Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ação que visa obter retorno, por telefone, do envio de material informativo, de material de apoio ou de convocação de coletiva junto à imprensa, define o seguinte instrumento de uma assessoria
Check list.
Follow up.
Media control.
Press control.
Em relação à informação jornalística em rádio, pode-se considerar como razoável, em seu processo, o tempo de 30 segundos para a sonora, devendo-se evitar repetir informação contida no texto; as sonoras devem ainda conter opiniões e emoção. Com base no texto acima, pode-se concluir que esses procedimentos, típicos da informação jornalística em rádio, referem-se
à entrevista.
à pauta.
à edição.
à produção.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
A respeito de mudanças tecnológicas, Nilson Lage afirma: "[...] as mudanças tecnológicas - introdução da diagramação, alterações no planejamento das matérias e das páginas, substituição da composição em liga de chumbo-antimônio pela composição a frio e da impressão tipográfica pelo off-set ou mesmo o surgimento do rádio e da televisão - bateram à porta das redações, mas não chegaram a sentar-se diante da mesa de trabalho de repórteres e redatores." A partir desse raciocínio, o autor está indicando que
o rádio e a televisão não chegaram a alterar substancialmente as linguagens tradicionais da narrativa jornalística.
a Internet incorpora-se às rotinas de produção de notícias em um momento de crise da informação jornalística.
a introdução dos computadores forçou a divisão entre os profissionais que dominam e os que não dominam a máquina.
as tecnologias mais recentes de difusão da informação apenas superficialmente mudaram rotinas de produção.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Com relação às potencialidades da comunicação na era digital, é CORRETO afirmar que
Web e Internet se confundem, em meio à profusão de imagens, sons e textos que o meio eletrônico virtual oferece em portais e links.
a grande quantidade de informação de natureza local das emissoras de TV coloca em xeque a globalização cultural.
se abole a possibilidade de segmentação de público, já que a emissão se dá em um ambiente universalmente acessível.
a difusão de informação em rede, potencialmente, torna concorrentes iguais grandes redes de TV e emissoras de bairro.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
A possibilidade de o telespectador ter em mãos meios mais eficazes para interferir na programação, consultar arquivos e enviar e-mail opinando sobre o que está sendo transmitido refere-se à seguinte característica, derivada da integração entre televisão e Internet:
interatividade.
navegabilidade.
segmentação.
convergência.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Sobre as semelhanças entre a Internet e a Intranet, é INCORRETO afirmar que ambas
mantêm materiais informativos que apontam para os princípios da convergência.
devem preservar critérios de navegabilidade, como links que adicionam informações ao tema abordado.
devem tornar disponível material de análise do noticiário específico sobre a organização.
têm espaços para perguntas freqüentes sobre as atividades desenvolvidas pela organização.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Utilização de Intranet, espaço para textos de funcionários com argumentos divergentes em publicação institucional e parcerias com o setor de recursos humanos constituem
preceitos legais de democratização das assessorias de imprensa em órgãos públicos.
princípios de planejamento estratégico das assessorias de imprensa em órgãos públicos.
táticas de cooptação para evitar divergências internas entre funcionários de órgãos públicos.
instrumentos de estreitamento de laços com os públicos internos de órgãos públicos.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
O chamado Terceiro Setor tem sido uma das instâncias de maior dinamicidade da comunicação pública. Sobre ele, analise as seguintes afirmativas.
I. A expansão do Terceiro Setor no Brasil é um fenômeno que remonta ao início dos anos 70.
II. As ações sociais têm origem em empresas dos Estados Unidos e de lá alcançam o mundo.
III. Cumprir as leis é o princípio básico que sustenta as ações de organizações socialmente responsáveis.
IV. A responsabilidade social reconhece que o Estado não pode cumprir sozinho todas as demandas sociais.
A partir dessa análise, pode-se concluir que
apenas as afirmativas I, e III estão corretas.
apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Assinale a alternativa INCORRETA.
As informações positivas podem ser feitas por meio do informativo da instituição.
O informativo deve ser distribuído para os públicos interno, misto e externo. Somam-se aqui associações de classes e órgãos governamentais dentre outros.
O patrocínio de eventos é uma ferramenta importante na construção da boa imagem para a instituição em relação à comunidade.
O trabalho de lobby deve ser evitado com o objetivo de preservar a imagem da instituição.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Considerando-se as normas do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (CONAR), assinale a afirmativa INCORRETA.
A atividade publicitária de que trata o CONAR não será ostensiva.
A propaganda política e a político-partidária não são capituladas no CONAR.
De vez que a publicidade exerce forte influência de ordem cultural sobre grandes massas da população, o CONAR recomenda que os anúncios sejam criados e produzidos por agências e profissionais sediados no País — salvo impossibilidade devidamente comprovada — e, ainda, que toda publicidade seja agenciada por empresa aqui estabelecida.
Todo anúncio deve ser preparado com o devido senso de responsabilidade social, evitando acentuar, de forma depreciativa, diferenciações sociais decorrentes do maior ou menor poder aquisitivo dos grupos a que se destina ou que possa eventualmente atingir.
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