Questões de Comunicação Social da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No mundo em que a tecnologia da informação produz as mais diferentes revoluções sociais, culturais e econômicas, são considerados como meios de comunicação de massa:

  • A.

    Revistas, cinema, cartaz, televisão, rádio, jornais e internet.

  • B.

    Cartaz, cinema, correio, fanzine, gravadora, internet, jornais, livros, outdoor, outbus, panfletos, quadrinhos, rádio, revistas, televisão e vídeo.

  • C.

    Rádio, televisão, revistas, internet e jornais.

  • D.

    Rádio, televisão e jornais.

Em meio à revolução tecnológica, em que as informações se multiplicam, os veículos de comunicação procuram se adequar à velocidade, enriquecendo e otimizando a sua produção. Qual tem sido a preocupação desses veículos em relação à linguagem?

  • A.

    A redação, pautada na ética, deve conter uma linguagem simples, convincente e coerente com a linha de pensamento da empresa jornalística, definida por seu proprietário.

  • B.

    Frases curtas e objetivas, textos ordenados e de fácil assimilação. Na abertura do texto, destacar o aspecto mais importante do fato, de forma a atrair e motivar o leitor.

  • C.

    A linguagem deve abranger o vocabulário das novas gerações, expressas principalmente na Internet, ignorando as orientações acadêmicas e científicas voltadas para a preservação do idioma.

  • D.

    O texto precisa empolgar o leitor, de forma que ele se sinta satisfeito em lê-lo, mesmo que a confiança não alcance o nível ideal.

Como conceituar, de forma mais completa, a comunicação de massa?

  • A.

    É a comunicação direcionada a um público caracterizado pela sua diversidade cultural, étnica, religiosa, social e econômica. A comunicação se processa através de meios técnicos organizados, como os mais conhecidos hoje: internet, jornal, televisão, rádio. A identidade desses meios é o que estabelece a diferença entre a comunicação de massa da comunicação que não é dirigida à massa.

  • B.

    Comunicação de massa é a simbiose entre os meios de comunicação e a sociedade, numa convivência refletida na produção de informações sucessivas sobre os acontecimentos que geralmente só interessam a grupos.

  • C.

    É o povo ávido por informações, ouvindo e lendo diariamente as notícias que marcam o diaa- dia da sociedade.

  • D.

    É a relação que estabelece um jornal, TV e rádio com a massa, dirigindo-lhe a todo instante notícias sobre sua região, o país e o mundo, com o objetivo de veicular anúncios para a sua sobrevivência.

O que é uma produção gráfica?

  • A.

    É o trabalho desenvolvido por jornalista na divulgação dos trabalhos de uma agência de publicidade.

  • B.

    É a atividade ou setor de uma agência de publicidade que viabiliza, acompanha e fiscaliza a produção de matrizes, acabamento e impressão de peças gráficas.

  • C.

    É o layout produzido na Assessoria de Imprensa visando à confecção de uma publicação.

  • D.

    Compreende as atividades do assessor de imprensa na definição e elaboração de veículos de comunicação da organização em que se insere.

O que é informação?

  • A.

    Podemos conceituar a informação como sendo dados interpretados e contextualizados, levando-se em conta que a informação só se processa quando é possível de ser assimilada e compreendida. Por isso, informar é dar forma a algo.

  • B.

    Informação é a constituição de dados que decorrem do conhecimento e que alimenta os centros de pesquisa.

  • C.

    Informação é o conteúdo textual que alimenta os veículos de comunicação.

  • D.

    Informação é a matéria-prima que circula entre os veículos de comunicação.

A internet transformou-se, nos últimos cinco anos, na mais extraordinária ferramenta de comunicação do universo. Contudo, o dilema é a disciplina no trabalho para conviver com a massificação da informação. Calcula-se que haja na rede mundial mais de cinco bilhões de palavras. Qual das alternativas é mais compatível com o comportamento do assessor de imprensa no uso da internet?

  • A.

    A internet, pela sua velocidade, obriga o assessor de comunicação a ignorar os demais veículos de comunicação interna de uma organização.

  • B.

