Questões de Comunicação Social da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

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A respeito da comunicação pública, assinale a alternativa correta.

  • A. Apesar de ser um conceito relativamente novo e ainda sujeito a intensos debates, há o consenso de que a comunicação pública configura-se como resultado de sujeitos coletivos e que se refere à construção do que é público.
  • B. A comunicação pública ocorre também por ocasião das eleições, quando são apresentados para o público os candidatos e as respectivas plataformas.
  • C. Na esfera governamental, a comunicação pública dá-se quando são tratados fluxos de informação e padrões de relacionamento envolvendo o Poder Executivo e a sociedade.
  • D. O debate em torno da comunicação pública ganhou força com a chegada das redes sociais, que viabilizaram a milhões de pessoas a publicação dos próprios conteúdos.
  • E. O fato de teóricos e pesquisadores não terem superado a dificuldade de conceituar e delimitar a comunicação governamental e a comunicação política estagnou os estudos acerca da comunicação pública.

A articulação de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados para agregar valor à marca de uma organização ou para consolidar sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo, é denominada

  • A. marketing institucional.
  • B. comunicação organizacional.
  • C. marketing organizacional.
  • D. comunicação integrada.
  • E. comunicação dirigida.

A respeito da comunicação dirigida, assinale a alternativa correta.

  • A. É o termo que se aplica à ação ou ao conjunto de ações voltadas para um objetivo específico.
  • B. Destina-se a públicos específicos, predeterminados, distinguindo-se da comunicação de massa por ter um número limitado de receptores.
  • C. Aplica-se o termo ‘dirigida’ à comunicação minuciosamente planejada e com objetivos claros e mensuráveis a serem atingidos.
  • D. São exemplos de instrumentos de comunicação dirigida o quadro de avisos em uma organização e a caixa de sugestões.
  • E. Consolidou-se a internet como um revolucionário meio de comunicação, especialmente para empresas e profissionais que trabalham com comunicação de massa.

Assinale a alternativa que apresenta exemplos de instrumentos de comunicação dirigida.

  • A. House organ, convocação de assembleia de condomínio, manual de boas-vindas, boletim anual interno da associação internacional de observadores de pássaros.
  • B. Redes sociais, relatório financeiro para acionistas, carta aberta à população, house organ.
  • C. Prestação de contas, Facebook, portal na internet, caixa de sugestões.
  • D. Mala direta, newsletter de distribuição gratuita em praças públicas, redes sociais, comunicado da Presidência da República em rede nacional.
  • E. Portal na internet, mala direta, revista com a história do Flamengo, revista especializada em novelas.

Acerca das políticas da comunicação, assinale a alternativa correta.

  • A. Por responsabilidade social da mídia entende-se a contrapartida ao espaço privilegiado e fundamental que os veículos de comunicação ocupam na sociedade, manifestada na forma de doações a causas ambientais e (ou) sociais.
  • B. A ideia de prestação de contas (accountability) dos meios de comunicação surgiu e ganhou força no Canadá, em razão da tradição pública das empresas de comunicação daquele país.
  • C. O conceito de accountability relaciona-se a uma maior responsabilidade de agências públicas em relação aos cidadãos e à sociedade civil, demonstrando um interesse em manter-se o poder político sob controle.
  • D. Os recursos proporcionados pela internet introduziram a ideia de accountability nas empresas de comunicação.
  • E. Tendo auge no final da década de 1980, a prática de accountability passou por profundas reformulações nas décadas seguintes, adentrando o século 21 com um conceito atualizado e revigorado pelas novas tecnologias de comunicação.

Em relação à teoria da comunicação e às novas tecnologias da informação, assinale a alternativa correta.

  • A. A credibilidade é a percepção do receptor acerca da relação entre realidade social, realidade institucional e realidade midiática.
  • B. A objetividade no jornalismo diferencia-se da objetividade da ciência, assim como a da justiça, que, por sua vez, incorpora um terceiro conceito.
  • C. A revolução propiciada pelas novas tecnologias de comunicação e informação, multiplicando exponencialmente as fontes de notícias, derrubou o mito da imparcialidade e da objetividade.
  • D. A objetividade jornalística deve ser entendida como o conjunto de normas e regras para a observação da realidade, dentro do objetivo de produção de uma semelhança estrutural entre realidade social e realidade midiática.
  • E. A credibilidade de uma notícia na internet só pode ser aferida pela sociedade se o assunto for também coberto pela chamada grande mídia.

