Questões de Comunicação Social da Dom Cintra Fundação

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Segundo Kunsch, as Relações Públicas, como disciplina acadêmica e atividade profissional, têm como objeto _________________ e __________________, instâncias distintas que, no entanto, se relacionam dialeticamente.

Os termos que completam adequadamente o trecho acima são respectivamente:

  • A.

    os professores – os alunos;

  • B.

    a pesquisa – a extensão;

  • C.

    a avaliação interna – a criação de indicadores;

  • D.

    as organizações – seus públicos;

  • E.

    a eficiência – a eficácia.

A teoria de conflitos-resoluções lida com problemas gerados por crises, confrontos, disputas, controvérsias etc. Segundo Kunsch, é justamente nos pressupostos desta teoria que a área de relações públicas deve se basear para o trabalho de:

  • A.

    Crisis control;

  • B.

    Issues management;

  • C.

    Gaming Strategies;

  • D.

    Problem administration – PA;

  • E.

    Controversial Situations – CS.

O estudo dos quatro modelos de Relações Públicas, segundo Kunsch, revela que, além de diferentes formas de as organizações se relacionarem com os seus públicos ao longo da história, praticar uma comunicação efetiva não é tão simples como se pode pensar. Estes modelos são:

  • A.

    assimétrico de duas mãos; sinérgico; de propaganda; dialético;

  • B.

    sinérgico; simétrico de duas mãos; dialético; comunicacional;

  • C.

    de imprensa; assimétrico de duas mãos; metalinguístico; de informação pública;

  • D.

    comunicacional; dialético; de imprensa; de propaganda;

  • E.

    de imprensa / propaganda; de informação pública; assimétrico de duas mãos; simétrico de duas mãos.

Conforme cita Kunsch, no dizer de Harwood Childs:

I. O ponto de partida para estabelecer uma política de Relações Públicas é uma cuidadosa análise do nosso comportamento pessoal e empresarial à luz da mudança social em geral. PORQUE

II. Sem conhecer as tendências básicas, econômicas, culturais e sociais da atualidade, é impossível avaliar, e muito menos antecipar, as implicações públicas do que estamos fazendo.

Logo:

  • A.

    as afirmativas I e II estão corretas, e a afirmativa II é uma justificativa da afirmativa I;

  • B.

    as afirmativas I e II estão corretas, e a afirmativa II não é uma justificativa da afirmativa I;

  • C.

    a afirmativa I está correta, mas a afirmativa II está errada;

  • D.

    a afirmativa I está correta, mas a afirmativa II está errada;

  • E. as afirmativas I e II estão erradas.

De acordo com Chauí, a partir da segunda revolução industrial no século XIX e continuando até o que hoje se chama de sociedade pós-industrial ou pós-moderna, as artes, que haviam se tornado autônomas ou se liberado da submissão à religião, foram submetidas a uma nova servidão: as regras do mercado capitalista e a ideologia da “indústria cultural”, expressão esta cunhada por: ____________ na obra intitulada ____________.

Os termos que completam adequadamente o trecho acima se encontram na alternativa:

  • A.

    Alquié e Bastide – O eterno e o efêmero;

  • B.

    Merleau-Ponty e Sorokin – Dinâmica cultural na contemporaneidade;

  • C.

    Durkheim e Benjamin – A dialética político-social;

  • D.

    Hubert e Barthes – A força da mente;

  • E.

    Adorno e Horkheimer – Dialética do esclarecimento.

Segundo Chauí, a Filosofia contemporânea abrange o pensamento filosófico que vai de meados do século XIX até os nossos dias. Portanto:

I. Não temos distanciamento suficiente para vê-la em sua generalidade

PORQUE

II. os problemas e as diferentes respostas dadas a eles parecem impossibilitar uma visão de conjunto. Então:

  • A.

    a afirmativa I está correta, mas a afirmativa II está errada;

  • B.

    as afirmativas I e II estão corretas, e a afirmativa II NÃO é uma justificativa da afirmativa I;

  • C.

    as afirmativas I e II estão corretas, e a afirmativa II é uma justificativa da afirmativa I;

  • D.

    a afirmativa I está errada, mas a afirmativa II está correta;

  • E. as afirmativas I e II estão erradas.

Na visão moderna e no contexto de complexidade contemporânea, temos que considerar as tipologias dos públicos dentro da dinâmica da história e levar em conta as forças sociais do macroambiente e os comportamentos dos públicos. “Pessoas ou grupos lincados a uma organização porque entre as duas partes há interesses recíprocos e ambos se afetam mutuamente”. Segundo Kunsch, isso é o que se chama de:

  • A.

    upo de apoio;

  • B.

    clientes internos;

  • C. prestadores de serviços;
  • D.

    bookmakers;

  • E.

    stakeholders.

Conforme mostra Giacaglia:

I. Os eventos para a apresentação dos produtos da empresa para seu mercado-alvo ampliam o leque de exposição. Por ser dirigido, o evento consegue, em um curto período de tempo e de uma só vez, atingir boa parte do público-alvo da empresa.

PORQUE

II. As Feiras se constituem numa boa oportunidade de promover o contato consumidor-produto.

Logo:

  • A.

    as afirmativas I e II estão corretas, e a afirmativa II é uma justificativa da afirmativa I;

  • B.

    as afirmativas I e II estão corretas, e a afirmativa II NÃO é uma justificativa da afirmativa I;

  • C.

    a afirmativa I está correta, mas a afirmativa II está errada;

  • D.

    a afirmativa I está errada, mas a afirmativa II está correta;

  • E.

    as afirmativas I e II estão erradas.

Segundo Fortes, implementar o processo de Relações Públicas, em auxílio ao comando das organizações, conduz às seguintes expectativas:

I. possibilitar um comportamento sinérgico entre os níveis funcionais e os objetivos da organização, tornando possível edificar, de modo participativo, o rumo a ser seguido pela empresa;

II. permitir à empresa manter integração com o ambiente, buscando uma evolução de desempenho mais reagente, amoldável e inovadora, o que assegura o sucesso e a sobrevivência no longo prazo, bem como a ascensão da companhia no mercado;

III. transformar a organização reativa em uma entidade proativa, com o fito constante de negociar com o seu ambiente, alocando recursos para corrigir os erros que possam comprometer os esforços já delineados;

IV. envolver a participação das diversas esferas da empresa, incentivando a prática da colaboração de todos, coordenada por um organismo central;

V. cristalizar as vantagens competitivas, direcionando a empresa para modelos organizacionais flexíveis e, portanto, compatíveis com os ordenamentos ambientais atuais e futuros.

Dos itens acima mencionados estão corretos:

  • A.

    somente I e II;

  • B.

    somente I, II e III;

  • C.

    somente I, II e IV;

  • D.

    somente II e III;

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Entre as seis fases do processo de Relações Públicas estabelecidas por Fortes está:

  • A.

    a conversa inicial com a equipe de RP;

  • B.

    a definição da ROL;

  • C.

    a criação de metas;

  • D.

    o levantamento das condições internas;

  • E.

    o estudo da evolução histórica de indicadores.

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