Questões de Comunicação Social da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

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Tendo como referência os intuitos da propaganda, assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Contar com maior credibilidade em relação às matérias veiculadas.

  • B.

    Controlar a mensagem a partir das metas do anunciante.

  • C.

    Evitar a presença explícita do patrocinador.

  • D. Ter o veículo como emissor.

De acordo com a distinção conceitual entre os termos publicidade e propaganda, é CORRETO afirmar que,

  • A.

    na divulgação de transações comerciais, a propaganda é a ferramenta mais eficaz.

  • B.

    na publicidade, encontramos os instrumentos para o fomento de negócios.

  • C.

    nos anúncios, deve-se evitar o uso conjunto de aspectos da publicidade e da propaganda.

  • D.

    nos planejamentos de campanha, devemos concentrar o aspecto informativo nas ações de publicidade.

Considerando-se os intuitos e as características do slogan, assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Conduzir o leitor a alguma decisão.

  • B.

    Demonstrar as características do produto.

  • C.

    Fazer o uso de vocativos.

  • D.

    Ilustrar algum benefício do produto ou do serviço.

Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    A propaganda, durante a execução do plano, deverá estimular um aumento no nível de informação do produto ou serviço.

  • B.

    Geralmente, o planejamento de propaganda ocorre dentro de um mesmo exercício fiscal.

  • C.

    No planejamento, as metas apresentam um caráter mais amplo e objetivo, um caráter mais específico.

  • D.

    O diagnóstico da situação é uma tarefa permanente do plano.

Considerando os princípios básicos de comunicação no planejamento de campanha, é CORRETO afirmar que

  • A.

    as táticas estão para as metas e as estratégias, para os objetivos.

  • B.

    o planejamento deve desconsiderar aspectos sazonais com o objetivo de evitar a dispersão.

  • C.

    os objetivos de criação podem ser compreendidos como elementos para a abordagem.

  • D.

    os objetivos e as metas concentram-se na criação e têm o plano de mídia como ferramenta.

Os releases mantêm relação com os gêneros jornalísticos informativo, interpretativo e opinativo. A partir dessa relação, analise as seguintes afirmativas.

I. O release informativo perdeu sua força diante das tecnologias digitais, que ampliam a cobertura dos repórteres de veículos.

II. Recomenda-se que a assessoria de imprensa limite o envio de release opinativo àqueles, sob a forma de artigo.

III. O release interpretativo deve ter uso calculado, pois a contextualização cabe essencialmente ao jornalista do veículo.

A partir dessa análise, pode-se concluir que

  • A.

    há apenas uma afirmativa correta.

  • B.

    há apenas duas afirmativas corretas.

  • C.

    todas as afirmativas estão corretas.

  • D.

    todas as afirmativas estão incorretas.

Sobre a relação entre o rádio e a Internet, é INCORRETO afirmar

  • A.

    que o rádio passa a estar seriamente ameaçado em sua existência pelas facilidades informativas que a Internet propicia.

  • B.

    que, em suas potencialidades, o computador, fundamental para a comunicação via Internet, é uma máquina de áudio, de correio e de arquivos.

  • C.

    que a Internet dá um novo impulso às rádios que transmitem em rede, ao facilitar a operacionalização de troca de arquivos de áudio.

  • D.

    que o correio eletrônico abre para as assessorias a possibilidade de enviar releases de áudio a emissoras de rádio.

Considerando as especificidades da redação para o rádio, marque a frase escrita de forma CORRETA.

  • A.

    Segundo pesquisas, ela tinha a preferência dos eleitores de classe elevada.

  • B.

    O deputado renunciou por razão ainda não conhecida oficialmente.

  • C.

    Senadores perdem credibilidade por colocar razões pessoais em primeiro lugar.

  • D.

    Mesmo sendo um candidato conhecido, ele jamais ganhou uma eleição.

Analise as seguintes afirmativas sobre o processo de produção em televisão.

I. Todas as indicações técnicas no texto do programa a ser transmitido são de responsabilidade do produtor.

II. O produtor deve, preferencialmente, visitar pessoalmente o local onde será desenvolvida a reportagem.

III. O produtor deve verificar a pertinência dos entrevistados quanto ao tema da entrevista e da repetição dos mesmos.

IV. O produtor deve checar com a técnica requisitos como som, hora de gravação e transmissão ao vivo.

A partir dessa análise, pode-se conclui que

  • A.

    todas as afirmativas estão incorretas.

  • B.

    todas as afirmativas estão corretas.

  • C.

    apenas duas afirmativas estão corretas.

  • D.

    apenas duas afirmativas estão incorretas.

A comunicação em organizações públicas pressupõe também relacionamentos comerciais com diversas mídias. Sobre esses relacionamentos, é CORRETO afirmar que

  • A.

    o bom relacionamento com os veículos noticiosos deve prever contrapartidas financeiras que garantam imagem positiva.

  • B.

    o relacionamento com os setores comerciais não prevê "portas escancaradas", ao contrário dos contatos com a imprensa.

  • C.

    anúncio de órgãos públicos em mídias noticiosas não exige planejamento, dada a sua natureza mais informativa do que comercial.

  • D.

    a concentração de anúncios em determinados períodos é mais eficiente por garantir maior retenção das informações veiculadas.

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