Questões de Comunicação Social da COPESE / UFPI

Lista completa de Questões de Comunicação Social da COPESE / UFPI para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O press-kit ou kit de imprensa é um conjunto de materiais reunidos com o objetivo de divulgar determinadas atividades de uma organização, a fim de facilitar a cobertura jornalística sobre os acontecimentos e eventos associados à mesma. Assinale a única opção que NÃO faz parte desse conjunto.

    A) Canetas, portfólios, folhetos.

    B) Release impresso.

    C) Fotos, publicações e relatórios da organização.

    D) Credenciais de imprensa.

    E) Cheques nominais aos jornalistas.

Marque a opção que corresponde à postura que o assessor de imprensa deve adotar quando do gerenciamento de uma crise organizacional.

    A) Solicitar aos funcionários da organização que omitam dados e não recebam os profissionais de imprensa.

    B) Criar outros fatos que desviem a atenção dos jornalistas.

    C) Não fornecer nenhuma informação sobre o problema.

    D) Prestar informações para deixar claro para a opinião pública quais as providências da organização em relação ao fato gerador da crise.

    E) Não repassar, em hipótese alguma, os dados relacionados à crise.

Escolha a opção abaixo que define um press-release.

    A) O press-release é uma peça publicitária elaborada pelo assessor de imprensa e dirigida aos dirigentes das organizações jornalísticas.

    B) O press-release é um texto elaborado pela assessoria de imprensa e enviado aos jornalistas e meios de comunicação, com a função de informar, devendo-se evitar a emissão de juízos críticos e adjetivações.

    C) O press-release é um artigo de opinião escrito pelo diretor da organização e enviado aos jornalistas pelo assessor de imprensa, para publicação mediante pagamento.

    D) O press-relase é um tipo de nota oficial que deve ser publicado na íntegra.

    E) O press-release é um texto publicado pelo jornal mediante pagamento ao setor comercial da empresa.

O press-release surgiu em meados da década de 1950, no ambiente da comunicação organizacional, com o objetivo de despertar o interesse do jornalista e gerar notícia sobre o assessorado. Ele pode conter informações sobre muitos assuntos ligados à organização ou pessoa assessorada. Marque a única opção que NÃO corresponde a um assunto apresentado num press-release.

    A) Um evento.

    B) Um lançamento de blog ou portal de conteúdo.

    C) Uma crítica pessoal do assessor de imprensa a algum jornalista.

    D) Uma promoção de produtos ou serviços.

    E) Uma notícia sobre um produto ou um serviço.

Sobre a Comunicação Pública, é INCORRETO afirmar que:

    A) deve estar vinculada à titularidade exclusiva e ao controle do Estado.

    B) trata dos processos de comunicação realizados pela sociedade civil organizada, Estado, governo e terceiro setor, com foco no interesse público.

    C) implica numa prática comprometida com a democracia e a construção da cidadania.

    D) é o âmbito, por excelência, para a realização dos direitos sociais relacionados à educação e à cultura.

    E) diz respeito ao aparato estatal, às ações governamentais, partidos políticos, terceiro setor e, em certas circunstâncias, às ações privadas.

O papel da assessoria de imprensa nas redes sociais ganha cada vez mais destaque e lança aos profissionais de relações públicas e de comunicação organizacional novos desafios. Nessa adaptação ao novo cenário, muitas assessorias de imprensa não adequam seus métodos e acabam se limitando a trazer para o mundo online as mesmas estratégias e os mesmos produtos utilizados na relação que, antes, mantinham com os antigos meios de comunicação de massa. Sobre o assunto, marque a opção que NÃO corresponde às mudanças nas práticas de assessoria de imprensa com o advento das redes e mídias sociais.

    A) As redes e as mídias sociais não alteram profundamente a dinâmica do relacionamento entre jornalista e fonte, mas podem aumentar sua importância por causa da velocidade de circulação da informação. Os assessores, portanto, devem manter a relação com as fontes via redes sociais, mas devem atentar para as especificidades e funcionalidades das mesmas.

    B) O assessor deve continuar a fazer seu trabalho sem que sofra qualquer interferência de mídias e redes sociais, apenas atentando para a repercussão alcançada, nas redes e mídias sociais, pelas matérias jornalísticas sobre seu assessorado que foram publicadas na mídia de massa.

    C) A técnica tradicional conhecida por follow-up, que consistia em manter os profissionais de relações públicas em contato sistemático com os jornalistas, sofreu uma mudança e agora se fala de uma nova técnica, o media catching, que quer dizer que os profissionais de relações públicas são contatados pelos jornalistas que procuram informações específicas.

    D) O release deixou de ser uma ferramenta exclusiva do jornalismo e pode ser publicado numa página web, chegando simultaneamente ao cliente final e ao jornalista. Nesse contexto, os assessores de imprensa usam os sites e redes sociais para difundir o press-release.

    E) O assessor deve partilhar informação sobre seu trabalho regularmente, através das atualizações do seu estado em redes e mídias sociais, de modo a promover o interesse dos jornalistas e dos bloggers pelos assuntos que quer divulgar.

Marque a opção que NÃO diz respeito aos objetivos de uma assessoria de imprensa.

    A) Fortalecer ou construir a imagem de uma marca, produto, organização ou pessoa, por meio da imprensa em geral.

    B) Construir um bom relacionamento com os jornalistas e tornar-se uma fonte confiável para eles.

    C) Enviar aos jornalistas materiais que gerem notícias para o público-alvo da organização.

    D) Evitar que as notícias de seu cliente apareçam na mídia e tragam mais visibilidade, quando a organização estiver diante de uma crise ou de uma reestruturação.

    E) Desenvolver uma boa estratégia de comunicação juntamente com o setor de marketing, para promoção do assessorado.

A conduta ética do assessor de imprensa é fundamental para o exercício de sua função. Para tanto, ele deve se relacionar com os jornalistas de forma transparente. Neste sentido, faz parte do comportamento ético do assessor de imprensa a opção:

    A) Enviar pauta aos jornalistas para a elaboração de material sobre o assessorado, pagando por esse serviço.

    B) Solicitar a publicação de material, pelos jornalistas, sem observar os interesses do assessorado.

    C) Produzir pautas e dirimir as dúvidas acerca do trabalho ou atividade do assessorado.

    D) Determinar aos jornalistas condições específicas para que o material elaborado e enviado seja publicado na íntegra.

    E) Acatar as imposições do meio de comunicação para a publicação do material sobre o assessorado, sem considerar os interesses da organização.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...