Questões de Comunicação Social da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

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Ação que visa obter retorno, por telefone, do envio de material informativo, de material de apoio ou de convocação de coletiva junto à imprensa, define o seguinte instrumento de uma assessoria

  • A.

    Check list.

  • B.

    Follow up.

  • C.

    Media control.

  • D.

    Press control.

Em relação à informação jornalística em rádio, pode-se considerar como razoável, em seu processo, o tempo de 30 segundos para a sonora, devendo-se evitar repetir informação contida no texto; as sonoras devem ainda conter opiniões e emoção. Com base no texto acima, pode-se concluir que esses procedimentos, típicos da informação jornalística em rádio, referem-se

  • A.

    à entrevista.

  • B.

    à pauta.

  • C.

    à edição.

  • D.

    à produção.

A respeito de mudanças tecnológicas, Nilson Lage afirma: "[...] as mudanças tecnológicas - introdução da diagramação, alterações no planejamento das matérias e das páginas, substituição da composição em liga de chumbo-antimônio pela composição a frio e da impressão tipográfica pelo off-set ou mesmo o surgimento do rádio e da televisão - bateram à porta das redações, mas não chegaram a sentar-se diante da mesa de trabalho de repórteres e redatores." A partir desse raciocínio, o autor está indicando que

  • A.

    o rádio e a televisão não chegaram a alterar substancialmente as linguagens tradicionais da narrativa jornalística.

  • B.

    a Internet incorpora-se às rotinas de produção de notícias em um momento de crise da informação jornalística.

  • C.

    a introdução dos computadores forçou a divisão entre os profissionais que dominam e os que não dominam a máquina.

  • D.

    as tecnologias mais recentes de difusão da informação apenas superficialmente mudaram rotinas de produção.

Com relação às potencialidades da comunicação na era digital, é CORRETO afirmar que

  • A.

    Web e Internet se confundem, em meio à profusão de imagens, sons e textos que o meio eletrônico virtual oferece em portais e links.

  • B.

    a grande quantidade de informação de natureza local das emissoras de TV coloca em xeque a globalização cultural.

  • C.

    se abole a possibilidade de segmentação de público, já que a emissão se dá em um ambiente universalmente acessível.

  • D.

    a difusão de informação em rede, potencialmente, torna concorrentes iguais grandes redes de TV e emissoras de bairro.

A possibilidade de o telespectador ter em mãos meios mais eficazes para interferir na programação, consultar arquivos e enviar e-mail opinando sobre o que está sendo transmitido refere-se à seguinte característica, derivada da integração entre televisão e Internet:

  • A.

    interatividade.

  • B.

    navegabilidade.

  • C.

    segmentação.

  • D.

    convergência.

Sobre as semelhanças entre a Internet e a Intranet, é INCORRETO afirmar que ambas

  • A.

    mantêm materiais informativos que apontam para os princípios da convergência.

  • B.

    devem preservar critérios de navegabilidade, como links que adicionam informações ao tema abordado.

  • C.

    devem tornar disponível material de análise do noticiário específico sobre a organização.

  • D.

    têm espaços para perguntas freqüentes sobre as atividades desenvolvidas pela organização.

Utilização de Intranet, espaço para textos de funcionários com argumentos divergentes em publicação institucional e parcerias com o setor de recursos humanos constituem

  • A.

    preceitos legais de democratização das assessorias de imprensa em órgãos públicos.

  • B.

    princípios de planejamento estratégico das assessorias de imprensa em órgãos públicos.

  • C.

    táticas de cooptação para evitar divergências internas entre funcionários de órgãos públicos.

  • D.

    instrumentos de estreitamento de laços com os públicos internos de órgãos públicos.

O chamado Terceiro Setor tem sido uma das instâncias de maior dinamicidade da comunicação pública. Sobre ele, analise as seguintes afirmativas.

I. A expansão do Terceiro Setor no Brasil é um fenômeno que remonta ao início dos anos 70.

II. As ações sociais têm origem em empresas dos Estados Unidos e de lá alcançam o mundo.

III. Cumprir as leis é o princípio básico que sustenta as ações de organizações socialmente responsáveis.

IV. A responsabilidade social reconhece que o Estado não pode cumprir sozinho todas as demandas sociais.

A partir dessa análise, pode-se concluir que

  • A.

    apenas as afirmativas I, e III estão corretas.

  • B.

    apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

  • C.

    apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

  • D.

    apenas as afirmativas II e III estão corretas.

Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    As informações positivas podem ser feitas por meio do informativo da instituição.

  • B.

    O informativo deve ser distribuído para os públicos interno, misto e externo. Somam-se aqui associações de classes e órgãos governamentais dentre outros.

  • C.

    O patrocínio de eventos é uma ferramenta importante na construção da boa imagem para a instituição em relação à comunidade.

  • D.

    O trabalho de lobby deve ser evitado com o objetivo de preservar a imagem da instituição.

Considerando-se as normas do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (CONAR), assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A.

    A atividade publicitária de que trata o CONAR não será ostensiva.

  • B.

    A propaganda política e a político-partidária não são capituladas no CONAR.

  • C.

    De vez que a publicidade exerce forte influência de ordem cultural sobre grandes massas da população, o CONAR recomenda que os anúncios sejam criados e produzidos por agências e profissionais sediados no País — salvo impossibilidade devidamente comprovada — e, ainda, que toda publicidade seja agenciada por empresa aqui estabelecida.

  • D.

    Todo anúncio deve ser preparado com o devido senso de responsabilidade social, evitando acentuar, de forma depreciativa, diferenciações sociais decorrentes do maior ou menor poder aquisitivo dos grupos a que se destina ou que possa eventualmente atingir.

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