Questões de Comunicação Social da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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O planejamento estratégico usualmente é concretizado na forma de um plano estratégico. Avalie as afi rmações a seguir sobre o planejamento e o plano estratégico e assinale a opção correta.

  • A.

    O plano estratégico é um documento que contém a relação de atividades de comunicação de longo ou médio prazo, e sua principal função é definir os veículos de comunicação a serem utilizados em uma campanha.

  • B.

    Nem todo planejamento estratégico precisa conter metas ou objetivos que permitam avaliar a efetividade das ações – mesmo sem indicadores, o planejamento retém um alto valor para a organização.

  • C.

    No planejamento estratégico, em geral realizado em conjunto por todos os funcionários da organização, é feita uma análise e discutidos, entre outros, os seguintes aspectos: (a) missão da empresa; (b) contexto empresarial; (c) objetivos globais; (d) estratégia global; (e) prioridades estratégicas; (f) alocação de recursos; e (g) realimentação do sistema organizacional.

  • D.

    O plano estratégico, na área de comunicação, envolve principalmente a ferramenta de propaganda, por seus altos investimentos – em geral, os custos com as demais ferramentas (relações públicas, assessoria de imprensa, eventos, etc.) são bem inferiores, por isso não fazem parte explícita do plano.

  • E.

    O planejamento estratégico é um processo que permite à organização reagir positivamente às variações do meio ambiente e explorar melhor as oportunidades de mercado, por meio de um posicionamento de marketing bem definido, pelo uso de um conjunto de ações que têm por objetivo atingir metas defi nidas previamente.

Um dos temas mais estudados e praticados pelas organizações, o planejamento estratégico parte do pressuposto de que a organização entende o conceito de estratégia. Sobre esse assunto, avalie as afi rmações abaixo e assinale a opção incorreta.

  • A.

    As estratégias formais efi cazes apresentam pelo menos três aspectos fundamentais: (a) defi nição de metas ou objetivos claros a serem atingidos; (b) determinação de políticas bem defi nidas que orientam ou limitam a situação; e (c) elaboração dos principais programas ou ações que levarão ao cumprimento das metas.

  • B.

    Os recursos (fi nanceiros, humanos, materiais, etc.) devem ser alocados de forma a garantir que todas as ações sejam executadas conforme o plano.

  • C.

    A essência da estratégia é construir uma diretriz ou postura que seja forte e, ao mesmo tempo, fl exível o sufi ciente para que a organização possa alcançar suas metas, mesmo frente a forças imprevisíveis ou desconhecidas.

  • D.

    As estratégias mais efi cazes geralmente são embasadas em múltiplos conceitos e forças principais, visando valorizar todos os aspectos possíveis ao mesmo tempo em que buscam minar a ação da concorrência.

  • E.

    Organizações complexas podem ter diversas estratégias hierarquicamente relacionadas, que se apoiem mutuamente em busca dos objetivos e metas comuns da organização.

Alguns autores, como Gaudêncio Torquato, destacam no contexto da comunicação organizacional, os conceitos de imagem e identidade organizacional. Nesse sentido, é correto afirmar que a

  • A.

    identidade organizacional corresponde ao conjunto de manifestações que tornam a organização visível.

  • B.

    imagem organizacional e a identidade organizacional são conceitos idênticos.

  • C.

    imagem organizacional complementa a identidade organizacional.

  • D.

    identidade corresponde à personalidade da organização.

  • E.

    imagem e a identidade organizacional sobrepõem-se.

O termo que melhor abarca todo o espectro das atividades comunicacionais formais e informais dentro das organizações é o termo

  • A.

    comunicação corporativa.

  • B.

    comunicação interna.

  • C.

    comunicação institucional.

  • D.

    comunicação integrada.

  • E.

    comunicação organizacional.

Galerani (2005) analisa os modelos de avaliação de resultados em comunicação organizacional. Segundo ela, podemos afirmar que

  • A.

    o modelo de avaliação de Hon e Grunig visa a medir a qualidade dos relacionamentos entre os públicos estratégicos e a organização.

  • B.

    o modelo de avaliação proposto por Lindenmann propõe transformar valores subjetivos em valores monetários.

  • C.

    o modelo de avaliação proposto por Ehling avalia qualitativamente os relacionamentos entre a empresa e seus públicos estratégicos.

  • D.

    o modelo de avaliação dos relacionamentos demonstra indicadores matemáticos das ações de curto prazo de comunicação.

  • E.

    todos os modelos de avaliação devem demonstrar o valor econômico da comunicação.