Considerando a teoria, os conceitos e os paradigmas da comunicação, assinale a alternativa correta.

  • A. Contrapondo-se à teoria da comunicação, a semiótica é o estudo da natureza, dos tipos e das funções de signos.
  • B. Fenômenos como o da internet evoluem na contramão da segmentação de públicos ao disponibilizar grandes quantidades de informação a um número ainda maior de receptores.
  • C. A teoria do agendamento (agenda setting), desenvolvida por Lasswell, discute a tendência de os consumidores de notícias considerarem mais importantes os assuntos que são veiculados com maior destaque na cobertura jornalística.
  • D. Posteriormente trocada por “indústria cultural”, a expressão cultura de massa, disseminada por meio dos veículos de comunicação de massa, define os conteúdos desenhados para atingir um grande grupo popular, transcendendo qualquer distinção de natureza social, étnica, etária ou sexual.
  • E. Os novos paradigmas, forjados pelas novas tecnologias da informação e da comunicação, colocaram por terra a velha agenda setting.

Quanto a comunicação e Estado, assinale a alternativa correta.

  • A. Essa relação limita-se à divulgação de informações e ao trabalho de assessoria de imprensa.
  • B. As relações entre Estado, governo e cidadãos têm evoluído nas últimas décadas. Hoje o cidadão é visto como “cliente” das administrações públicas.
  • C. Um regime político que necessite de relações públicas, se existir, é precisamente o democrático.
  • D. A última onda de mudanças na administração pública, conhecida como gerencialismo, prega a redução de despesas e o aumento da produtividade.
  • E. O governo garante a sua legitimidade ao se antecipar à participação dos cidadãos na formulação e na implantação de políticas públicas.

A respeito do conceito de indústria cultural, é correto afirmar que ele foi formulado a partir dos estudos dos seguintes sociólogos, integrantes da Escola de Frankfurt:

  • A. Martin Heidegger e Leo Löwenthal, na obra Literatura e Cultura de Massa (1980).
  • B. Ernst Bloch e Erich Fromm, na obra Anatomia da Destrutividade Humana (1979).
  • C. Theodor Adorno e Max Horkheimer, na obra Dialética do Esclarecimento: Fragmentos Filosóficos (1947).
  • D. Herbert Marcuse e Hannah Arendt, na obra A Condição Humana (1958).
  • E. Martin Heidegger e Jürgen Habermas, na obra Transformação Estrutural da Esfera Pública (1962).

Uma outra teoria formulada para estudar de que forma os meios de comunicação atuam sobre a sociedade foi a chamada teoria crítica. Acerca da referida teoria, é correto afirmar que ela surgiu no(a)

  • A. Governo Roosevelt (EUA), como uma forma de entender, julgar, avaliar e propor soluções para a grande depressão da crise de 1929, o que propiciou a formulação do New Deal, a partir dos estudos do economista John Maynard Keynes.
  • B. Escola de Frankfurt, baseada na democracia representativa da República de Weimar, a qual criticava a propaganda monarquista e nacionalista que havia levado o país à guerra em 1914 e fundava as bases da indústria cultural, que incentivava uma comunicação de massa que induzisse o consumo como forma de reerguer o país economicamente.
  • C. URSS, como uma diretriz do Partido Comunista, sob a proposta, a tutela e a condução de Joseph Stálin, que criticava o capitalismo ocidental e acreditava que a citada teoria poderia auxiliar a expandir o ideário bolchevique para todo o mundo, a partir de uma propaganda direcionada para os valores revolucionários.
  • D. Reino Unido, como decorrência do ideal de propaganda expansionista da Companhia Britânica das Índias Orientais, durante a dominação inglesa na Índia, como forma de criticar a educação, as religiões, a cultura e os valores indianos e sedimentar as bases de uma subserviência da população nativa ao imperialismo ocidental.
  • E. Escola de Frankfurt, baseada em teorias marxistas, que encaram a mídia como instrumento de atuação social capitalista, decorrente da indústria cultural, sob cuja influência a obra de arte perde a própria natureza artística e passa a ter um caráter de consumo, manipulação e dominação.
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