Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

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Não deve haver diferença perante o cidadão e a sociedade, entre o comportamento do assessor de comunicação e do jornalista de um veículo de comunicação. O exercício profissional será sempre atividade de natureza social, subordinada inteiramente ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. E mais: ambos os profissionais devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade principal o interesse público. No entanto, na produção e divulgação da informação, o texto jornalístico tem peculiaridades próprias, em uma e outra atividade. Neste caso, a principal diferença é:

  • A. A quantidade e a sequência lógica dos parágrafos.
  • B. A formatação, na abertura do texto, do parágrafo inicial.
  • C. O mesmo objetivo e o roteiro de texto com início, meio e fim.
  • D. O press-release traz informações importantes, não obrigatoriamente notícias.

Assessoria de comunicação é geralmente um mix de atividades relacionadas a jornalismo, relações públicas, publicidade e marketing. No caso específico de RP, o campo principal de atividades a atuar é:

  • A. No contato com a imprensa.
  • B. No planejamento de campanhas.
  • C. Na realização de feiras promocionais.
  • D. Em pesquisas institucionais e de produtos e junto aos públicos-alvo.

Embora a maioria das organizações opte por se relacionar ativamente com a mídia, há as que preferem manter uma postura reativa.

Nesse caso, a assessoria se limita a

  • A. convocar entrevistas coletivas, evitando fornecer informações exclusivas aos repórteres.
  • B. monitorar informações, produzir análises e agir a partir de demandas dos veículos de mídia.
  • C. redigir e enviar releases periodicamente às redações.
  • D. produzir eventos que atraiam a cobertura jornalística favorável à instituição.
  • E. impedir crises de imagem através da publicação periódica de notas oficiais.

O serviço de apuração, coleção e fornecimento de matérias publicadas em jornais, revistas e sites sobre determinado assunto ou sobre as atividades de uma instituição ou de uma determinada pessoa, é feito geralmente pelo departamento de comunicação da organização ou por uma agência especializada.

Esse tipo de serviço é denominado

  • A. follow up.
  • B. clipping.
  • C. briefing.
  • D. bullet.
  • E. drops.

Cabe à assessoria de imprensa estreitar relações entre os órgãos de imprensa e seus clientes. Em relação às funções de uma assessoria de imprensa, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Se porventura ocorrer um desentendimento entre um assessor de imprensa e um jornalista, é papel da assessoria de comunicação se reportar ao editor ou proprietário do veículo para que o problema seja solucionado.

( ) Uma das funções da assessoria de imprensa é organizar entrevistas coletivas, que devem ser solicitadas somente se o assunto tiver realmente interesse público.

( ) A assessoria de comunicação deve agir como um facilitador, interlocutor e mediador nas relações do jornalista com a instituição e as fontes.

( ) A assessoria de imprensa deve produzir cursos de capacitação que desenvolvam midia training, ou seja, um treinamento, na tentativa de otimizar o contato das fontes da empresa com a mídia.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. F F F V
  • B. F V V V
  • C. F V V F
  • D. V V V F

Os press releases devem

  • A. destacar as datas e locais dos eventos divulgados e trazer os logotipos da organização e da assessoria.
  • B. ter um texto padrão, enviado para várias editorias de um mesmo veículo, potencializando suas chances de aproveitamento.
  • C. ser redigidos em forma de texto publicitário curto, com frases em ordem indireta e palavras simples.
  • D. conter pelo menos três páginas de informação e destacar os contatos da assessoria de imprensa.
  • E. ser usados prioritariamente para divulgar informações exclusivas a veículos segmentados.

Em situações de crise, cabe ao assessor de imprensa instruir e preparar o assessorado para reduzir os impactos à imagem da instituição.

Assinale a alternativa que não apresenta uma boa prática do assessor de imprensa, segundo DUARTE, 2006.

  • A. Ao se dirigir à imprensa, o assessorado deve reunir o máximo de informações sobre o ocorrido.
  • B. Em uma entrevista coletiva, o assessor deve preferir que o assessorado vá sozinho para que não pareça intimidado.
  • C. Em episódios de maior repercussão ou em casos excepcionais de crise, é permitido usar notas pagas.
  • D. Antes do enfrentamento do problema, o assessor deve simular perguntas que possam ser feitas ao assessorado.

Em relação às características e funções dos eventos nas organizações, assinale a afirmativa correta.

  • A. Os organizadores de devem reunir o máximo de empresas, atividades e negócios diferenciados, a fim de otimizar o uso das verbas, mesmo que isso implique na descaracterização do evento.
  • B. Os eventos, como um dos mais caros componentes do mix de comunicação das organizações, são as primeiras ações a serem cortadas em um momento de crise econômica, pois tendem a atingir um público excessivamente amplo.
  • C. O evento, por ser uma estratégia de comunicação segmentada, é inadequado à geração de mailing list para prospecção de novos clientes.
  • D. As improvisações de última hora podem comprometer a equipe organizadora, mas não atingirão a imagem dos promotores e nem dos patrocinadores do evento.
  • E. Os eventos permitem reunir patrocinadores e consumidores reais e potenciais em um ambiente interativo, com objetivo de criar ou fortalecer a imagem das organizações.

Considerando-se uma das funções de uma assessoria de imprensa – a clipagem – é incorreto afirmar:

  • A. O clipping é um serviço de apuração, coleção, recorte (no caso de jornais e revistas) e fornecimento diário, sistematizado, das notícias veiculadas sobre a empresa, na mídia.
  • B. Impresso ou eletrônico, o clipping representa a etapa final de um esforço de comunicação, geralmente empreendido pelo assessor e mediado pelos veículos, tendo em vista divulgar fatos, informações, produtos etc. de interesse de uma empresa.
  • C. O clipping representa o que os veículos fizeram com seu trabalho, mas não, obviamente, seu próprio trabalho.
  • D. O clipping é a prova cabal do esforço de informar (ou influenciar) a opinião pública e exprime, necessariamente, o trabalho do profissional da assessoria de imprensa.

No ambiente digital, para tratar da imagem corporativa em situação de crise, o assessor de comunicação não deve

  • A. estabelecer contato direto com o internauta que reclama da instituição assessorada.
  • B. se apresentar para o internauta como representante oficial da instituição, pois essa função é privativa do presidente da companhia.
  • C. monitorar o que formadores de opinião postam na rede, pois, quando há problemas, o canal mais usado é o “fale conosco” do site institucional.
  • D. oferecer outros canais de comunicação para o internauta, pois as ações devem acontecer unicamente no ambiente em que as reclamações surgiram.
  • E. debater com o internauta na rede em tempo real, buscando desqualificar suas reclamações e enaltecer os pontos positivos da instituição.
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