Uma teoria de comunicação possui forte relação com os estudos de comunicação organizacional e assessoria de imprensa ao abordar o esquema de interpretação por meio do qual os indivíduos organizam informação ou uma ocorrência. Essa teoria trata de princípios organizacionais compartilhados socialmente e que persistem através do tempo, trabalhando simbolicamente para estruturar sentido ao mundo real. Esta teoria é chamada de

  • A.

    Enquadramento.

  • B.

    Agenda Setting.

  • C.

    Influência Seletiva.

  • D.

    Padronização.

  • E.

    Dependência.

Para o entendimento da natureza e do propósito das relações públicas, Grunig e Hunt propõem quatro modelos de relações públicas. Dos modelos apresentados abaixo, assinale aquele que não corresponde aos modelos de Grunig e Hunt.

  • A.

    O de “informação pública”.

  • B.

    O “assimétrico de duas mãos”.

  • C.

    O de “agência de imprensa/divulgação”.

  • D.

    O “simétrico de duas mãos”.

  • E.

    O de “comunicação excelente”.

A Lei n. 12.232, de 29 de abril de 2010, dispõe sobre as normas gerais para licitação e contratação pela administração pública de serviços de publicidade prestados por intermédio de agências de propaganda. Ela estabelece normas gerais sobre licitações e contratações pela administração pública de serviços de publicidade prestados necessariamente por intermédio de agências de propaganda, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Sobre essa lei, indique a opção incorreta.

  • A.

    Veda a inclusão, em contratos de serviços de publicidade, de atividades de assessoria de imprensa, comunicação e relações públicas.

  • B.

    Diz que eventos festivos de qualquer natureza deverão ser contratados por meio de procedimentos licitatórios próprios.

  • C.

    Considera serviços de publicidade o conjunto de atividades realizadas integradamente que tenham por objetivo o estudo, o planejamento, a conceituação, a concepção, a criação, a execução interna, a intermediação e a supervisão da execução externa e a distribuição de publicidade aos veículos e demais meios de divulgação, com o objetivo de promover a venda de bens ou serviços de qualquer natureza, difundir ideias ou informar o público em geral.

  • D.

    Estabelece que raciocínio básico, estratégia de comunicação publicitária, ideia criativa e estratégia de mídia e não mídia são componentes do plano de comunicação publicitária.

  • E.

    Especifi ca que são obrigatórios os tipos “melhor preço” ou “melhor técnica e preço” para as licitações previstas pela Lei.

  • A.

    Embora o brand equity e a gestão de marcas use ferramentas de marketing e de comunicação para atingir seus objetivos, sua aplicação está de fato relacionada à valorização dos ativos intangíveis para a empresa.

  • B.

    O conhecimento da marca envolve dois componentes principais: o reconhecimento da marca, ou seja, a lembrança que o consumidor tem de uma marca; e a imagem da marca, que é a percepção do consumidor, caracterizada pela associação de qualidades positivas ou negativas associadas à marca.

  • C.

    A marca pode ser entendida como um sistema integrado, que agrega as áreas de comunicação, marketing, vendas, pós-vendas, planejamento estratégico, pesquisa e desenvolvimento, finanças e análise do consumidor.

  • D.

    Os trabalhos de brand equity visam, entre outros aspectos, estabelecer métodos e métricas para a avaliação dos ativos intangíveis de uma empresa, dos quais a marca constitui um dos mais importantes e de mais difícil aferição.

  • E.

    Os elementos da marca, sendo os principais o nome, logo, símbolo, slogan e embalagens, não devem ser utilizados para identifi car e diferenciar uma marca, uma vez que a criação de brand equity está relacionada a diversos fatores que devem trabalhar de forma integrada.

  • A.

    Identifi car o que atrai e, mais importante, mobilizar o usuário na internet deve ser o ponto de partida para qualquer ação de marketing digital, uma vez que a linguagem e os canais a serem usados para cada público são diferentes.

  • B.

    Entre os usos da internet pelas pessoas, destacam-se os seguintes: assistir a vídeos postados por outros usuários; acompanhar fóruns ou grupos de discussão on-line; visitar sites de relacionamento social; ler análises críticas dos consumidores; ler blogs; executar ou baixar músicas e fi lmes; escutar podcasts – todos esses usos permitem algum tipo de ação de marketing digital.

  • C.

    A verifi cação do tráfego na internet deve ser um dos fatores considerados na escolha de ações e veículos para o marketing digital, como a veiculação de banners ou anúncios inteligentes.

  • D.

    A presença das empresas em redes sociais ou em blogs, nos quais a organização está disponível para críticas, sugestões, opiniões ou dúvidas dos consumidores, é uma das principais ferramentas do marketing digital.

  • E.

    Um dos principais méritos do marketing digital é simplesmente chamar a atenção dos clientes, que tendem a agir de forma passiva frente às ferramentas digitais como redes sociais, blogs e sites de fabricantes.

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