    A internet é o único meio capaz de acelerar os trabalhos jornalísticos, quer nas entrevistas, escolha de fontes de informações e para repassar notícias para todos os veículos de comunicação de massa.

  • C.

    A Internet deve ser utilizada de forma disciplinada e organizada, para que o seu conteúdo seja otimizado e os assuntos de interesse arquivados.

  • D.

    A instantaneidade da informação na internet enseja ao jornalista a rapidez e garantia de publicação de todas as suas notícias através dos veículos de comunicação de massa.

Qual o papel que exerce o Relações Públicas?

  • A.

    O Relações Públicas complementa as atividades do jornalista e do publicitário, interagindo com a direção da organização, promovendo a imagem dos seus dirigentes de forma a elevar o conceito empresarial.

  • B.

    O Relações Públicas desempenha o seu papel na gestão do relacionamento entre a organização e seus diversos públicos, através de planejamento, acompanhamento e avaliação dos planos de comunicação, visando à promoção da imagem institucional da empresa.

  • C.

    O Relações Públicas responde por uma importante assessoria que estabelece a relação entre a direção de uma organização e seus colaboradores.

  • D.

    O Relações Públicas é a ponte entre a organização e seus clientes.

A organização de um evento através de ações do Relações Públicas deve ser precedida de planejamento. Escolha uma das opções abaixo:

  • A.

    Ouvir do presidente da organização os objetivos claros do evento; formação da equipe; solicitação de recursos financeiros; remessa de informações a um público escolhido e execução do plano.

  • B.

    Definição clara do objetivo do evento; distinção do público do evento; formação da equipe com pessoas identificadas com o objetivo da realização; elaboração da programação concernente com o objetivo; planejamento financeiro; escolha do local e atribuições à equipe das metas e cronograma bem definidos.

  • C.

    Briefing com o presidente da organização sobre os objetivos e resultados pretendidos com o evento; formação da equipe; definição financeira e realização do evento.

  • D.

    Formação de equipe integrante por representantes de diversas áreas; escolha do público direcionado ao evento; briefing com o presidente da organização sobre objetivos e metas do evento; escolha do local e elaboração do programa de acordo com a disponibilidade de recursos financeiros.

O papel de uma assessoria de comunicação social em um órgão público deve estar identificado com a missão desse órgão, que se resume em proporcionar o bem-estar à sociedade, bem como as condições necessárias ao exercício da cidadania. Desta forma, cabe à assessoria de comunicação social de um órgão público o papel de:

  • A.

    Desenvolver campanha em torno da ideologia de atendimento do órgão, para criar uma imagem positiva, tanto institucional como dos seus dirigentes.

  • B.

    Instituir um canal aberto de comunicação entre o diretor do órgão e a sociedade.

  • C.

    Explorar todos os recursos comunicacionais necessários à melhoria da imagem do seu órgão, independente do seu desempenho.

  • D.

    Informar com imparcialidade e veracidade os fatos, funcionamento e decisões do órgão, bem como ouvir sempre o cidadão para mensurar o grau de eficiência e eficácia do seu órgão na relação com a sociedade.

O press release é um recurso utilizado por assessorias de imprensa para oferecer aos veículos de comunicação uma notícia formatada. Contudo, esse procedimento tem causado controvérsias. Muitos jornalistas entendem que publicar um press release da forma como chega é dar espaço à visão tecnocrata de organizações.

Escolha a alternativa que pode minimizar essa aversão dos veículos de comunicação ao release.

  • A.

    O press release deve se constituir em uma fonte precisa com as informações capazes de responder a todas as perguntas sobre o fato a que se refere, ensejando ao veículo de comunicação a produção de um texto identificado com a sua linha de trabalho.

  • B.

    O press release é a melhor forma de divulgar a organização, em função de o seu conteúdo representar a versão imparcial e confiável da assessoria de imprensa.

  • C.

    O press release deve ser bem objetivo, resumido, direto, numa versão clara do fato interpretado pelo seu redator, para facilitar a sua publicação na íntegra.

  • D.

    O press release é a forma que permite à organização, através do seu jornalista, divulgar sempre uma boa imagem, usando os veículos de imprensa para cultivar uma boa relação com a sociedade.

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