Questões sobre Processo de Comunicação e Linguagem

Lista completa de Questões sobre Processo de Comunicação e Linguagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O que é informação?

  • A.

    Podemos conceituar a informação como sendo dados interpretados e contextualizados, levando-se em conta que a informação só se processa quando é possível de ser assimilada e compreendida. Por isso, informar é dar forma a algo.

  • B.

    Informação é a constituição de dados que decorrem do conhecimento e que alimenta os centros de pesquisa.

  • C.

    Informação é o conteúdo textual que alimenta os veículos de comunicação.

  • D.

    Informação é a matéria-prima que circula entre os veículos de comunicação.

A comunicação verbal é muito freqüente nas rotinas secretariais, além da comunicação escrita. Para o (a) secretário (a) conduzir um processo de comunicação com eficiência e eficácia se faz necessário unir quatro elementos importantes:

  • A.

    emissor, remetente, código e vocabulário.

  • B.

    mensagem, sinais, emitente e código.

  • C.

    emissor, receptor, mensagem e código.

  • D.

    emitente, emissor, sinais e mensagem.

O processo de comunicação assinala, ao mesmo tempo, um comportamento instrumental e uma atividade simbólica resultante de uma interação social.

Este postulado assim se verifica:

  • A.

    trata-se de uma atividade humana caracterizada pela transmissão e recepção de informações entre pessoas, bem como um modo pelo qual se constroem e se decodificam significados;

  • B.

    a ação de comunicar pressupõe que ao menos duas pessoas estejam produzindo entre si um entendimento recíproco, fazendo referência explícita e premeditada a uma troca simbólica;

  • C.

    a atividade comunicacional pode ser definida como um comportamento intencionalmente produzido, embora não vise compartilhar uma determinada finalidade, explícita ou não;

  • D.

    somente haverá um processo de comunicação quando, de alguma forma, a mensagem for captada pelo receptor, ou seja, quando for prontamente assimilada por parte deste último;

  • E.

    há comunicação sempre que, de alguma forma, uma pessoa se apreste a receber informações enviadas por outra, com a qual pretenda estabelecer laços afetivos por meio de contratos sociais.

A linha de pesquisas de tradição norte-americana, conhecida como communication research, incorporou elementos que evidenciam a complexidade da relação emissor/mensagem/destinatário no processo de comunicação. Seus teóricos pretenderam alcançar o seguinte objetivo imediato:

  • A.

    propor uma análise da comunicação à luz de estudos biológicos do ser humano em situações de interação social;

  • B.

    indicar a inexistência de procedimentos comunicativos se não houver afinidade entre mensagens remetidas;

  • C.

    fornecer um esquema explicativo do comportamento de duas ou mais pessoas em um ambiente social comum;

  • D.

    decompor o processo de comunicação em unidades relacionais interativas de, pelo menos, dois seres humanos.

  • E.

    marcar a inserção dos processos psicológicos intervenientes na recepção da mensagem.

Receptores-destinatários reclamam, hoje, maior liberdade de expressão, pois já podem contar com as potencialidades de novos meios de comunicação e as tecnologias comunicacionais. A estas últimas, são atribuídas as seguintes características:

  • A.

    introduzem uma linguagem de amplo espectro semiótico, reorganizam em novas bases as sociedades tecnológicas existentes, e reescalonam dimensões culturais;

  • B.

    intensificam as ações comunicacionais de grupos e comunidades, repropõem em novas bases a atividade informativa, e operam mudanças nos trâmites do social;

  • C.

    asseguram o caráter múltiplo, complexo, sensorial e participativo do público, tratam a informação como um dado eficazmente distribuído, e o armazenam em bancos;

  • D.

    barateiam custos, permitem que indivíduos ou grupos de indivíduos participem como gestores de informação, e aumentam a capacidade de transmitir informações;

  • E.

    personalizam procedimentos de comunicação, revolucionam seus métodos, e restituem a distintos públicos maior capacidade de aproveitar informações valorizadas.

Para a ocorrência do processo comunicacional, há uma série de condições e circunstâncias.

Marque a opção que indica três condições e circunstâncias deste processo.

  • A.

    Aceitação de compensação, posições conflitantes e habilidades do comunicador.

  • B.

    Habilidade do comunicador, aceitação de compra de ações e posição no mercado consumidor.

  • C.

    Predisposição do receptor visado, necessidades básicas de cada indivíduo, a habilidade e experiência do comunicador.

  • D.

    Manutenção da integridade dos canais de comunicação, posições conflitantes, localização empresarial.

  • E.

    Recomposição de empresa especializada, aceitação de compensação, necessidade básicas de cada indivíduo.

Todo meio de comunicação expresso com a utilização de componentes como: signos, imagens, desenhos, gráficos, são manifestações da:

  • A.

    Comunicação gráfica;

  • B.

    Comunicação audiovisual;

  • C.

    Comunicação visual;

  • D.

    Comunicação virtual.

Na linguagem das palavras escritas, o que conta primeiro:

  • A.

    é a centralização das palavras;

  • B.

    é a distância entre a figura e o fundo;

  • C.

    é a figura (as palavras e sua colocação);

  • D.

    é a distância entre as figuras e o segundo plano.

São ferramentas utilizadas pela comunicação assíncronas:

  • A.

    Bate papo e videoconferência;

  • B.

    Teleconferência e videoconferência;

  • C.

    Câmera de vídeo e microfone;

  • D.

    Correio eletrônico e fórum de discussão.

São ferramentas utilizadas pela comunicação síncronas:

  • A.

    Bate papo, videoconferência e ensino presencial;

  • B.

    Correio eletrônico e fórum de discussão;

  • C.

    Câmera de vídeo e microfone;

  • D.

    E-mail e cursos pela web.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...