Questões sobre Outros

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A estrutura de comunicação em órgãos públicos deve ser profissionalizada. Isso significa que:

  • A. Deve ter um comando único para preservar a harmonia das linguagens, contando com serviços de assessoria de imprensa, relações públicas, publicidade e propaganda, de forma articulada.
  • B.

    Todos os prestadores de serviço devem ser concursados.

  • C.

    Toda a estrutura deve ser montada por meio de licitação.

  • D.

    Não são admitidos cargos em comissão.

  • E.

    As áreas de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade e propaganda devem agir de forma independente para realizar diagnósticos mais precisos.

A respeito do tema liderança, é correto afirmar que o líder

  • A.

    situacional não assume responsabilidade, não toma direção efetiva das coisas e prefere deixar que a situação seja “naturalmente” resolvida.

  • B.

    indeciso é aquele que assume a liderança em momentos que favorecem o seu estilo; o seu comportamento se molda a diferentes situações; possui um estilo adequado para cada problema.

  • C.

    emergente é aquele que surge e assume o comando por reunir mais qualidades e habilidades para conduzir o grupo aos objetivos diretamente relacionados a uma situação específica.

  • D.

    liberal é o que se preocupa com participação do grupo, estimula e orienta, acata e ouve as opiniões do grupo e pondera antes de agir.

  • E.

    democrático participa o mínimo possível do processo administrativo; dá total liberdade ao grupo para traçar diretrizes; apresenta apenas alternativas, não soluções.

  • A.

    branding

  • B.

    segmento

  • C.

    posicionamento

  • D.

    marketing

  • E.

    target

  • A.

    O Modelo Harvard estabelece uma lista de diversos fatores a serem analisados em relação aos cinco elementos que definem a concorrência no setor.

  • B.

    A Análise de Cenários fundamenta-se na descrição detalhada de possíveis ambientes futuros no que se refere à economia, sociedade, política e tecnologia, dentre outros.

  • C.

    O Modelo de Porter consiste na avaliação equilibrada das características ambientais internas (pontos fortes e fracos) e externas (ameaças e oportunidades).

  • D.

    No Modelo BCG, o eixo posição de negócios é fruto da análise de diversos fatores: participação no mercado, crescimento da participação, capacidade de produção e capacidade gerencial.

  • E.

    O Modelo GE/McKinsey trabalha com a matriz de crescimento versus participação, e a posição de produtos ou unidades estratégicas de negócios. Em um quadro estabelece uma classificação, de acordo com o confronto entre as matrizes em estrela, abacaxi, vaca leiteira e oportunidade.

O fluxo de negócios é a troca permanente de produtos por dinheiro, e a deste por sua vez, por matérias primas que irão produzir novamente os mesmos produtos para serem consumidos novamente. Esse fluxo de negócios é subdividido em quatro grupos distintos, que são:

  • A.

    Produção, Distribuição, Financiamento, Controle.

  • B.

    Controle, Preço, Produção, Produto.

  • C.

    Financiamento, Produção, Produto, Praça.

  • D.

    Distribuição, Controle, Preço, Financiamento.

  • E.

    Produto, Financiamento, Distribuição, Praça.

“Devido ao fracasso das estruturas tradicionais em lidar com certas condições especiais, novas formas de organizar foram idealizadas, às quais se atribui a denominação inovativas” – afirmam Vasconcelos e Hemsle (1986). Assinale a alternativa que caracteriza uma estrutura inovadora e matriarcal de organização.

  • A.

    Estrutura hierárquica bem definida.

  • B.

    Alto nível de especialização.

  • C.

    Unidade de comando.

  • D.

    Baixo nível de especialização.

  • E.

    Comunicação vertical.

“Um planejamento formal pode trazer muitos benefícios para todos os tipos de empresa, grandes e pequenas, novas e maduras” (Kotler, 1998). Assinale a opção que define planejamento estratégico, segundo o referido autor.

  • A.

    Processo de desenvolvimento e manutenção de um ajuste estratégico entre os objetivos e as capacidades da empresa e as oportunidades de mercado.

  • B.

    Estratégia de crescimento que consiste na identificação e no desenvolvimento de novos segmentos de mercado para seus atuais produtos.

  • C.

    Processo que transforma as estratégias e os planos de marketing em ações para atingir os objetivos estratégicos.

  • D.

    Processo de mensuração e de avaliação dos resultados das estratégias e dos planos de marketing para assegurar que os objetivos sejam atingidos.

  • E.

    Análise de sugestões para novos produtos, com o objetivo de localizar as boas ideias e abandonar as fracas assim que possível.

“Diante dela, o cliente busca manter uma boa imagem, procurando aceitação, respeito, interesse ou atração”.Oenunciado faz referência à:

  • A.

    Comunicação institucional.

  • B.

    Opinião pública.

  • C.

    Assessoria de imprensa.

  • D.

    Controle de informação.

  • E.

    Entrevista coletiva.

De acordo com o Manual de Integridade Pública e Fortalecimento da Gestão, “a Administração Pública deve adotar atitude proativa, publicando, na medida do possível, todas as informações referentes à gestão pública e à aplicação dos recursos públicos. Deve, também, oferecer amplo acesso dos cidadãos a essas informações, sem que seja necessário requisitar esses dados ou enfrentar qualquer tipo de obstáculo para obtê-los”.Adescrição caracteriza uma comunicação que tem base no(na):

  • A.

    negligência social.

  • B.

    transparência e no compromisso com a cidadania.

  • C.

    improbidade administrativa.

  • D.

    sustentabilidade.

  • E.

    endomarketing.

A expressão “Comunicação Pública” é utilizada em vários sentidos. Um dos mais utilizados, inclusive no Brasil, designa as ações de comunicação social das várias esferas do poder público. Os seguintes enunciados referem-se a essa acepção.

I. A comunicação pública é uma forma de construir a agenda pública, prestar contas, mobilizar a população para a execução de políticas públicas e promover o debate público.

II. A comunicação promovida pelos governos de quaisquer níveis se utiliza de diversos instrumentos, inclusive de campanhas publicitárias e de utilidade pública.

III. As ações de comunicação desenvolvidas pelos governos tradicionalmente envolvem o uso dos meios de comunicação social (a mídia), mas recentemente passou a utilizar também instrumentos comuns na comunicação corporativa como os 0800, call centers, e as chamadas novas mídias.

Dos enunciados acima,

  • A.

    apenas o I está correto.

  • B.

    apenas o II está correto.

  • C.

    apenas o III está correto.

  • D.

    todos estão corretos.

  • E.

    nenhum está correto.

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