Questões de Comunicação Social da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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Em regras gerais, a utilização de siglas na redação de releases e textos jornalísticos e publicitários tem por função facilitar a leitura e diminuir a repetição de palavras que cansam o leitor. Porém, mais que objetivas, as siglas precisam ser claras sem deixarem dúvidas acerca de seu significado. Assinale a única alternativa INCORRETA em relação ao uso das siglas:

  • A.

    Siglas com quatro letras ou mais devem ser escritas somente com a inicial em maiúscula, quando cada uma de suas letras ou parte delas é pronunciada separadamente, ou com todas as letras maiúsculas, quando formam uma palavra pronunciável.

  • B.

    Deve-se citar apenas siglas já existentes ou consagradas; a sigla e o nome que a originou são escritos de maneira precisa e completa, de acordo com a convenção ou designação oficial.

  • C.

    Quando mencionadas pela primeira vez no texto, deve-se escrever primeiramente a forma por extenso, seguida da sigla entre parênteses, ou separada por hífen.

  • D.

    Siglas com até três letras são escritas com todas as letras maiúsculas.

  • E.

    No caso de siglas de origem estrangeira, deve-se adotar a sigla e seu nome em português, quando houver forma traduzida, ou adotar a forma original da sigla estrangeira, quando esta não tiver correspondente em português, mesmo que o seu nome por extenso em português não corresponda perfeitamente à sigla.

Sobre textos jornalísticos para rádio, qual das alternativas está correta?

  • A.

    A redação do texto deve seguir as normas da ABNT, com espaçamento regular, recuo em citações e notas de rodapé, e sua leitura deve ser respeitada.

  • B.

    A adjetivação excessiva ou inadequada enfraquece a qualidade e o impacto da informação.

  • C.

    Os cacófatos devem ser evitados.

  • D.

    Nomes estrangeiros e termos técnicos devem ser omitidos.

  • E.

    As siglas seguem uma norma: apenas as menos conhecidas devem ser desdobradas, ficando as mais conhecidas isentas de explicação.

Em telejornalismo, o lide também pode ser chamado de:

  • A.

    chamada.

  • B.

    escalada.

  • C.

    cabeça.

  • D.

    deixa.

  • E.

    nota pé.

Em algumas reportagens de revistas e jornais, sobre o título há uma pequena informação, geralmente uma frase curta relacionada com o assunto. Como é chamada essa informação?

  • A.

    Sutiã.

  • B.

    Chapéu.

  • C.

    Jaqueta.

  • D.

    Olho.

  • E.

    Sombrinha.

Qual o nome do processo por meio do qual se estabelece a identidade de um produto ou serviço, ou do fornecedor desse produto, ou do fornecimento desse produto ou serviço, diferenciando-o dos seus competidores e, ao mesmo tempo, marcando uma forma própria de relacionamento com o mercado a que se destina?

  • A.

    Brainstorm.

  • B.

    Campanha.

  • C.

    Benchmarking.

  • D.

    Branding.

  • E.

    Fidelização

  • A.

    é um documento contendo a descrição da situação da marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e os recursos para atingir os resultados esperados.

  • B.

    é irrelevante para a determinação do público-alvo.

  • C.

    não deve ser elaborado na primeira fase do atendimento ao contratante do serviço publicitário.

  • D.

    é o conjunto de instrumentos metodológicos, sempre em aperfeiçoamento, aplicados a discursos muito diversificados, visando a sua interpretação.

  • E.

    é um tipo de sondagem de opinião que permite, pela permanência da amostra, analisar a evolução da opinião, por meio de consultas regulares.

São formatos de publicidade online (Internet):

  • A.

    COM, CPC, CTR.

  • B.

    Busdoor, outdoor.

  • C.

    Link, âncora.

  • D.

    Google, Facebook, LinkedIn.

  • E.

    Banner, Skycrapers, FloatingAds.

A linguagem publicitária deve ter as seguintes características:

  • A.

    objetividade, prolixidade, adequação ao público-alvo, correção e originalidade.

  • B.

    subjetividade, concisão, adequação ao público-alvo, originalidade e correção.

  • C.

    objetividade, concisão, adequação ao público-alvo, originalidade e correção.

  • D.

    correção, padronização, concisão e adequação ao público-alvo.

  • E.

    objetividade, concisão, adequação ao público-alvo, improviso e originalidade.

Quem é o autor da teoria o “meio é a mensagem”, modelo que prioriza os efeitos do processo da comunicação na sensibilidade individual e coletiva emdetrimento da eficácia técnica?

  • A.

    Max Horkheimer.

  • B.

    Marshall McLuhan.

  • C.

    Theodor Adorno.

  • D.

    Herbert Marcuse.

  • E.

    Pierre Bordieu.

A ciência que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos é definida como:

  • A.

    semântica.

  • B.

    retórica.

  • C.

    semiótica.

  • D.

    lexicologia

  • E.

    proxêmica.

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