Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Leia o trecho a seguir.

“O monopólio da comunicação exercido pelas corporações da mídia tem conseqüências políticas, culturais, sociais e econômicas de longo alcance e profundidade. Impede o debate plural e democrático das idéias, torna visível – quando não “demoniza” – atores e movimentos sociais, padroniza comportamentos, constrói percepções e consensos segundo critérios e métodos não transparentes e não submetidos ao controle das sociedades.”

(ARBEX JR., José. Uma outra comunicação é possível (e necessária). In MORAES, Dênis (org.). Por uma outra comunicação – Mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003.)

Em relação ao texto, pode-se afirmar que:

  • A.

    a visibilidade dada às minorias, como a dos homossexuais, é associada a uma imagem consensual e positiva de elegância e bom gosto.

  • B.

    a disputa pelo mercado e a obstinação pelo “furo” jornalístico asseguram a livre e necessária circulação de informações.

  • C.

    as demandas externas de inclusão de conteúdos nas grades de programação das emissoras constituem-se como censura.

  • D.

    as estratégias de democratização da comunicação necessitam de leis de incentivo à “propriedade cruzada” dos meios de informação.

  • E.

    a mídia não só propaga a violência como constitui, ela própria, um componente da violência organizada pelas elites contra a nação.

Observe as escalas a seguir:

I. Sexo: 1= masculino; 2=Feminino;

II. Grau de instrução: 0= não superior; 1= Superior;

III. Temperatura em graus Celsius de uma cidade num determinado dia.

É correto afirmar que:

  • A.

    I e II são escalas nominais e III é de razão.

  • B.

    I e II são escalas ordinais e III é de intervalo.

  • C.

    I é ordinal, II é nominal e III é de razão.

  • D.

    I é nominal, II é ordinal e III é de intervalo.

  • E.

    I é nominal, II é ordinal e III é de razão.

Share é o mesmo que audiência:

  • A.

    adicional.

  • B.

    estimada.

  • C.

    duplicada.

  • D.

    acumulada.

  • E.

    líquida.

Não é uma característica das pesquisas por telefone:

  • A.

    viés de estimação.

  • B.

    baixo custo quando comparada com a pesquisa presencial.

  • C.

    controle sobre a seqüência em que as perguntas são feitas.

  • D.

    controle sobre a interferência de terceiros nas respostas do entrevistado.

  • E.

    possibilidade de serem feitas perguntas abertas.

Em televisão, o verbete “chamada” é a nomenclatura utilizada para as seguintes ações, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A.

    mensagem publicitária

  • B.

    sinalização auditiva

  • C.

    flash

  • D.

    teaser

  • E.

    link

É correto afirmar que:

  • A.

    numa pesquisa por amostragem probabilística, é possível estimar o erro-padrão.

  • B.

    o erro amostral é devido a problemas de mensuração e obtenção das informações.

  • C.

    um censo populacional é desprovido de erros.

  • D.

    numa pesquisa por amostragem, apenas o erro amostral está presente.

  • E.

    na amostragem por cotas, não há viés de estimação.

Em relação à utilização da grade de programação por parte das emissoras de televisão, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    Ela é sinônimo de “grelha”.

  • B.

    Enquanto a TV era ao vivo, ela variava muito.

  • C.

    O telespectador é prejudicado em função dos horários.

  • D.

    Sua estruturação se deu com a chegada do videoteipe.

  • E.

    A programação semanal ou mensal pode ser esquematizada.

No que tange à pesquisa científica em Comunicação, o conceito de paradigma designa:

  • A.

    conjunto de formas de pensamento que, mediante organização ideativa consensual, serve a protocolos científicos e atende a praxes acadêmicas da Comunicação.

  • B.

    ponto de vista, perspectiva ou ordenação de idéias que, em determinados lugares e em certas épocas, serviu à orientação do pensamento regrado da Comunicação.

  • C.

    modalidade especial de reflexão teórica acerca dos modos de ser e de aparecer da Comunicação, considerada em suas instâncias materiais e no curso do tempo histórico.

  • D.

    estratégia discursiva bem ordenada com a qual cientistas de todos os tempos e lugares abordaram em modo crítico teoria e prática da Comunicação.

  • E.

    proposição qualitativa de modelos e exemplos de ocorrências de atos de Comunicação, que passam a ser objeto de uma reflexão metodicamente estabelecida.

Pedir uma faixa de emergência ao controle-mestre é o mesmo que pedir:

  • A.

    o aumento do break para ganhar tempo e preparar o início de um evento ao vivo.

  • B.

    o alargamento do espectro de luminância de uma imagem transmitida ao vivo.

  • C.

    a inserção de uma linha de texto no rodapé da imagem para informar um acontecimento urgente.

  • D.

    o monitoramento do áudio de uma exibição pré-gravada.

  • E.

    a checagem do alinhamento da faixa horizontal da imagem.

Atividades de comunicação institucional não prescindem de pesquisas de opinião, uma vez que, em sua dinâmica própria, estas revelam avaliações feitas por distintos públicos acerca de um ou mais assuntos em pauta, todos concernentes à instituição.

A respeito da confiabilidade dos resultados de uma pesquisa de opinião, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Poderá confirmar suposições sobre o momento e o estado da opinião pública, oferecendo esclarecimentos, aportando informações e reorientando a organização de conceitos estabelecidos.

  • B.

    Refletirá uma dada realidade de fato, tal como a concebem os públicos internos e externos de uma instituição, expondo agora suas crenças de modo racional, isto é, sem apresentar uma interpretação valorativa.

  • C.

    Conduzirá à identificação, com pertinência e eficácia, da profundidade eventual de opiniões circulantes entre segmentos de um mesmo público, ainda que não haja reais condições de aferi-las em qualquer grau de rigor.

  • D.

    Recorrerá, em nome da fidedignidade, a entrevistas feitas a distância, por carta ou e-mail, com membros do público concernido, fortalecendo vínculos entre pesquisadores e pesquisados.

  • E.

    Servirá, além de outras finalidades, para reforçar perspectivas e pontos de vista vigentes na instituição em tela, abonando intentos de promoção pública de seus dirigentes e ocupantes de altos cargos.

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