Questões de Comunicação Social da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

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De acordo com os princípios do CONAR, as seguintes afirmativas estão corretas, EXCETO

  • A.

    o anúncio poderá utilizar o calão.

  • B.

    não são capituladas no CONAR as atividades de relações públicas e publicity, por serem ambas distintas tanto da publicidade quanto da propaganda.

  • C.

    os anúncios não devem conter nada que possa induzir a atividades criminosas ou ilegais ou que pareça favorecer, enaltecer ou estimular tais atividades.

  • D.

    os anúncios não devem explorar qualquer espécie de superstição.

Considerando os parâmetros legais do CONAR, assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    A publicidade de causas, instituições sociais, fundações ou de quaisquer outras atividades ou entidades sem fins lucrativos têm normas próprias, em tudo que lhe couber.

  • B.

    O uso de expressões como "direto do fabricante", "preço de atacado", "sem entrada" e outras de igual teor não deve levar o consumidor a engano e só será admitido quando o anunciante ou a agência puderem comprovar a alegação.

  • C.

    Por se tratar de técnica comprovada, o CONAR se ocupa da normalização da propaganda subliminar.

  • D.

    Todo anúncio deve ser criado em função do contexto sociocultural, estimulando a utilização ou transposição de contextos culturais, sejam brasileiros ou estrangeiros.

O artigo 34 do CONAR condena uma série de procedimentos em anúncios. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Desrespeito à propriedade privada e seus limites.

  • B.

    Fazer uso de imagens ou citações de pessoas vivas, a menos que tenha sido obtida a sua prévia e expressa autorização.

  • C.

    Ofender as convicções religiosas e outras suscetibilidades daqueles que descendam ou sejam de alguma forma relacionados com pessoas já falecidas cuja imagem ou referência figure no anúncio.

  • D.

    Utilizar fotografias de grandes grupos ou multidões em que os indivíduos possam ser reconhecidos sem a expressa autorização.

É INCORRETO afirmar que, ao incorporar a Internet em suas rotinas, uma assessoria deve

  • A.

    cuidar para que o site de referência para jornalistas de veículos noticiosos mantenha um sistema de busca.

  • B.

    evitar textos longos que informem sobre a realidade, as realizações e as inserções sociais da organização.

  • C. enviar releases e outros materiais informativos por e-mail de acordo com editorias apropriadas ao tema abordado.
  • D.

    manter as formas tradicionais de contatos com a imprensa, a exemplo das entrevistas coletivas, quando necessárias.

A entrevista que tem como objetivo a figura do entrevistado e a representação de mundo que ele constrói, uma visão da atividade que ele desenvolve ou um viés de sua maneira de ser, denomina-se entrevista

  • A.

    testemunhal.

  • B.

    temática.

  • C.

    em profundidade.

  • D.

    ritual.

Uma das atividades das assessorias de imprensa é o relacionamento com o público, que tem, além das formas mediadas pela imprensa, os contatos dirigidos. Entre os instrumentos de contatos dirigidos com o público nas atividades de comunicação, NÃO se pode incluir

  • A.

    concursos que mobilizam estudantes nos níveis da educação básica e fundamental, como os de redação.

  • B.

    palestras com estudantes de jornalismo dos últimos períodos do curso, prestes ao ingresso no mercado de trabalho.

  • C.

    organização de um seminário que envolva diversos órgãos públicos, para debater problemas comuns às suas assessorias.

  • D.

    atendimento a um cidadão que tenha reclamação sobre atendimento inadequado recebido em um setor do órgão público.

Situações de crise são mais comuns do que se imagina em organizações de quaisquer natureza, cabendo às assessorias de imprensa administrá-las. Das situações a seguir, indique aquela que NÃO configura crise.

  • A.

    Acidentes involuntários com danos a pessoas e/ou ao meio ambiente

  • B.

    Organizações em meio a escândalos financeiros ou brigas familiares

  • C.

    Organização comercial sob ataque difamatório patrocinado por concorrente

  • D.

    Operações de fusão e de aquisição de empresa em ambiente concorrencial

Segundo o Código de Ética aprovado por entidades que representam os jornalistas brasileiros, "[...] a divulgação da informação, precisa e correta, é dever dos meios de comunicação pública, independente da natureza de sua propriedade". Este princípio refere-se

  • A.

    ao sistema de propriedade das mídias noticiosas.

  • B.

    à conduta profissional do jornalista.

  • C.

    à responsabilidade profissional do jornalista.

  • D.

    ao direito da sociedade à informação.

Analise as seguintes afirmativas sobre o media training, instrumento que visa preparar o assessorado para contatos com a imprensa.

I. Pressupõe aulas teóricas e práticas que auxiliem na compreensão da dinâmica de funcionamento das redações.

II. Ajuda o assessorado a não cair nos artifícios que os repórteres usam para arrancar uma informação.

III. Deve sempre ficar a cargo da própria assessoria de imprensa, garantindo maior confiabilidade ao treinamento.

IV. Evita que o assessorado lance mão de comunicação gestual e de entonações vocais variadas.

A partir dessa análise, pode-se concluir que

  • A.

    apenas as afirmativas I e III estão corretas.

  • B.

    apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

  • C.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas.

  • D.

    apenas as afirmativas II e III estão corretas.

Sobre a aplicação do Código de Ética, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    da decisão tomada pela Comissão de Ética não caberá recurso por parte do jornalista advertido.

  • B.

    a Comissão de Ética será eleita, por voto secreto, em assembléia geral especificamente convocada.

  • C.

    jornalista associado a sindicato da categoria poderá, no limite, ser dele excluído em caso de falta ética grave.

  • D.

    o mandato da Comissão de Ética, composta por cinco membros, deverá coincidir com o da diretoria do sindicato.

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