Questões sobre Assessoria de Comunicação na Comunicação Social

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Relacione as colunas a seguir

1. Comunicação pública

2. Clipping

3. Imagem Institucional

4. Design gráfico

5. Nota oficial


( ) forma de comunicar visualmente um conceito ou uma ideia, por meio de técnicas artísticas e publicitárias de visibilidade.

( ) visão do público sobre produtos, serviços e identidade de uma empresa.

( ) processo de acompanhamento da imagem de uma empresa junto a mídia por um arquivo que registra as publicações sobre a empresa.

( ) comunicado público de empresa ou instituição sobre determinado evento que afeta a sua relação com o público.

( ) instituições e processos de comunicação próprios da sociedade civil, que têm natureza pública e interesse coletivo.



A sequência que expressa corretamente, de cima para baixo,a correlação entre as colunas é

    A) 4-3-1-5-2.

    B) 3-4-1-5-2.

    C) 3-4-5-2-1.

    D) 4-3-2-5-1.

Entrar em contato com as redações no momento do fechamento de uma edição, para checar o recebimento de um material enviado, é uma prática reprovável e a utilização errada de um instrumento conhecido por

    A) mailing list.

    B) media training.

    C) follow up

    D) workshop.

    E) press release.

Tradicionalmente o media training tem sido utilizado para o treinamento de CEOs, diretores e outros dirigentes. Alguns estudos mais modernos apontam que ele também deve ser realizado com outros profissionais da empresa ou da instituição, tais como

    A) porteiros, contínuos, telefonistas e recepcionistas.

    B) motoristas, telefonistas, recepcionistas e secretárias.

    C) motoristas, contínuos, recepcionistas e secretárias.

    D) porteiros, telefonistas, recepcionistas e secretárias.

    E) porteiros, contínuos, recepcionistas e secretárias.

Quando uma organização decide construir uma intranet, pode tomar algumas medidas, tais como:
? Deixar claro os objetivos da plataforma. ? Garantir que o motor de busca seja capaz de encontrar todo conteúdo publicado.
? Oferecer serviços úteis, com simplicidade de acesso, ergonomia e caminhos intuitivos. ? Estimular o uso por líderes, chefias e direção. ? Transformar a plataforma em único meio de tramitar processos administrativos.

Esses procedimentos são importantes para garantir

    A) a menor demanda de configuração dos computadores usados pelos funcionários.

    B) a economia de recursos materiais e financeiros na construção da intranet.

    C) a melhoria da reputação da organização perante o público externo.

    D) o uso da internet quando necessário, especialmente nos momentos em que o funcionário não encontra a solução procurada na intranet.

    E) o engajamento dos funcionários com a plataforma.

Pesquisa sobre uso de aplicativos mensageiros publicada pelo portal da Aberje em 2016, indicava que 5,6% dos participantes utilizava o mensageiro no horário de trabalho, e 83,8% deles usava em aparelhos particulares. Além disso, 29,1% disseram usar entre uma e três horas por dia, reduzindo as ligações telefônicas. Apenas 23,5% das empresas que utilizam o aplicativo em ambiente corporativo ofereciam treinamento ou recomendações específicas. Dessas, 57,5% eram micro ou pequenas empresas. A falta de monitoramento contínuo fez com que memes, piadas e correntes sejam compartilhadas por 20,1% dos participantes de grupos de trabalho, enquanto que, desses, 24,5% eram utilizados para tomadas de decisões relacionadas à empresa.

Acerca deste texto, é correto afirmar que:

    A) As empresas de pequeno porte, por não terem verba disponível para criar políticas de controle do compartilhamento de memes e piadas, liberam o uso dos aplicativos mensageiros, apostando na diminuição de gastos com ligações telefônicas.

    B) Não há como incorporar os aplicativos mensageiros disponíveis no mercado como ferramentas de comunicação interna, pois o uso em aparelhos particulares impede o controle por parte da instituição. A saída seria desenvolver aplicativos próprios.

    C) Os aplicativos mensageiros são bloqueados nas micro e pequenas empresas e liberados apenas nas médias e grandes corporações, que não se preocupam com o compartilhamento de memes, piadas e correntes.

    D) O aplicativo mensageiro pode ser incorporado como tecnologia para a comunicação organizacional; a dificuldade das instituições é criar políticas sobre compartilhamento de mensagens nos grupos de trabalho, mesmo o uso sendo em aparelhos particulares.

    E) As empresas de grande porte fornecem aparelhos corporativos, o que implica na automática proibição de compartilhamento de memes, piadas e correntes tanto nos grupos de trabalho, quando nos grupos particulares.

Considere as afirmativas a seguir sobre os meios de comunicação interna:
I. A escolha dos veículos para comunicação interna leva em conta: o tamanho da instituição e a verba disponível para a área. II. As características dos funcionários da instituição (formação intelectual, econômica e nível de informatização) não são levadas em conta, pois isso seria discriminação. III. O jornal mural tem como característica a linguagem mais informal capaz de despertar o interesse dos empregados.

Está correto o que se afirma em

    A) I e III, apenas.

    B) I, II e III.

    C) I e II, apenas.

    D) II, apenas.

    E) III, apenas.

A assessoria de comunicação de uma instituição pública convocou uma coletiva de imprensa para anunciar a agenda das audiências públicas. Nesta mesma semana, a imprensa regional divulgou informações negativas sobre um dos servidores alocados na instituição. Sobre os procedimentos adotados pela assessoria de comunicação da instituição na convocação da coletiva, é correto afirmar:

    A) Não há como evitar conflitos com a imprensa. A coletiva deve ser convocada normalmente e quando as perguntas incômodas forem feitas, o assessor pede ao entrevistado que não responda.

    B) A pauta deve ser clara: os veículos de comunicação presentes devem estar conscientes de que não terão acesso a declarações que não sejam ligadas ao assunto tratado no evento, o que pode diminuir os conflitos.

    C) Convoca-se a coletiva apenas com os veículos que são considerados parceiros e amistosos com a instituição, para evitar conflitos.

    D) Os conflitos com a imprensa são inevitáveis, por isso a coletiva pode ser mantida e, se surgirem perguntas indesejadas, a assessoria prepara uma nota com explicações oficiais que será enviada à imprensa no dia seguinte.

    E) Para evitar conflitos com a imprensa, a coletiva deve ser cancelada e só será convocada quando o assunto negativo não estiver mais no noticiário.

No processo comunicacional, o emissor envia uma mensagem para o receptor através de um determinado canal. O processo termina com a devolução, por parte do receptor, de uma resposta ou reação, a qual é conhecida como

    A) codificação.

    B) informação.

    C) feedback.

    D) intenção.

    E) decodificação.

O conceito de comunicação sustentável se refere à

    A) aquisição de bens e serviços ecologicamente corretos para as atividades de comunicação.

    B) divulgação de bens e serviços produzidos com matérias-primas renováveis.

    C) atividade de difusão de valores de sustentabilidade e responsabilidade social.

    D) colaboração com empresas do setor da economia sustentável, como cooperativas de catadores.

    E) pressão exercida por uma organização sobre o poder público para adoção de políticas de preservação.

A função principal do media training é

    A) organizar os conteúdos do site do assessorado e administrar a divulgação nas redes sociais.

    B) treinar os CEOs no controle da informação e orientar os demais funcionários na elaboração do clipping.

    C) preparar os assessorados para atender à imprensa e deve ser feito no início do atendimento à conta.

    D) orientar os assessorados na administração do negócio e incentivar as potencialidades internas.

    E) analisar o panorama político e social para o assessorado e interpretar as mudanças no mercado de capitais.

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