Questões sobre Princípios do Código de Defesa do Consumidor

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A respeito do regime do Código de Defesa do Consumidor (CDC) considere as seguintes proposições

I. A incidência do princípio da interpretação mais favorável ao consumidor pressupõe a presença de cláusulas ambíguas ou contraditórias em contrato de consumo e de adesão.

II. A oferta obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser formado, se o contrário não resultar dos termos dela.

III. A pessoa jurídica não pode ser considerada consumidor destinatário final de produtos e serviços.

IV. Para que um profissional seja considerado fornecedor, o CDC não exige a finalidade de lucro no exercício de suas atividades.

Marque a opção CORRETA.

  • A.

    I, II, III e IV estão corretas.

  • B.

    I e II estão corretas.

  • C.

    I e III estão corretas.

  • D.

    IV está correta.

  • E.

    II está correta.

A defesa do consumidor é prevista constitucionalmente como um

  • A.

    direito do cidadão.

  • B.

    direito político.

  • C.

    princípio da ordem econômica.

  • D.

    princípio social.

  • E.

    direito à cultura.

Ainda acerca do direito penal e do direito processual penal, julgue os itens a seguir. Quando do envio do Código de Defesa do Consumidor à sanção presidencial, um de seus dispositivos foi vetado em sua integralidade, sendo esta a sua redação original: “Colocar no mercado, fornecer ou expor para fornecimento produtos ou serviços impróprios. Pena – detenção, de 6 meses a 2 anos e multa.” Com base nos princípios que norteiam o direito penal, é correto afirmar que a razão invocada no veto foi a inobservância do princípio da legalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

O princípio fundamental embasador de toda essa gama de direitos é o da

  • a.

    vulnerabilidade dos consumidores.

  • b.

    livre iniciativa.

  • c.

    valorização social do trabalho.

  • d.

    livre concorrência.

  • e.

    soberania nacional.

Dentre os princípios do Código de Defesa do Consumidor, segundo seu artigo 4o, além da vulnerabilidade do consumidor e da racionalização e melhoria dos serviços públicos, estão a

  • a.

    transparência e a inversão do ônus da prova.

  • b.

    manutenção da assistência jurídica integral e gratuita e a inversão do ônus da prova.

  • c.

    inversão do ônus da prova e o equilíbrio nas relações de consumo.

  • d.

    harmonia e equilíbrio nas relações de consumo.

  • e.

    manutenção da assistência jurídica integral e gratuita e o equilíbrio nas relações de consumo.

Entre os princípios a serem atendidos pela Política Nacional das Relações de Consumo, temos:

  • A. a instrumentalidade;
  • B. a oralidade;
  • C. a igualdade;
  • D. a economia processual;
  • E. o reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor.
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