Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Uma rádio na faixa de freqüência OC – Ondas Curtas – consegue atingir grandes distâncias, ultrapassando, por exemplo, as fronteiras de um país.

  • B.

    A Rádio FM – Freqüência Mediana – começou a ser explorada nos anos 60, porque antes disso, servia apenas para comunicar o estúdio e a antena de retransmissão da emissora.

  • C.

    Uma Rádio AM – Amplitude Moderada – é considerada "popular" porque realiza uma programação falada mais coloquial do que musical.

  • D.

    Uma rádio na faixa de freqüência OC – Ondas Curtas – atinge distâncias restritas, pois tem menor alcance que as ondas médias.

  • E.

    A Rádio FM – Freqüência Moderada – e a Rádio AM – Amplitude Modulada – são as mais populares.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O elemento central é a mesa de som, o que permite mixar as diferentes fontes de som: microfones, CDs, computador.

II. O software de automatização de rádio permite a programação automática das emissoras, dispensando outros equipamentos, como o transmissor e o processador.

III. A qualidade do microfone não importa se a emissora tem um processador, sobretudo se, na maior parte do tempo, os programas forem ao vivo.

IV. Em uma rádio é necessário monitorar a emissão que está no ar e não apenas o sinal que sai da mesa de som.

V. Antes de enviar o sinal para o transmissor, o áudio passa por um processador que o equaliza e comprime.

Assinale:

  • A.

    se apenas as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.

  • B.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • C.

    se apenas as afirmativas I, II e V estiverem corretas.

  • D.

    se apenas as afirmativas I, IV e V estiverem corretas.

  • E.

    se apenas as afirmativas III, IV e V estiveram corretas.

A respeito de microfones, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Os omnidirecionais podem captar o som vindo de todas as direções; o "de lapela", usado por locutores, é omnidirecional.

  • B.

    Os direcionais do tipo "cardióide" captam com mais intensidade o som vindo pela frente, e com menos intensidade o som vindo dos lados, absorvendo todo o som vindo por trás; seu diagrama de captação se assemelha a um coração e por isso o nome "cardióide".

  • C.

    Os direcionais do tipo "hipercardióide" podem captar com muita intensidade o som vindo pela frente e com muito mais intensidade o som vindo dos lados, mas podem captar um pouco o som vindo por trás.

  • D.

    São classificados, quanto à forma de captação, como capacitivos e dinâmicos.

  • E.

    Os capacitivos possuem pouca sensibilidade mas são fáceis de usar, pois não requerem alimentação elétrica e por isso são preferidos para uso ao vivo.

Com relação às características das mensagens de rádio e radioweb, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    Planejamento. É preciso saber o que dizer, para quem dizer e como dizer.

  • B.

    Coletividade. É importante escrever a mensagem sempre no plural, de forma que o ouvinte perceba que ela foi escrita para todos aqueles que estão sintonizados naquele momento. Dessa forma, é mais fácil sensibilizar um grupo de pessoas ao mesmo tempo.

  • C.

    A montagem dos elementos do texto deve estar coerente e devidamente sintonizada com a sonoplastia e a voz do locutor.

  • D.

    As frases têm que ser transmitidas de forma persuasiva, para que se fixem na mente do ouvinte, fazendo com que a mensagem seja lembrada constantemente, embora a regra mais importante é que o significado seja bem claro.

  • E.

    É recomendável interpretar o roteiro em voz alta enquanto escreve, porque isso ajuda a evitar frases difíceis de serem pronunciadas ou significados não intencionais.

A respeito dos tipos de inserções radiofônicas, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    SPOT é um texto publicitário com fundo musical ou efeitos sonoros, em que a força da mensagem está na palavra falada.

  • B.

    JINGLE é uma mensagem publicitária em forma de música, geralmente simples e cativante, criada e composta para a propaganda de uma determinada marca, produto, serviço, etc.

  • C.

    TEXTO-FOGUETE é semelhante ao jingle, só que tem curta duração – de 5 a 7 segundos.

  • D.

    TEASER é uma produção sonora de 10 ou 15 segundos, cujo objetivo é gerar curiosidade sobre um produto, serviço ou promoção desconhecida.

  • E.

    CHAMADA OU BREAK é o texto lido ao vivo pelo locutor, que visa à informação e à publicidade.

Não é característica das emissões de rádio:

  • A.

    instantaneidade.

  • B.

    homogeneidade.

  • C.

    imediatismo.

  • D.

    baixo custo.

  • E.

    sensorialidade.

A decupagem é um processo muito utilizado no radiojornalismo. Esse processo facilita a(o):

  • A.

    narração.

  • B.

    debate.

  • C.

    edição.

  • D.

    pauta.

  • E.

    exibição.

Numa emissora de rádio, os papéis de cada profissional estão bem definidos. Leia com atenção as responsabilidades dos profissionais a seguir e assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    Produtor de Rádio: responsável por estabelecer contatos e agendar entrevistas e gravações; seleciona e produz programas; disponibiliza recursos técnicos e operacionais para a gravação dos programas; verifica os estúdios de gravação antecipadamente; acompanha e confere a produção do programa.

  • B.

    Locutor-apresentador: emite opinião especializada sobre determinados assuntos e temas; realiza/desenvolve apresentações curtas e individuais integradas em radiojornais e programas de informação.

  • C. Pauteiro: organiza o fluxo de informações que chegam à emissora de modo direto e indireto; projeta a pauta de assuntos a ser cumprida e desenvolvida pela equipe de repórteres.
  • D.

    Coordenador de Produção: coordena a equipe de produtores e assistentes; sua função equivale ao trabalho desenvolvido pelo editor com os radiojornais e sínteses noticiosas.

  • E.

    Operador de rádio/de áudio/de mesa: opera a mesa transmissora, sendo responsável pela emissão dos programas e comerciais no ar, de acordo com roteiro da programação.

De acordo com o Tratado de comunicação organizacional e política, de Gaudêncio Torquato, uma das ações de um trabalho de assessoria e consultoria de imprensa é a avaliação referente à filosofia editorial dos grandes grupos de comunicação. Especificamente em relação aos grupos Globo, Abril e Folha, essa avaliação mostra, respectivamente:

  • A.

    caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo; imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer; falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais.

  • B.

    caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo; falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais; imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer.

  • C.

    falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais; caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo; imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer.

  • D.

    falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais; imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer; caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo.

  • E.

    imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer; falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais; caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo.

A programação radiofônica é formada por um conjunto de programas, que podem ser informativos ou de entretenimento. Em relação aos tipos de programas, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    Mesa-redonda – procura aprofundar temas da atualidade, baseado na opinião dos convidados ou participantes; pode ser em forma de painel ou em forma de debate.

  • B.

    Reportagem – notícia ou série de notícias sobre o mesmo tema, com entrevistas feitas por um repórter.

  • C.

    Entrevistas – conduzido por um apresentador que chama os repórteres, interpela entrevistados, analistas, etc.

  • D.

    Informativo especializado – tem área de cobertura delimitada, por exemplo, esporte.

  • E.

    Documentário – reúne aspectos informativos, de entretenimento, de prestação de serviços, música, horóscopo, entrevistas, cultura, medicina, direito, lazer, etc.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...