Questões de Comunicação Social da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

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A expressão mídia pode ter outros significados mais específicos, mas, em comunicação, designa

  • A.

    apenas os meios eletrônicos de comunicação.

  • B.

    apenas o meio virtual.

  • C.

    apenas os meios publicitários.

  • D.

    todos os meios de comunicação.

Por audiência duplicada entende-se

  • A.

    a audiência de pessoas em grupo a determinada mensagem transmitida por meio de comunicação.

  • B.

    a audiência de pessoas em dupla a determinada mensagem transmitida por meio de comunicação.

  • C.

    o conjunto de pessoas que recebem uma mensagem por meio de dois ou mais veículos de comunicação.

  • D.

    o conjunto de pessoas que, em dado momento, são receptores de uma mensagem transmitida por determinado meio de comunicação.

Quanto aos conceitos usados em mídia, continuidade compreende

  • A.

    a definição dos períodos de comunicação de cada campanha.

  • B.

    o alcance de cada campanha de comunicação.

  • C.

    o ciclo de vida da marca.

  • D.

    a compra continuada ao longo do tempo.

São Teorias da Comunicação:

  • A.

    Hipodérmica, Three Step Flow, Teoria Crítica.

  • B.

    Hipodérmica, Two Step Flow, Teoria Crítica.

  • C.

    Two Step Flow, Teoria Crítica e Escola de Stuttgart.

  • D.

    Three Step Flow, Teoria Crítica e Escola de Stuttgart.

São paradigmas da área da Comunicação:

  • A.

    Funcionalismo-Pragmático, Matemático-Informacional, Culturológico, entre outros.

  • B.

    Funcionalismo-Pragmático, Matemático-Informacional, Espiral do Silêncio, entre outros.

  • C.

    Funcionalismo-Pragmático, Crítico-Radical, Espiral do Silêncio, entre outros.

  • D.

    Funcionalismo-Pragmático, Crítico-Radical, Cibernética, entre outros.

Numa comparação entre comunicação e informação, pode-se dizer que

  • A.

    comunicação exige transmissão/recepção (processo unilateral), enquanto informação é o envio de mensagens sem a obrigatoriedade de retorno (processo bilateral).

  • B.

    comunicação seria o envio de mensagens sem a obrigatoriedade de retorno (processo unilateral), enquanto informação supõe transmissão/recepção (processo bilateral).

  • C.

    comunicação seria o envio de mensagens sem a obrigatoriedade de retorno (processo bilateral), enquanto informação supõe transmissão/recepção (processo unilateral).

  • D.

    comunicação exige transmissão/recepção (processo bilateral), enquanto informação é o envio de mensagens sem a obrigatoriedade de retorno (processo unilateral).

Por "Hipótese da Agenda Setting" entende-se

  • A.

    o poder de agenda dos veículos jornalísticos em relação aos temas discutidos pelo público.

  • B.

    o poder de agenda das instâncias publicitárias em relação aos temas discutidos pelo público.

  • C.

    a construção da agenda dos profissionais jornalistas e publicitários.

  • D.

    que não diz respeito à área da comunicação.

São exemplos de gêneros jornalísticos comuns ao rádio e à televisão:

  • A.

    notícia, entrevista e charge.

  • B.

    notícia, entrevista e editorial.

  • C.

    notícia, reportagem e charge.

  • D.

    notícia, reportagem e legenda.

Complete o enunciado abaixo com as expressões mais adequadas aos espaços pontilhados. A pauta jornalística para a televisão deve conter o evento, a hora e o local, exigências para cobertura, contatos do entrevistado, indicação de recursos e de .................., o possível aproveitamento ................

  • A.

    pessoal; diário.

  • B.

    pessoal; editorial.

  • C.

    equipamentos; pessoal.

  • D.

    equipamentos; editorial.

Sobre a linguagem no radiojornalismo, aconselha-se

  • A.

    usar uma linguagem coloquial, mas sem apelar à fala vulgar ou ao uso de gírias, respeitando as normas do idioma.

  • B.

    usar uma linguagem coloquial, recorrendo, para isso, ao uso de gírias.

  • C.

    respeitar as normas do idioma e não usar uma linguagem coloquial.

  • D.

    usar uma linguagem coloquial e não respeitar as normas do idioma.

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