Questões de Comunicação Social da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

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Quanto à produção de notícias para a internet, aconselha-se construir blocos de texto

  • A.

    de, no máximo, cinco linhas com subtítulos.

  • B.

    de, no máximo, cinco linhas sem subtítulos.

  • C.

    de, no máximo, vinte linhas com intertítulos.

  • D.

    ricos em imagem.

Os critérios de edição de material jornalístico

  • A.

    são válidos para todos os meios em que o jornalismo está presente.

  • B.

    são válidos para os todos os meios, com exceção da internet, que, por ser rápida e atual, dispensa a utilização de tais critérios.

  • C.

    são válidos fundamentalmente para o meio radiofônico e televisivo, por trabalharem com elementos audiovisuais.

  • D.

    não são mais válidos para os meios de comunicação, por influência da produção para a internet.

Com relação ao lide,

  • A.

    não se usa nas notícias produzidas para internet.

  • B.

    usa-se principalmente nos meios impressos.

  • C.

    o repórter deve iniciar pelo aspecto mais importante da notícia a ser dada.

  • D.

    o repórter deve sempre iniciar pela informação que responda à pergunta o quê?.

Nos textos jornalísticos, a ordem correta de apresentar o entrevistado e a informação é:

  • A.

    nome do entrevistado, informação, cargo, nome da empresa/instituição.

  • B.

    nome da empresa/instituição, cargo, nome do entrevistado, informação.

  • C.

    nome da empresa/instituição, cargo, nome do entrevistado, informação.

  • D.

    cargo, nome da empresa/instituição, nome do entrevistado, informação.

Complete os espaços pontilhados no enunciado abaixo com as expressões mais adequadas.

“A objetividade no jornalismo é um conceito que se desenvolveu e se consolidou ..............., em ............., projetando-se na imprensa ocidental com a força de um dogma.” (BAHIA, Juarez. Jornal, história e técnica: as técnicas do jornalismo, volume 2. 5ª ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009, p. 24).

  • A.

    na França; fins da Idade Média.

  • B.

    nos Estados Unidos; fins do século XVIII.

  • C.

    nos Estados Unidos; fins do século XIX

  • D.

    na Inglaterra; fins do século XX.

Na trajetória do jornalismo, houve um aumento considerável de público leitor com

  • A.

    o Movimento de 1968, na França.

  • B.

    as grandes navegações.

  • C.

    a Revolução Industrial.

  • D.

    a Revolução Francesa.

Do ponto de vista da caracterização do jornalismo ao longo do tempo, pode-se considerar

  • A.

    o século XVI como do jornalismo publicista, os séculos XVII e XVIII como do jornalismo educador e sensacionalista, e os séculos XIX e XX como do jornalismo-testemunho.

  • B.

    o século XVI como do jornalismo educador e sensacionalista, os séculos XVII e XVIII como do jornalismo publicista, e os séculos XIX e XX como do jornalismo-testemunho.

  • C.

    o século XVIII como do jornalismo-testemunho, o século XIX como do jornalismo educador e sensacionalista, e o século XX como do jornalismo publicista.

  • D.

    os séculos XVII e XVIII como do jornalismo publicista, o século XIX como do jornalismo educador e sensacionalista, e o século XX como do jornalismo-testemunho.

Em um planejamento de mídia, a apresentação, com detalhes, da proposta de veiculação; de mapas de programação; de cronograma de veiculação e de resumo e distribuição dos recursos financeiros diz respeito à (ao)

  • A.

    estratégia.

  • B.

    tática.

  • C.

    estatística.

  • D.

    briefing.

Observe o texto abaixo e, a seguir, marque a alternativa certa.

 "Um vulto infantil que passeava no parapeito do 5º andar do Edifício Carminha, na esquina principal de Ubatuba (SP), atraiu multidão, mobilizou os bombeiros e terminou levando à delegacia o dono de um circo: era o anão acrobata, que se exibia para promover o espetáculo." (LAGE, Nilson. Estrutura da notícia, 5ª ed. 4ª reimpressão. São Paulo: Ática, 2003, p. 36-7).

  • A.

    Trata-se de um lide clássico.

  • B.

    Trata-se de um lide narrativo.

  • C.

    Trata-se de um lide interpretativo.

  • D.

    Não se trata de um lide.

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