Questões de Comunicação Social da Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A ordem em que as informações são apresentadas, o tom, o discurso e os interesses dos leitores. Também pode ser entendida na estrutura de lead, sublead, desenvolvimento e fechamento. Esta estrutura é chamada de

  • A. Pirâmide Invertida.
  • B. Brainstorm.
  • C. Briefing.
  • D. Conceptboard.
  • E. Release.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Um exemplo de _________________ são as reuniões com a população para se discutir as prioridades do orçamento municipal.

  • A. Comunicação Pública
  • B. Comunicação Mercadológica
  • C. Comunicação Publicitária
  • D. Comunicação Promocional
  • E. Comunicação Interna

Os gêneros textuais apresentam um conjunto de características semelhantes, seja na estrutura, conteúdo ou tipo de linguagem. As diferentes maneiras de organizar as informações linguísticas acontecerão de acordo com o(a)

  • A. público a ser atingido e a quantidade de adjetivos utilizados.
  • B. formato da peça publicitária, a tiragem do veículo e a audiência do meio.
  • C. finalidade do texto, o papel dos interlocutores e a situação.
  • D. endomarketing, o benchmarketing e o marketing institucional.
  • E. quantidade de substantivos interligados com os complementos verbais e nominais.

Analise a imagem abaixo.

Retratando o universo dos contos de fadas, pode-se perceber a presença da crítica na charge retratada. Assim, a charge se enquadra em

  • A. peças publicitárias.
  • B. notícias jornalísticas.
  • C. live marketing.
  • D. benchmarketing.
  • E. gêneros textuais.

Com relação à comunicação pública, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Esclarecimento dos cidadãos sobre temas de interesse público, para deliberação informada sobre questões da coletividade.

( ) A comunicação pública implica uma prática comprometida com a democracia e a construção da cidadania e é, portanto, um conceito que supõe um posicionamento político.

( ) A comunicação pública não é o espaço da diversidade, pluralidade e do exercício do direito à comunicação, meio de afirmação da soberania nacional e também não é o instrumento estratégico para a construção de uma cidadania participativa.

  • A. F/ F/ V
  • B. V/ F/ V
  • C. F/ F/ F
  • D. V/ V/ V
  • E. V/ V/ F

A imagem abaixo é a capa de um e-book que aborda toda a vida de Gilberto Gil, desde o movimento Tropicália ao cargo de ministro da Cultura que ocupou durante o governo Lula. Em Gilberto bem perto, Regina Zappa, jornalista autora da obra, fala sobre as “barras pesadas” que o músico enfrentou, os grandes amores que viveu, os dilemas existenciais e as grandes causas que o movem. A biografia autorizada faz parte das comemorações dos 70 anos do artista.

 

A biografia, como a referenciada no enunciado, é caracterizada como

  • A. gênero textual.
  • B. transmedia storytelling.
  • C. selfie.
  • D. brand equity.
  • E. live marketing.

O plano de comunicação do Governo Federal para a copa 2014, que acontecerá no Brasil, traz a assessoria de imprensa e produção de conteúdo informativo sobre os preparativos para a Copa 2014. Isto inclui, muitas vezes, driblar crises como as críticas de não cumprimento de cronograma e orçamentos por parte dos comitês internacionais. Quando a comunicação busca obter uma legitimidade de interesse público, aplica o conceito de

  • A. Comunicação Publicitária.
  • B. Comunicação Promocional.
  • C. Comunicação Interna.
  • D. Comunicação Pública.
  • E. Comunicação Digital.

O impacto das mídias sociais nos negócios e na comunicação traz transformações em toda sociedade. Ferramentas como blogs, twitter, wikis, podcasts, sites de bookmarking, ranking services, microformats, tag, widgets, entre outros,

  • A. devem fazer parte do domínio de conceitos do profissional de comunicação, pois, além de estabelecer estratégias para beneficiar os negócios das organizações, o profissional de comunicação será capaz de entender a importância de mensurar e monitorar o ambiente digital.
  • B. devem fazer parte da prática diária do profissional para realizar a comunicação da organização.
  • C. são ferramentas utilizadas somente para fins políticos, cabendo, portanto, somente ao profissional de marketing político utilizá-las em campanhas políticas ou eleitorais.
  • D. não são ferramentas utilizadas na comunicação organizacional, portanto, não há necessidade do conhecimento ou domínio prático por parte do profissional de comunicação.
  • E. são ferramentas utilizadas somente para fins publicitários, cabendo portanto somente ao profissional de publicidade e propaganda utilizá-las em campanhas para venda de produtos ou serviços.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

A ____________ refere-se ao planejamento da edição, com a função de nortear o jornalista, sendo um dos principais itens para as saídas a campo e pesquisas sobre o assunto.

  • A. reunião de brainstorm
  • B. revisão
  • C. pauta
  • D. reunião para checklist
  • E. infografia

Observe a imagem abaixo.

 

Na peça cartaz da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, veiculada em 2013 no mês da Consciência Negra, no conjunto da linguagem verbal e não verbal, nota-se o slogan: “Isso tem que mudar.” É correto afirmar que o slogan, parte da redação publicitária de qualquer peça promocional, é caracterizado por

  • A. texto jornalístico com o lead no final para melhor esclarecer o consumidor da informação.
  • B. linguagem não verbal, com a utilização de signos que fazem parte do universo do receptor.
  • C. live marketing com a inserção somente em material impresso.
  • D. não ser necessário e sendo utilizado somente por algumas instituições e organizações em ações de comunicação de interesse público.
  • E. ser uma frase curta e de fácil memorização que retrata a personalidade de uma marca, produto, serviço ou ideia e o que o anunciante pretende comunicar ao seu público.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...