Questões sobre Marketing

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Nesse contexto do marketing esportivo, as opções a seguir apresentam afirmativas corretas, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. O marketing do esporte e o marketing usado no esporte podem ser considerados conceitualmente como sinônimos.
  • B. O marketing esportivo pode ser usado para aproximar a empresa e comunidade, demonstrando a responsabilidade da primeira em relação à segunda.
  • C. O marketing usado no esporte pode identificar a empresa com segmentos específicos de mercado e aumentar sua exposição na mídia.
  • D. O marketing esportivo pode incrementar as vendas de um produto por meio do merchandising
  • E. Ao usar o marketing no esporte, a empresa busca mudar ou reforçar a imagem corporativa, aumentando a fidelidade à marca.

O marketing 3.0 ocorre em um cenário em que

  • A. as empresas controlam as informações trocadas entre os consumidores, facilitando o envio de mensagens personalizadas.
  • B. a globalização unifica as culturas e equilibra o poder econômico das nações, padronizando as ações de marketing.
  • C. a sociedade é mais criativa e o marketing trata as pessoas como seres humanos plenos e não apenas como consumidores.
  • D. a crise econômica obriga a padronização da produção e o marketing é centrado na redução do preço do produto.
  • E. os valores como sustentabilidade e responsabilidade social perderam importância nas ações de marketing institucional.

Sobre as fases do marketing propostas por Kotler, leia o texto a seguir.

“Na primeira fase, o marketing era orientado pela transação, concentrava-se em como efetuar a ______ . Na segunda fase, o marketing tornou-se orientado pelo ______ – como fazer o consumidor voltar e comprar mais. Na terceira fase, convida os consumidores a participar do desenvolvimento de produtos da empresa e de suas comunicações. O marketing ______ é o primeiro elemento básico do Marketing 3.0. As empresas que praticam o Marketing 3.0 querem mudar o mundo. Não conseguirão fazê-lo sozinhas. O Marketing 3.0 representa a colaboração de entidades de negócios que compartilham conjuntos ______ de valores e desejos.” (KOTLER, 2010, p. 12)

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima.

  • A. compra – relacionamento – competitivo - complementares.
  • B. troca – preço – digital - opostos.
  • C. precificação – consumo – agressivo - idênticos.
  • D. venda – relacionamento – colaborativo - semelhantes.
  • E. distribuição – consumo – virtual - conflitantes.

A respeito de marketing institucional, julgue os itens a seguir. As declarações de missão e de visão estabelecem tanto a definição do negócio e do setor de atuação da organização quanto os planos compartilhados pelos seus membros.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de marketing institucional, julgue os itens a seguir. O marketing institucional, para fomentar sua identidade e envolver diferentes públicos, busca a formação e a consolidação da imagem de uma instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de marketing institucional, julgue os itens a seguir. Além da satisfação do cliente, as ações de marketing visam estabelecer comunicação com o público, definir o preço certo para os produtos e distribuí-los de forma ágil e eficiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de marketing institucional, julgue os itens a seguir. Para se diferenciar da concorrência e superar as expectativas do consumidor/cliente, uma instituição deve adotar o conceito de geração de valor, que consiste em criar produtos que sejam de melhor qualidade, ainda que mais caros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ações de comunicação para a promoção de personalidades, a exemplo do marketing eleitoral, podem se enquadrar entre as modalidades de comunicação pública. Stakeholders é o termo utilizado para definir o público interno de uma organização: empregados, servidores, gerentes e diretores.

  • C. Certo
  • E. Errado

A liberação comercial da Internet, no início dos anos 1990, desencadeou uma das maiores revoluções culturais da história. Acerca das novas tecnologias de informação resultantes desse processo, julgue os itens a seguir. O marketing online facilita a transmissão da mensagem sem evidenciar as falhas na comunicação nem aumentar a responsabilidade do publicitário a respeito do conteúdo publicado.

  • C. Certo
  • E. Errado

O marketing direto

  • A. é uma atividade de alto-custo financeiro.
  • B. é o mesmo que mala-direta.
  • C. não inclui target específico.
  • D. é uma estratégia para manter relacionamento massificado com o público.
  • E. é uma especialização do marketing que envolve técnicas de propaganda e venda dirigidas.
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