Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

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No relacionamento com a mídia, espera-se que o assessor de imprensa:

I. Seja um facilitador no relacionamento do jornalista com as fontes e a instituição.

II. Saiba preparar a fonte para que as entrevistas sejam objetivas e claras.

III. Peça a leitura antecipada da matéria que o jornalista realizou do assessorado.

IV. Alimente ininterruptamente a imprensa com o maior número possível de releases para mantê-la informada.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. II e IV.
  • B. I e II.
  • C. II e III.
  • D. I e III.
  • E. III e IV.

Considere, abaixo, os conceitos da coluna "a" com as respectivas definições na coluna "b".

Está correta a seguinte associação entre as colunas "a" e "b":

  • A. 1-I − 2-III − 3-V − 4-IV − 5-II.
  • B. 1-III − 2-IV − 3-V − 4-II − 5-I.
  • C. 1-I − 2-III − 3-IV − 4-V − 5-II.
  • D. 1-IV − 2-III − 3-I − 4-V − 5-II.
  • E. 1-II − 2-III − 3-IV − 4-V − 5-I.

Leia as proposições abaixo.

I. Os dados divulgados no balanço social não trazem à empresa boa reputação

POIS

II. o balanço social é um relatório anual produzido pela empresa após um esforço de auditoria interna que mapeia seu grau de responsabilidade social, portanto é consequência da sua identidade.

Nesse caso,

  • A. as duas proposições são verdadeiras e a segunda explica a primeira.
  • B. a primeira proposição é falsa, a segunda é verdadeira e não explica a primeira.
  • C. a primeira proposição é verdadeira, a segunda é falsa e não explica a primeira.
  • D. a primeira proposição é falsa, a segunda é verdadeira e explica a primeira.
  • E. as duas proposições são falsas e a segunda não explica a primeira.

No site de uma instituição pública, no canal NOTÍCIAS há links para:

− chamada com as datas das rodadas para o acordo coletivo.

− nota sobre o pagamento de fornecedores da empresa terceirizada de limpeza.

− nota com explicações de credenciamento para a coletiva de imprensa que a presidência dará na próxima semana.

Sobre estes links, considere:

I. Os sindicatos, um dos públicos da chamada com as datas das rodadas para o acordo coletivo, é considerado público não essencial.

II. As empresas terceirizadas de limpeza são consideradas como público de redes de interferência da nota sobre pagamento de fornecedores.

III. Fornecedores que contribuem para a viabilização da organização, como as empresas terceirizadas de limpeza, são considerados públicos de sustentação secundários.

IV. A nota com explicações sobre a coletiva tem como um dos públicos a rede de comunicação de massa, que não é considerado público de redes de interferência, mas público essencial.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. II e IV.
  • B. I e II.
  • C. I e IV.
  • D. I e III.
  • E. III e IV.

Uma instituição receberá a visita de uma delegação do Japão, interessada no processo de apuração eletrônica. Para marcar a visita, será realizada cerimônia oficial em que o presidente da instituição brasileira entregará uma placa ao delegado do Japão, que retribuirá com uma menção honrosa entregue pelo governo japonês. Ambos representantes farão discursos e depois será aberta uma coletiva de imprensa.

Nesta cerimônia

  • A. a execução é apenas do Hino Nacional do Brasil, por ser o país anfitrião e que está representado por uma autoridade oficial.
  • B. a execução do Hino Nacional do Brasil deve preceder a do Hino Nacional do Japão.
  • C. o Hino Nacional do Japão deve, por cortesia, preceder a execução do Hino Nacional do Brasil.
  • D. por cortesia, a execução é apenas do Hino Nacional do Japão.
  • E. a execução é apenas do Hino Nacional do Brasil, mas de forma instrumental para ser executada apenas a primeira parte do poema.

O bom assessor de imprensa é aquele que

  • A. trata a todos os veículos de comunicação (independentemente de sua linha editorial) e todos os jornalistas do mesmo jeito, para evitar acusações tanto de favorecimento da informação quanto de criação de notícias prêt-à-porter.
  • B. sugere ao assessorado que fale à imprensa sempre utilizando jargões e termos técnicos, a fim de que possa criar uma boa imagem de si diante da imprensa, principalmente quando atende jornalistas de rádio e de TV.
  • C. pode assumir o papel de porta-voz da instituição por ele assessorada em determinadas situações, ainda que isso não deva ser algo recorrente a ponto de se tornar um procedimento profissional padrão.
  • D. sempre ouve, antes da redação e divulgação de qualquer release, o maior número possível de pessoas e instituições, conforme aponta o atual Código de Ética dos Jornalistas, aprovado em 2007.

as assessorias de comunicação podem se beneficiar diretamente do expediente da “pós-verdade”, desde que isso implique a satisfação ética do(s) seu(s) assessorado(

  • A. Um atentado terrorista em frente a um hotel lotado de turistas em Paris.
  • B. Um reality show no qual pessoas ficam confinadas em uma casa.
  • C. Um debate televisivo entre candidatos à presidência da República no Brasil.
  • D. Um terremoto de grandes proporções que atinge parte da América do Sul.

O advento da Internet modificou parte das rotinas profissionais dos jornalistas e assessores de imprensa. A partir dessa constatação em relação ao trabalho das assessorias de imprensa na Internet, é INCORRETO afirmar que

  • A. o uso de redes sociais por uma assessoria de imprensa deve ser proporcional à sua capacidade de monitoramento e atualização dos dados obtidos.
  • B. é desnecessário que uma assessoria de imprensa acompanhe os stakeholders, já que muitos deles tendem a ser ou ter, na verdade, perfis fakes nas redes sociais.
  • C. se deve evitar a oferta de releases em formatos como “.PDF”, “.DOC” e afins para download, pois tal prática tende a retardar o processo produtivo do jornalista.
  • D. o uso de áreas fechadas, que solicitam login e senha para criação de contas pessoais, pode vir a desestimular os jornalistas no uso cotidiano desse espaço.

Em relação às rotinas e práticas profissionais de uma assessoria de imprensa ou de comunicação, assinale a afirmação verdadeira.

  • A. Todo porta-voz é fonte e toda fonte é porta-voz, e assim, do ponto de vista lógico, ambos significam a mesma coisa para o jornalismo, dentro da lógica das redações e assessorias.
  • B. É ideal que um assessor de imprensa trabalhe simultaneamente numa redação jornalística, para facilitar o trânsito de informações entre as duas instituições para as quais trabalha.
  • C. Um assessorado deve ter pelo menos algumas noções básicas de comunicação corporal e gestual, as quais podem ser obtidas através de um media training eficiente.
  • D. Não há necessidade de que um assessorado se planeje para uma entrevista com a imprensa, pois a espontaneidade é um fator determinante na construção de sua imagem.

Com relação ao termo ombudsman, assinale a alternativa correta.

  • A. O termo ombudsman, cunhado na Noruega, cujo significado é representante do povo, surgiu com a criação do cargo de mensageiro parlamentar, efetivado com o objetivo de limitar os poderes do rei.
  • B. Ombudsman é o termo utilizado para o agente da iniciativa privada, e, para o agente de órgão público, utiliza-se ouvidor.
  • C. Ao ombudsman cabe fornecer aos cidadãos ou aos clientes de uma empresa as informações solicitadas, conforme estabelece a Lei no 12.527/2011, também conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI).
  • D. A Procuradoria Pública no Brasil pode ser reconhecida como um órgão que desempenha a função semelhante a de ombudsman.
  • E. O Código de Ética dos Jornalistas preconiza que o profissional a exercer a função de ombudsman em uma redação deve ser eleito pelos pares.
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