Questões de Comunicação Social da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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Segundo Yanaze (2005), o marketing não pode ser uma atitude isolada dentro da empresa. A partir disso, assinale a opção que não se aplica ao conceito apresentado.

  • A.

    O marketing é uma filosofia e estratégia de administração.

  • B.

    O marketing se restringe à esfera de atuação de seu departamento.

  • C.

    O marketing numa organização não se materializa na forma, mas sim no conteúdo.

  • D.

    O marketing é o composto de todas as atividades planejadas e estruturadas que visam ao mercado.

  • E.

    O marketing é a tomada de consciência da validade de um comportamento empresarial estratégico em relação ao mercado.

Media training é um evento cujo objetivo é capacitar fontes de informação para atuarem no relacionamento com jornalistas. A respeito de capacitação de fontes de informação, indique a opção correta.

  • A.

    Fonte e porta-voz têm o mesmo significado e função.

  • B.

    Mensagens-chave são conceitos ou afirmações determinadas previamente para posicionamento público e que a fonte enfatizará durante a entrevista, evitando responder à pergunta do jornalista.

  • C.

    A preparação de uma fonte para uma entrevista pode incluir um briefi ng, nome dado a um documento ou orientação verbal específica sobre um tema, jornalista, veículo ou situação.

  • D.

    O ideal é que a capacitação de fontes de informação seja realizada por empresas especializadas em media training.

  • E.

    Uma das características centrais do media training é que é realizado para apenas uma pessoa.

O Dicionário de Comunicação, de Rabaça e Barbosa, conceitua Propaganda como “conjunto de técnicas e atividades de informação e de persuasão, destinadas a infl uenciar as opiniões, os sentimentos e as atitudes do público num determinado sentido”. Examine os enunciados abaixo, acerca do conceito de propaganda e publicidade, e assinale a opção incorreta.

  • A.

    A ação planejada e racional para a divulgação das vantagens, qualidades e superioridade de um produto, serviço, marca, ideia, doutrina, instituição, etc., desenvolvida por meio de veículos de comunicação com objetivos definidos é também uma maneira de se conceituar propaganda.

  • B.

    A disseminação de informações para fins ideológicos (políticos, filosóficos ou religiosos) não pode ser considerada propaganda.

  • C.

    No Brasil e em alguns países de língua latina, as palavras propaganda e publicidade são geralmente usadas com o mesmo sentido, especialmente pelo público leigo, embora seja possível perceber alguma diferenciação em alguns aspectos: em geral a palavra publicidade está mais relacionada a atividades com fins comerciais, enquanto propaganda é mais genérica e abrangente.

  • D.

    Qualquer mensagem, texto, anúncio, cartaz, etc., com caráter comercial, podem também ser considerados como propaganda.

  • E.

    A palavra publicidade adquiriu, ao fi nal do século XIX, um signifi cado comercial: qualquer forma de divulgação de produtos ou serviços, através de anúncios, geralmente pagos e veiculados sob a responsabilidade de um anunciante.

Quando se fala de comunicação integrada, um dos principais aspectos envolvidos é o planejamento de comunicação. Nesse contexto, planejar é muito mais do que escolher o que vai ser dito em uma campanha ou fazer anúncios em jornais e revistas. Para que o planejamento de comunicação possa acontecer em sua plenitude, é necessário que sejam observados alguns aspectos. Assinale, entre as opções a seguir, aquela que não se encaixa na elaboração do planejamento integrado de comunicação.

  • A.

    Análise do problema a ser enfrentado pela comunicação integrada.

  • B.

    Diagnóstico da situação atual e definição dos objetivos da comunicação integrada.

  • C.

    Contratação antecipada dos veículos de comunicação a serem utilizados.

  • D.

    Escolha da estratégia de comunicação a ser usada, com base nas ferramentas do composto de comunicação.

  • E.

    Defi nição do foco da mensagem (conceito ou tema), relacionado ao posicionamento de mercado determinado e aos objetivos a serem alcançados.

Avalie as questões abaixo sobre gênero jornalístico e identifi que a opção incorreta.

  • A.

    Gênero utilitário tem o propósito principal de orientar o receptor, proporcionando-lhe uma informação útil.

  • B.

    O gênero informativo sempre teve predomínio no jornalismo brasileiro, inclusive em seus primórdios. A Gazeta do Rio de Janeiro, que nasceu sob o julgo do Estado, é um exemplo de jornal em que este gênero predominava.

  • C.

    Artigo, resenha, crônica, carta e caricatura são exemplos do gênero opinativo.

  • D.

    O Novo Jornalismo americano, também conhecido no Brasil como jornalismo literário, é um exemplo do que autores chamam de jornalismo diversional.

  • E.

    Reportagem, crônica e entrevista podem ser, dependendo da interpretação do autor, gêneros informativos ou argumentativos.

A imagem institucional (também chamada de imagem corporativa) pode ser entendida como o conjunto das opiniões subjetivas do público (em sua totalidade ou em cada um dos seus segmentos) com relação à imagem de uma organização. Avalie as afirmações a seguir e assinale a opção incorreta.

