Questões de Comunicação Social da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

18 Governos nos níveis municipal, estadual e federal somente podem gastar dinheiro público com publicidade que tenha caráter educativo, informativo ou de orientação social. Essa afirmativa refere-se a

  • A.

    regulamento aplicável a período eleitoral.

  • B.

    determinação do Ministério Público Federal.

  • C.

    preceito de origem constitucional.

  • D.

    decisão do Tribunal Superior Eleitoral.

São vantagens do uso de mídias secundárias no planejamento de mídia, EXCETO

  • A.

    a melhora do posicionamento da marca no mercado.

  • B.

    a expansão dos níveis de cobertura.

  • C.

    a produção de efeito sinergístico com a mídia principal.

  • D.

    o auxílio a tarefas de promoção.

Todas as máximas que envolvem fontes e jornalistas numa conversa em boa-fé estão descritas corretamente, EXCETO

  • A.

    a fonte deve ter a medida exata de adequação de suas declarações em favor da evidência.

  • B.

    quando não for possível dizer algo explicitamente, a fonte pode usar a forma implícita.

  • C.

    a fonte deve sempre ser mais informativa do que o solicitado pelo jornalista, para fazer-se mais clara.

  • D.

    não ser prolixo, ordenar o que é dito e evitar expressões vagas correspondem à máxima de maneira.

22 Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando corretamente os conceitos relativos à natureza das fontes.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de números CORRETA.

  • A.

    (1) (2) (3) (4)

  • B.

    (2) (4) (1) (3)

  • C.

    (1) (4) (3) (2)

  • D.

    (2) (3) (4) (1)

Em relação ao anúncio, assinale a afirmativa CORRETA.

  • A.

    A função do anúncio é estabelecer uma mudança de comportamento do consumidor.

  • B.

    Apesar do uso de imagens e textos, nem todos os anúncios podem ser considerados como discurso.

  • C.

    O valor de empiria pode ser maior que o valor de planejamento.

  • D.

    Os dados estatísticos são o fundamento do planejamento.

São funções do título, EXCETO

  • A.

    atrair e prender a atenção.

  • B.

    causar impacto emocional no leitor.

  • C.

    obter resposta favorável.

  • D.

    personalizar a mensagem.

É INCORRETO afirmar que o texto da propaganda e da publicidade deve

  • A.

    conter um alto índice de informação.

  • B.

    evitar as hipérboles ou superlativos.

  • C.

    ter ordem direta nas afirmações.

  • D.

    utilizar adjetivação com a função de caracterizar o produto ou serviço.

Considerando-se os fundamentos para a criação de peças gráficas, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    A determinação do sentido da mensagem inter-relaciona contexto de recepção, construção de sentido único e gerenciamento de procedimentos gráficos.

  • B.

    A dificuldade inicial do uso das palavras no impresso é a redução da variedade de expressão existente no uso oral da palavra.

  • C.

    A principal função do design gráfico é apresentar e promover com o objetivo de aumentar a taxa de retenção da mensagem.

  • D.

    A tonicidade do texto pode ser determinada pela variação de seu peso, tipografismos e localização.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando corretamente os conceitos relativos a procedimentos em telejornalismo.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de números CORRETA.

  • A.

    (3) (2) (1) (4)

  • B.

    (4) (2) (3) (1)

  • C.

    (4) (1) (3) (2)

  • D.

    (2) (3) (1) (4)

Releases e sugestões de pauta são instrumentos tradicionais das assessorias de imprensa que devem ser utilizados a partir do princípio de que aos veículos noticiosos interessam informações de interesse público. A partir desse princípio, assinale a sugestão de pauta inadequada.

  • A.

    Comemoração do aniversário de instalação de uma unidade industrial

  • B.

    Construção de uma unidade de tratamento de rejeitos sólidos poluentes

  • C.

    Apresentação de plano geral de expansão de produção, gerando empregos

  • D.

    Lançamento de plano estratégico de reciclagem de materiais reutilizáveis

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...