelas tendências apresentadas numa rede social como o Twitter, no momento em que a matéria acima foi escrita, é:

    A) O acesso já se constituía num filtro etário e socioeconômico, fazendo com que apenas uma parcela da população fosse verificada.

    B) Embora todas as parcelas da população se façam representar proporcionalmente, os usuários constroem personagens de si.

    C) As necessidades em termos de capacidades cognitivas e fluência em uso das tecnologias digitais favorecem os liberais.

    D) O algoritmo usado por redes sociais impulsiona propositalmente as posições políticas liberais, cerceando as conservadoras.

    E) Apenas visões de mundo compartilhadas por pessoas e instituições economicamente poderosas se difundem nas redes sociais.

Aline foi encarregada a aplicar um formulário para verificar a satisfação dos clientes de uma rede varejista com o atendimento. Ela decidiu abordar os clientes na entrada da principal loja. Aline, nesse caso, tomou uma decisão

    A) correta, pois a abordagem na entrada toma menos tempo dos entrevistados.

    B) errada, pois a entrada da loja serve como filtro social, eliminando os compradores on-line.

    C) correta, pois na entrada o fluxo de pessoas tende a ser maior do que em outras áreas.

    D) errada, pois tais pessoas não realizaram a compra e ainda não é possível medir satisfação.

    E) indiferente, pois as respostas tendem a ser similares pelas pessoas tanto na entrada quanto na saída da loja.

A transmissão de conteúdos complementares em vários meios, de modo que o público terá a mensagem completa se consumir em todos os canais, ou terá apenas uma mensagem parcial (por exemplo, um anúncio na TV que indica informações complementares e interativas em um aplicativo para smartphone), é o que se chama de

    A) viralização.

    B) crossmedia.

    C) convergência de mídias.

    D) comunicação em rede.

    E) transmídia.

No Brasil, toda pesquisa envolvendo seres humanos, desde intervenção clínica a entrevistas e observações etnográficas, devem passar por análise ética do seu protocolo, da metodologia proposta para obtenção de dados a partir de participantes, realizado por um comitê local, vinculado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Antes de realizar uma entrevista semiestruturada com uma pessoa maior de idade, na plenitude de suas condições físicas e mentais, o pesquisador precisa ainda assim obter a assinatura num documento previamente aprovado no sistema CEP-CONEP, o qual é chamado

    A) Termo de Assentimento Livre e Esclarecido.

    B) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

    C) Compromisso de Confidencialidade dos Dados de Pesquisa.

    D) Termo de Responsabilidade sobre Dados Públicos.

    E) Autorização de Uso de Bancos de Dados.

Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas:
I. O marketing das instituições é afetado pelos novos hábitos e comportamentos do público conectado às redes sociais digitais.
PORQUE
II. Com o desenvolvimento tecnológico, os usuários estão cada vez mais conectados às redes sociais digitais, aplicativos e gadgets, compartilhando suas opiniões sobre produtos e serviços entre seu círculo de convívio, o que torna o usuário uma forma de mídia.
Está correto o que se afirma em:

    A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

    B) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

    C) As asserções I e II são proposições falsas.

    D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

    E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A atividade de criação publicitária busca, entre outros resultados, a produção do anúncio ou comercial, que reúne,numa peça, a informação sobre o produto, sobre a empresa e sobre a perspectiva de consumo. Neste sentido, o comercial se constitui como uma peça publicitária que tem como objetivo

I) informar o consumidor sobre preço do produto,buscando influenciá-lo na hora da compra, pois este é o único fator que produz efeito objetivo na decisão.
II)
informar e atrair o consumidor de forma persuasiva para influenciá-lo na sua decisão de compra, motivo principal da criação do anúncio.
III) influenciarpelo valor estético, uma vez que o consumidor orienta a sua compra exclusivamente pela beleza do anúncio e pela retórica usada para apresentar o produto.
IV) orientar o consumidor no sentido da sua decisão de compra, trazendo, por isso mesmo, informações precisas sobre o produto ou serviço,aliadas a uma forma estética que possa influenciar o consumidor na sua decisão final.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)

    A) II e IV somente.

    B) IV somente.

    C) II, III e IV.

    D) I, II e III.

Provas e Concursos

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