  • A.

    A imagem institucional, resultado das percepções da organização por parte do público, é uma forma de personalidade da corporação, compartilhada por todos os públicos a ela relacionados, e dá origem às condições para a construção mercadológica da identidade corporativa.

  • B.

    Apesar de toda a importância dada ao tema, a gestão da imagem institucional não deve ser considerada como estratégica para a organização, uma vez que se trata de questão de percepção do público, o que decorre das práticas de marketing e comunicação.

  • C.

    A imagem institucional, concretizada pelo seu manual de identidade visual ou corporativa, traduz-se não somente nos signos e símbolos visíveis da empresa, mas também no seu estilo de gestão – a visão que a empresa tem dela mesma e a forma como expressa seus valores são parte dessa identidade.

  • D.

    No contexto da imagem institucional, a identidade da organização é o seu maior patrimônio, cabendo à área de comunicação a gestão desse ativo intangível.

  • E.

    O posicionamento da imagem institucional resulta do equilíbrio entre a expectativa ou demanda do público e os atributos psicológicos efetivamente transmitidos pela marca, ou seja, se os atributos não corresponderem às expectativas do público, a marca irá se desgastar e a imagem institucional será negativa.

  • A.

    O primeiro passo para elaborar um plano de comunicação integrada é analisar e diagnosticar a situação da organização ou do produto, buscando identifi car o real problema a ser resolvido, para então buscar uma estratégia para a comunicação.

  • B.

    Planejar a comunicação integrada implica apresentar uma mensagem de forma clara, coordenada nos diversos canais utilizados, de forma a despertar no público-alvo a percepção desejada, que será a solução do problema de comunicação.

  • C.

    O planejamento de comunicação acontece de forma desvinculada ao marketing – o plano de comunicação funciona como uma maneira alternativa para alcançar soluções diferentes do marketing.

  • D.

    De nada vale identificar corretamente um problema caso não se use as ferramentas de comunicação adequadas para implementar a solução.

  • E.

    A comunicação integrada abrange não somente os meios de comunicação tradicionais – propaganda, assessoria de imprensa, eventos, etc. – mas também um gerenciamento das pequenas mensagens passadas por toda a organização no dia a dia, incluindo tanto a comunicação planejada quanto as informações transmitidas pelas pessoas que fazem parte da empresa.

A promoção institucional tem como principais objetivos:

I. tornar uma empresa ou organização conhecida;

II. divulgar seus produtos e serviços;

III. gerar relacionamento com o público-alvo (goodwill); e

IV. atualizar ou manter a imagem institucional ou ainda integrá-la ao público-alvo.

Avalie as afirmações a seguir e assinale a opção correta.

  • A.

    A promoção institucional tem como seu principal aspecto a imagem da organização, sendo que um dos resultados desejados dessa ferramenta é o aumento do share of mind da corporação.

  • B.

    Da mesma forma que as campanhas publicitárias, as campanhas de promoção institucional se utilizam exclusivamente de técnicas e ferramentas de propaganda para fazer a venda de produtos que, por sua vez, farão a promoção da marca.

  • C.

    Uma campanha de promoção institucional deve sempre se preocupar em relacionar todos os produtos que a organização oferece, destacando os benefícios para o público-alvo.

  • D.

    Algumas organizações usam eventos para trabalhar a divulgação de suas marcas, no entanto esse tipo de ação não pode ser considerado como promoção institucional.

  • E.

    A promoção institucional deve ser elaborada como plano tático da organização e, como tal, estar subordinada à estratégia global de marketing, uma vez que não se justifi ca a alocação de recursos para ações isoladas nesse sentido e nem devem ser feitos esforços sazonais para a produção de campanhas específicas.

Entre as opções apresentadas abaixo, qual a que melhor define o modelo de comunicação integrada proposto por Kunsch.

  • A.

    O modelo de comunicação integrada propõe uma filosofia de gestão integrada da comunicação nas organizações, articulando diversas dimensões comunicacionais.

  • B.

    A comunicação integrada é o modelo de comunicação adotado pelas assessorias de relações públicas e assessoria de imprensa.

  • C.

    O modelo de comunicação integrada pressupõe a sobreposição entre a comunicação institucional e a comunicação mercadológica.

  • D.

    A comunicação integrada é o modelo que articula a publicidade e as relações públicas.

  • E.

    O modelo de comunicação integrada sugere uma distinção entre a comunicação integrada e a mercadológica.

Para a divulgação de eventos, podem ser utilizados vários tipos de press-releases. Gérson Moreira Lima (1985) apresenta a estrutura física e de conteúdo de um press-release padrão. Quanto a esta estrutura, não é correto afirmar que

  • A.

    o texto deve ser estritamente informativo, mesmo quando trouxer a opinião de alguém.

  • B.

    o texto deve ser redigido do mais para o menos importante.

  • C.

    o título deve ser “quente” e chamar a atenção do leitor.

  • D.

    os parágrafos devem ter entre quatro a sete linhas.

  • E.

    o lead deve ser utilizado ao final do texto, de forma a dar um fechamento ao release.

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